750
Com objetivo de explorar ações sobre economia criativa e iniciativas sociais, foi realizada, na segunda-feira (4), uma visita técnica a Araraquara por uma comitiva composta pelo pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Fernando Coelho, e representantes da instituição. A ação foi resultado de uma agenda na qual a vice-presidenta da Casa de Leis, a vereadora Thainara Faria (PT), representando a instituição, pôde conhecer melhor a estrutura acadêmica e administrativa da Unicamp e expor o histórico de inovação de Araraquara no cooperativismo de plataforma.
“Como a Unicamp possui setores que desenvolvem aplicativos voltados para as questões sociais, uma parceria com o nosso município poderá fortalecer ainda mais o cooperativismo local. As pesquisas da universidade podem gerar conhecimento para otimizar o serviço das cooperativas, aumentando a eficiência e criando melhores condições de trabalho e geração de renda”, frisou a vereadora.
Na parte da manhã, a agenda contou com uma visita à Cooperativa Acácia, responsável pelo serviço de coleta seletiva no município, por meio de um contrato firmado com o Executivo. Coelho afirmou ter ficado “surpreso” com a estrutura do local. “É muito maior do que eu havia imaginado. O fato de vocês reciclarem isopor é muito peculiar, pois são poucas as entidades que realizam tal serviço. Existem projetos que utilizam esse material na construção civil, para erguer paredes, por exemplo”, frisou o pró-reitor, que também questionou como se deu a contratação da cooperativa pelo Executivo.
Sobre essa questão, a coordenadora Executiva de Trabalho e Economia Criativa e Solidária, Camila Capacle, ressaltou que há previsão legal para contratação de cooperativa de coleta seletiva sem licitação. “O contrato com a Acácia foi o primeiro do Brasil a ser realizado sem licitação.” A gestora também explicou que o projeto do governo é que as cooperativas sejam a “porta de saída dos programas sociais”, ou seja, uma forma de geração de renda para as pessoas não mais necessitarem dos auxílios assistenciais. “Por isso, a ideia é incluir, nos cursos oferecidos pela Prefeitura aos participantes dos programas, a formação para o cooperativismo.”
A presidenta da Acácia, Helena Francisco da Silva, destacou a importância da parceria. “Esse vínculo com a universidade é fundamental para nós aprendermos com vocês e também para ensinarmos o que sabemos, pois temos anos de experiência com o processo de reciclagem. A universidade mostra que o Brasil é capaz de produzir conhecimento.”
Para o almoço, a comitiva esteve no Restaurante Popular I, onde atua a Cooperativa Panelas Unidas, a qual serve em média 130 refeições, a R$ 5,90, de segunda a sexta-feira. Prestando o serviço desde março deste ano, o grupo conta com 15 cooperadas. “A qualidade da refeição é excelente, com um valor acessível, e o serviço prestado é muito benéfico à população”, argumentou Thainara.
Dando continuidade à agenda com a comitiva, a vereadora Thainara Faria (PT) mediou um encontro com a Prefeitura de Araraquara e com presidentes de algumas das cooperativas da cidade. O objetivo da reunião foi a apresentação dos trabalhos realizados pelo Executivo e o estabelecimento parcerias de curto, médio e longo prazo com a Unicamp.
Representantes das cooperativas Vitória (Ana Beatriz), Morada Express (Rômulo Alves), Coomappa (Kátia Anello) e Sol Nascente (Edgar Martins) expuseram as demandas e as dificuldades que o cooperativismo enfrenta na cidade.
“Ainda que o trabalho das cooperativas seja um investimento que traz retorno aos cofres públicos, a burocracia e a falta de recursos são impedimentos para o avanço do nosso trabalho”, argumentou Kátia.
A secretária de Governo, Planejamento e Finanças, Juliana Agatte, a coordenadora Executiva de Trabalho e Economia Criativa e Solidária, Camila Capacle, a diretora geral da Escola de Governo, Celina Garrido, e o chefe de gabinete da Prefeitura de Araraquara, Alan Silva, detalharam todo o trabalho que vem sendo feito pelo Executivo com o intuito de reduzir o desemprego e valorizar o trabalho que prioriza a autogestão.
Para a parlamentar, a ideia é que Executivo e Legislativo sejam ponte para que os trabalhos de extensão na universidade cheguem até a população. O vice-prefeito, Damiano Neto (Progressistas), reforçou a importância da mediação e do trabalho em conjunto. “Nós temos que participar junto com os cooperados das licitações para dar o suporte legal. Além disso, é necessário que trabalhemos a ideia de que eles não são mais funcionários e sim patrões, podendo definir o valor de seus trabalhos”, frisou.
Para Coelho e para os professores Sávio Cavalcante, assessor da Pró-Reitoria de Graduação (PRG), Susana Durão, coordenadora da Secretaria de Vivência nos Campi (SVC), Silvia Santiago, titular da Diretoria Executiva de Direitos Humanos (DeDH), e a chefe adjunta do Gabinete do Reitor, Adriana Ferreira, o projeto é possível e tem urgências.
Durante o debate, elencaram possíveis propostas conjuntas de políticas públicas na área de tecnologia, com a criação de aplicativos ágeis para motoboys e motoristas; na área de energia voltaica, possibilitando economia tanto para as Cooperativas quanto para a população, no campo da economia, no qual alunos podem conhecer na prática como funciona a economia solidária e fortalecer os projetos já existentes, dentre outros. “Creio que esse é o primeiro passo para a criação de um Acordo de Cooperação de Intenção entre Araraquara e Unicamp. Podemos, a partir disso, criar uma lista de programas que casem os estudos acadêmicos com a vida prática. Vocês têm muito a nos ensinar e nós a contribuir com a sociedade”, finalizou o pró-reitor de Extensão e Cultura da Unicamp.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Considerando a mudança de governo nos anos subsequentes e a implementação de um novo modelo de gestão a ser executado, a vereadora Fabi Virgílio (PT) convocou a Audiência Pública “O Futuro d...
Flisol Nesta sexta-feira (8), dentro da programação da Festa Literária da Morada do Sol (Flisol), às 18 horas, será realizada, no hall do Teatro Municipal, a Roda de Conversa “+60 Quebrando Barrei...
Basquete feminino Pelas quartas de final da Divisão Especial Feminina de basquete, o Sesi Araraquara recebe o Corinthians nesta sexta-feira (8), às 20 horas, no Ginásio do Sesi. Quem vencer avança...
Estão abertas as inscrições para a FeirAfro 2024, com a seleção de afroempreendedores e de empreendimentos afros para exposição e comercialização de produtos, alimentos e prestação de serviços rela...
O Hemonúcleo Regional de Araraquara está com estoque baixo de sangue. Interessados podem agendar a doação pelo telefone (16) 3301-6102. O banco de sangue do Hemonúcleo Regional de Araraquara está l...
O Instituto Federal São Paulo (IFSP) realizará na quarta-feira (13), das 19h às 21h30, uma palestra gratuita com o tema “Comunicação com cães surdos por meio de Língua de Sinais!”. A iniciativa ser...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.