432
Uma tarde de troca de conhecimentos. Assim foi definida a Mesa Redonda que a vereadora Juliana Damus (PP) participou na sexta-feira (25) e que debateu a realidade do atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), que existe há 26 anos no Brasil.
O encontro, realizado para alunos do curso de Farmácia-Bioquímica da Unesp (Universidade Estadual Paulista) no prédio da instituição, abordou uma série de assuntos como os problemas que a saúde municipal enfrenta e o papel do Legislativo Municipal para facilitar o diálogo e aproximar os universitários dos poderes municipais.
Juliana Damus falou sobre as reclamações que recebe na área da saúde em seu gabinete, como problemas com internação e falta de medicamentos, e também incentivou a participação dos alunos no Legislativo. “A Sessão Cidadã é uma ferramenta muito interessante para que os alunos apresentem projetos e os vereadores levem essas ideias ao Executivo. É uma ótima forma de integração”.
Além da parlamentar, compuseram a mesa o professor de imunologia Paulo Inácio da Costa e a professora de microbiologia Elizabeth Pizzolitto, ambos docentes da disciplina Políticas Públicas de Saúde no SUS da Unesp; a secretária executiva do Conselho Municipal de Saúde Rosana Nasser; Márcia Cristina Tamia Ferreira, integrante do Conselho Municipal de Saúde; e Izaias Ambrózio da Silva, usuário do SUS e presidente do grupo GASPA que atua no apoio ao portador de HIV.
As dificuldades enfrentadas pelos usuários do SUS e ideias para aproximar Unesp e saúde municipal foram algumas das questões abordadas. O fechamento da UPA da Vila Xavier também foi tratado.
“O convite para a participação da Juliana teve a intenção de unir forças, porque a vereadora trabalha uma parte muito prática e o nosso trabalho aqui na Unesp é acadêmico. Essa busca foi muito interessante e proveitosa”, ressaltou Elisabeth Pizzolito.
A estudante do quinto ano de Farmácia-Bioquímica Andressa Baggio viu no encontro uma boa oportunidade de aprendizado. “Foi a primeira vez que a Unesp realizou uma mesa redonda assim e que promoveu uma aproximação maior tanto do Conselho Municipal quanto do Legislativo com os estudantes. Esse diálogo é muito importante para conseguirmos avanços”.
Com informações da assessoria de gabinete da vereadora Juliana Damus (PP)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Audiência Pública a respeito do possível fechamento do ensino integral da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Gilda Rocha de Mello e Souza” e do Centro de Educação e Recreação (CER)...
Durante a Sessão Ordinária da última terça-feira (18), foi aprovado o projeto que institui em Araraquara o programa municipal “Mulheres Guardiãs: Lideranças na Prevenção de Riscos”, para fomentar a...
Consciência Negra Na quinta-feira (20), Dia da Consciência Negra e dos Orixás, acontece a Marcha da Consciência Negra 2025, com o tema “Reparação e Justiça Social pelo Bem Viver do Povo Negro”. A...
Futebol feminino Pela final da Copa do Brasil Feminina, as Guerreiras Grenás enfrentam o Palmeiras na quinta-feira (20), às 15h30, na Fonte Luminosa, com transmissão da TV Globo, da NSports e do s...
Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, os 18 vereadores da Câmara Municipal de Araraquara pedem reforma emergencial da Unidade de Saúde da Família “Dr. Wilson Antunes Pereira” – Parque...
A ludopatia, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um transtorno mental e classificada no Código Internacional de Doenças (CID), apresenta mecanismos neurológicos semelhantes aos...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.