Publicado por: CÂMARA MUNICIPAL DE ARARAQUARA
639
Em prol da memória histórica da cidade, o presidente da Câmara Municipal de Araraquara, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSBD), autorizou a digitalização das primeiras atas da Casa de Leis, que foram entregues, nesta quarta-feira (31), ao Arquivo Histórico do município, na Casa da Cultura, juntamente com a versão digital do processo dos Britos.
“Com o tempo, as informações das atas poderiam se perder. Por isso, a importância dessa inciativa de eternizar esses documentos por meio da digitalização. Assim, todos terão acesso à história da Câmara Municipal, a instituição mais antiga da cidade, e da própria história da cidade, até mesmo do conforto de suas casas”, destacou Yashuda.
Segundo o juiz da Vara da Fazenda, João Baptista Galhardo Júnior, a Câmara de vereadores é o palco democrático de um município. “Todos os envolvidos estão de parabéns. Uma cidade que não preserva o seu passado está fadada a não ter futuro”.
As atas digitalizadas estão disponíveis no site da Câmara, no ícone do Memorial. “É fácil a localização desses arquivos e é uma maneira de conhecermos um pouco de tudo o que acontecia na cidade”, afirmou Sílvia Gustavo, coordenadora de Memorial do legislativo municipal.
Processo dos Britos
João Baptista Galhardo, delegado do 1º Registro de Imóveis, preservou o processo dos Britos, que se encontrava em seu local de trabalho, salvando essa memória Araraquarense. “Quando o tribunal determinou a incineração desses documentos, por falta de espaço para armazenamento, eu resolvi guardá-los, até que Rodolfo Telarolli teve a ideia de trazê-los para o Arquivo Histórico”, contou.
Para o prefeito Edinho Silva (PT), o caso dos Britos e a chegada da ferrovia são os principais fatos históricos do município. “Esses acontecimentos nos ajudam a interpretar a formação da identidade do povo araraquarense e a digitalização desses documentos é um presente para os 200 anos da cidade”.
O evento também contou com a presença da secretária de Cultura, Teresa Telarolli, da coordenadora de Acervos e Patrimônio Histórico, Fabiana Virgílio, e da sócia-proprietária da Safebox, Tânia Rosa, responsável pela digitalização do processo dos Britos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Com o objetivo de promover maior transparência sobre o serviço de segurança pública no Município, em abril, a vereadora Maria Paula (PT) enviou o Requerimento nº 735/2025 à Prefeitura, solicitando...
O Fundo Social de Solidariedade realizará a ação “Vestindo Esperança”, na quinta-feira (3), a partir das 9 horas, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) “Luiz Fernando Prudenciano”. N...
No domingo (6), a Vila Harmonia recebe mais uma edição do GiraFeira, evento que leva arte, lazer e cultura para os bairros da cidade. A programação gratuita acontece das 17 às 22 horas, na Praça do...
A vereadora Fabi Virgílio (PT) encaminhou uma indicação à Prefeitura sugerindo a criação de medida de contingência em empreendimento que está sendo realizado pela BRNPAR na Avenida Professora Leila...
Por meio de um Requerimento enviado à Prefeitura, o presidente da Câmara, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), pediu ao órgão informações sobre a participação dos judocas da Fundesport nas com...
A Prefeitura lançou o edital de Chamada Pública nº 001/2025 do Programa Municipal de Agricultura de Interesse Social (Pmais), que vai adquirir alimentos da agricultura familiar para famílias em sit...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.