Publicado por: CÂMARA MUNICIPAL DE ARARAQUARA
531
Em prol da memória histórica da cidade, o presidente da Câmara Municipal de Araraquara, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSBD), autorizou a digitalização das primeiras atas da Casa de Leis, que foram entregues, nesta quarta-feira (31), ao Arquivo Histórico do município, na Casa da Cultura, juntamente com a versão digital do processo dos Britos.
“Com o tempo, as informações das atas poderiam se perder. Por isso, a importância dessa inciativa de eternizar esses documentos por meio da digitalização. Assim, todos terão acesso à história da Câmara Municipal, a instituição mais antiga da cidade, e da própria história da cidade, até mesmo do conforto de suas casas”, destacou Yashuda.
Segundo o juiz da Vara da Fazenda, João Baptista Galhardo Júnior, a Câmara de vereadores é o palco democrático de um município. “Todos os envolvidos estão de parabéns. Uma cidade que não preserva o seu passado está fadada a não ter futuro”.
As atas digitalizadas estão disponíveis no site da Câmara, no ícone do Memorial. “É fácil a localização desses arquivos e é uma maneira de conhecermos um pouco de tudo o que acontecia na cidade”, afirmou Sílvia Gustavo, coordenadora de Memorial do legislativo municipal.
Processo dos Britos
João Baptista Galhardo, delegado do 1º Registro de Imóveis, preservou o processo dos Britos, que se encontrava em seu local de trabalho, salvando essa memória Araraquarense. “Quando o tribunal determinou a incineração desses documentos, por falta de espaço para armazenamento, eu resolvi guardá-los, até que Rodolfo Telarolli teve a ideia de trazê-los para o Arquivo Histórico”, contou.
Para o prefeito Edinho Silva (PT), o caso dos Britos e a chegada da ferrovia são os principais fatos históricos do município. “Esses acontecimentos nos ajudam a interpretar a formação da identidade do povo araraquarense e a digitalização desses documentos é um presente para os 200 anos da cidade”.
O evento também contou com a presença da secretária de Cultura, Teresa Telarolli, da coordenadora de Acervos e Patrimônio Histórico, Fabiana Virgílio, e da sócia-proprietária da Safebox, Tânia Rosa, responsável pela digitalização do processo dos Britos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Música No show “O Berço da Bossa”, Guca e Deni Domenico, pai e filho, dividem o palco num recital descontraído para mostrar toda a sua afinidade musical, desfiando um repertóri...
Basquete feminino Pela Liga de Basquete Feminino (LBF), o Sesi Araraquara enfrenta Ourinhos nesta sexta-feira (9), às 19h30, no ginásio do Sesi Vila Leopoldina, em São Paulo. Com transmis...
Como parte da programação do 22º Território da Arte de Araraquara, estão abertas as inscrições para a oficina “Fabricação de tintas com materiais naturais e históricos”, que será conduzida pelo art...
Criado em Araraquara pela Lei Complementar nº 350/2005, o Plano Diretor é o tema da Audiência Pública que será realizada no Plenário da Câmara na quarta-feira (14), às 18h30. A iniciativa é do vere...
Na tarde de quarta-feira (07), os integrantes da Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Educação, vereadores Balda (Novo), Cristiano da Silva (PL), Guilherme Bianco (PCdoB) e Maria Paula (PT) s...
A Câmara Municipal de Araraquara manifesta profundo pesar pelo falecimento de Fernando César Câmara, carinhosamente conhecido como Galo, ocorrido nesta quarta-feira, 7 de maio de 2025. Nascido em...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.