Publicado por: CÂMARA MUNICIPAL DE ARARAQUARA
1189
Em prol da memória histórica da cidade, o presidente da Câmara Municipal de Araraquara, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSBD), autorizou a digitalização das primeiras atas da Casa de Leis, que foram entregues, nesta quarta-feira (31), ao Arquivo Histórico do município, na Casa da Cultura, juntamente com a versão digital do processo dos Britos.
“Com o tempo, as informações das atas poderiam se perder. Por isso, a importância dessa inciativa de eternizar esses documentos por meio da digitalização. Assim, todos terão acesso à história da Câmara Municipal, a instituição mais antiga da cidade, e da própria história da cidade, até mesmo do conforto de suas casas”, destacou Yashuda.
Segundo o juiz da Vara da Fazenda, João Baptista Galhardo Júnior, a Câmara de vereadores é o palco democrático de um município. “Todos os envolvidos estão de parabéns. Uma cidade que não preserva o seu passado está fadada a não ter futuro”.
As atas digitalizadas estão disponíveis no site da Câmara, no ícone do Memorial. “É fácil a localização desses arquivos e é uma maneira de conhecermos um pouco de tudo o que acontecia na cidade”, afirmou Sílvia Gustavo, coordenadora de Memorial do legislativo municipal.
Processo dos Britos
João Baptista Galhardo, delegado do 1º Registro de Imóveis, preservou o processo dos Britos, que se encontrava em seu local de trabalho, salvando essa memória Araraquarense. “Quando o tribunal determinou a incineração desses documentos, por falta de espaço para armazenamento, eu resolvi guardá-los, até que Rodolfo Telarolli teve a ideia de trazê-los para o Arquivo Histórico”, contou.
Para o prefeito Edinho Silva (PT), o caso dos Britos e a chegada da ferrovia são os principais fatos históricos do município. “Esses acontecimentos nos ajudam a interpretar a formação da identidade do povo araraquarense e a digitalização desses documentos é um presente para os 200 anos da cidade”.
O evento também contou com a presença da secretária de Cultura, Teresa Telarolli, da coordenadora de Acervos e Patrimônio Histórico, Fabiana Virgílio, e da sócia-proprietária da Safebox, Tânia Rosa, responsável pela digitalização do processo dos Britos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Em Requerimento apresentado à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações completas e documentadas sobre a gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no exercício de...
O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) realizou 16.318 interrupções no fornecimento de água em Araraquara entre janeiro e setembro de 2025. A informação foi detalhada em resposta ao Reque...
O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...
A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...
O Museu do Futebol e Esportes de Araraquara “Vicente Henrique Baroffaldi” estará fechado para visitação nos dias 22 e 23 de dezembro, em razão da realização de serviços de dedetização, descupinizaç...
A Prefeitura informa que os pedidos de serviços de poda de árvores em calçadas devem ser protocolados exclusivamente pelo site https://araraquara.1doc.com.br. Após o login, o usuário deve acessar a...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.