1867
Há um ano aberta, a Escola Estadual “Miryan Leopoldina Caramuru de Castro Monteiro”, no Jardim dos Oitis, tem sido alvo de vandalismo. Por esse motivo, o vereador Rafael de Angeli (PSDB), juntamente com a dirigente regional de ensino, Maria José Zaccaro, policiais militares e secretários municipais, fez uma reunião na segunda-feira (12) a fim de discutir o que pode ser feito para solucionar a questão.
A fiação elétrica da escola foi levada diversas vezes, até que encontraram um modo de evitar novos furtos: todos os acessos aos conduítes foram bloqueados com caixas de concretos. Como retaliação, invadiram a escola, retiraram todas as carteiras das salas, e atiraram algumas pelas janelas.
“O que acontece aqui, eu nunca vi em lugar nenhum. Desde o início, funcionam programas aqui aos finais de semana, como a escola da família. O prédio fica aberto para receber pais, alunos e toda a população. No entanto, o entorno não vai bem, por isso os chamei aqui, para discutirmos o que pode ser feito para mudar essa situação”, disse Maria José Zaccaro.
O secretário municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, João Alberto Nogueira Júnior, relatou que a situação não acontece somente no bairro, todos os prédios públicos de Araraquara têm sido alvos de vandalismo.
O 1° Tenente Tavares, da Polícia Militar, pontuou algumas medidas que podem ser tomadas para aumentar a segurança do local, como erguer o muro ou até mesmo colocar cerca.
Já o Cabo Ribeiro sugeriu que a escola continue aberta após o horário de aula, para que possam haver oficinas culturais e escolinha de futebol, fazendo com que mais pessoas se interessem por cuidar do educandário.
Para falar pela Cultura, estavam a secretária municipal, Teresa Telarolli, e a gestora das oficinas culturais, Sabrina Kelly Caetano. “As oficinas culturais são uma ferramenta de inclusão e podem ser muito úteis nessa situação. Isoladamente, nada podemos fazer, mas nos unindo podemos pensar em algo”, expôs Teresa.
A sugestão da secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Eloisa Mortatti, é que seja feita uma reunião com toda a população para que as pessoas entendam a importância de preservar a escola.
A Participação Popular, através do coordenador Alcindo Sabino, e a gestora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São Rafael, Quitéria Brito da Silva, entrarão em contato com os munícipes do bairro.
Já a diretora Melina Rosa da Silveira Franco e a supervisora da escola, Suzana Auxiliadora Roso Mesquita, entrarão em contato com os pais e com os alunos para marcar o encontro.
Para o parlamentar, esta união é extremamente importante para ajudar a comunidade. “Quando a professora Maria José, diretora de ensino, relatou o que estava acontecendo, fizemos questão de marcar a reunião e de participar da mesma. Somente unindo forças conseguiremos mudar as realidades de cada local de nossa cidade”, concluiu Angeli, colocando seu mandato novamente à disposição.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Mesmo após recentes mudanças viárias e na sinalização de trânsito, acidentes continuam sendo registrados no cruzamento da Rua Dr. Gennaro Granata com o Rodoanel Norte-Oeste Dr. Otávio Arruda Camarg...
Até essa sexta-feira (19) ficará interditado o trecho da Rua Vereador Mário Ananias, entre as ruas Fortunato Anselmo Plagiarini e Luiz Lavitola, na Chácara Flora, para a execução de obras de infrae...
A feira de empreendedores Aqa Criativa será atração neste domingo (21), na Praça das Bandeiras João Colturato “Zinho”, na região central de Araraquara, das 17h às 22h. Realizado pelo coletivo Aqa C...
Neste sábado (20), acontecerá a Feira “Tô em Casa”, no Parque Infantil, das 10h às 19h, com programação gratuita. O evento convida o público ao passeio e ao contato com a criatividade local, reunin...
Nesta quarta-feira (17) e quinta-feira (18), a unidade móvel da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) estará em Araraquara, das 9 às 18 horas, oferecendo plantão de atendimentos...
O Museu do Futebol e Esportes de Araraquara “Vicente Henrique Baroffaldi” estará fechado para visitação nos dias 22 e 23 de dezembro, em razão da realização de serviços de dedetização, descupinizaç...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.