Notícias



Acordo de Cooperação de Intenção pode ser firmado entre Araraquara e Unicamp

Vereadora Thainara Faria (PT) articulou encontro entre representantes da universidade e Prefeitura

429


Com objetivo de explorar ações sobre economia criativa e iniciativas sociais, foi realizada, na segunda-feira (4), uma visita técnica a Araraquara por uma comitiva composta pelo pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Fernando Coelho, e representantes da instituição. A ação foi resultado de uma agenda na qual a vice-presidenta da Casa de Leis, a vereadora Thainara Faria (PT), representando a instituição, pôde conhecer melhor a estrutura acadêmica e administrativa da Unicamp e expor o histórico de inovação de Araraquara no cooperativismo de plataforma.

“Como a Unicamp possui setores que desenvolvem aplicativos voltados para as questões sociais, uma parceria com o nosso município poderá fortalecer ainda mais o cooperativismo local. As pesquisas da universidade podem gerar conhecimento para otimizar o serviço das cooperativas, aumentando a eficiência e criando melhores condições de trabalho e geração de renda”, frisou a vereadora.

Na parte da manhã, a agenda contou com uma visita à Cooperativa Acácia, responsável pelo serviço de coleta seletiva no município, por meio de um contrato firmado com o Executivo. Coelho afirmou ter ficado “surpreso” com a estrutura do local. “É muito maior do que eu havia imaginado. O fato de vocês reciclarem isopor é muito peculiar, pois são poucas as entidades que realizam tal serviço. Existem projetos que utilizam esse material na construção civil, para erguer paredes, por exemplo”, frisou o pró-reitor, que também questionou como se deu a contratação da cooperativa pelo Executivo.

Sobre essa questão, a coordenadora Executiva de Trabalho e Economia Criativa e Solidária, Camila Capacle, ressaltou que há previsão legal para contratação de cooperativa de coleta seletiva sem licitação. “O contrato com a Acácia foi o primeiro do Brasil a ser realizado sem licitação.” A gestora também explicou que o projeto do governo é que as cooperativas sejam a “porta de saída dos programas sociais”, ou seja, uma forma de geração de renda para as pessoas não mais necessitarem dos auxílios assistenciais. “Por isso, a ideia é incluir, nos cursos oferecidos pela Prefeitura aos participantes dos programas, a formação para o cooperativismo.”

A presidenta da Acácia, Helena Francisco da Silva, destacou a importância da parceria. “Esse vínculo com a universidade é fundamental para nós aprendermos com vocês e também para ensinarmos o que sabemos, pois temos anos de experiência com o processo de reciclagem. A universidade mostra que o Brasil é capaz de produzir conhecimento.”

Para o almoço, a comitiva esteve no Restaurante Popular I, onde atua a Cooperativa Panelas Unidas, a qual serve em média 130 refeições, a R$ 5,90, de segunda a sexta-feira. Prestando o serviço desde março deste ano, o grupo conta com 15 cooperadas. “A qualidade da refeição é excelente, com um valor acessível, e o serviço prestado é muito benéfico à população”, argumentou Thainara.

Dando continuidade à agenda com a comitiva, a vereadora Thainara Faria (PT) mediou um encontro com a Prefeitura de Araraquara e com presidentes de algumas das cooperativas da cidade. O objetivo da reunião foi a apresentação dos trabalhos realizados pelo Executivo e o estabelecimento parcerias de curto, médio e longo prazo com a Unicamp.

Representantes das cooperativas Vitória (Ana Beatriz), Morada Express (Rômulo Alves), Coomappa (Kátia Anello) e Sol Nascente (Edgar Martins) expuseram as demandas e as dificuldades que o cooperativismo enfrenta na cidade.

“Ainda que o trabalho das cooperativas seja um investimento que traz retorno aos cofres públicos, a burocracia e a falta de recursos são impedimentos para o avanço do nosso trabalho”, argumentou Kátia.

A secretária de Governo, Planejamento e Finanças, Juliana Agatte, a coordenadora Executiva de Trabalho e Economia Criativa e Solidária, Camila Capacle, a diretora geral da Escola de Governo, Celina Garrido, e o chefe de gabinete da Prefeitura de Araraquara, Alan Silva, detalharam todo o trabalho que vem sendo feito pelo Executivo com o intuito de reduzir o desemprego e valorizar o trabalho que prioriza a autogestão.

Para a parlamentar, a ideia é que Executivo e Legislativo sejam ponte para que os trabalhos de extensão na universidade cheguem até a população. O vice-prefeito, Damiano Neto (Progressistas), reforçou a importância da mediação e do trabalho em conjunto. “Nós temos que participar junto com os cooperados das licitações para dar o suporte legal. Além disso, é necessário que trabalhemos a ideia de que eles não são mais funcionários e sim patrões, podendo definir o valor de seus trabalhos”, frisou.

Para Coelho e para os professores Sávio Cavalcante, assessor da Pró-Reitoria de Graduação (PRG), Susana Durão, coordenadora da Secretaria de Vivência nos Campi (SVC), Silvia Santiago, titular da Diretoria Executiva de Direitos Humanos (DeDH), e a chefe adjunta do Gabinete do Reitor, Adriana Ferreira, o projeto é possível e tem urgências.

Durante o debate, elencaram possíveis propostas conjuntas de políticas públicas na área de tecnologia, com a criação de aplicativos ágeis para motoboys e motoristas; na área de energia voltaica, possibilitando economia tanto para as Cooperativas quanto para a população, no campo da economia, no qual alunos podem conhecer na prática como funciona a economia solidária e fortalecer os projetos já existentes, dentre outros. “Creio que esse é o primeiro passo para a criação de um Acordo de Cooperação de Intenção entre Araraquara e Unicamp. Podemos, a partir disso, criar uma lista de programas que casem os estudos acadêmicos com a vida prática. Vocês têm muito a nos ensinar e nós a contribuir com a sociedade”, finalizou o pró-reitor de Extensão e Cultura da Unicamp.


Publicado em: 05 de julho de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara inicia jornada de sessões do segundo semestre

15 de julho de 2024

Após um breve recesso de dez dias, os vereadores da Câmara Municipal de Araraquara voltam a se reunir no Plenário em Sessão Ordinária, a partir das 15 horas desta terça-feira (16), com uma pauta in...



Ruas da Vila Renata precisam de recuperação asfáltica

15 de julho de 2024

Um documento de autoria do vereador Guilherme Bianco (PCdoB) pede para a Prefeitura realizar a recuperação asfáltica em vias da Vila Renata, na região da Vila Xavier.   O parlamentar solicita que...



Jogos Regionais 2024

15 de julho de 2024

Araraquara é a grande campeã da 66ª edição dos Jogos Regionais da 5ª Região Esportiva do Estado de São Paulo, sediada em Sertãozinho. Após ultrapassar Franca na última quinta-feira (11), a Morada d...



Campanha - Adoção de Animais

15 de julho de 2024

O Centro de Adoção Permanente "Cão Gabriel", localizado no Parque Infantil, receberá mais uma edição da Campanha de Adoção de Animais, no próximo sábado (20), das 9h30 às 13h. A ação é realizada pe...



Documento pede sistema semafórico em via de trânsito intenso do Santa Angelina

15 de julho de 2024

Uma indicação protocolada à Prefeitura solicita estudos técnicos para a implantação de sistema semafórico na esquina da Rua Manoel Rodrigues Jacob com a Avenida Arlindo Anastácio da Silva, no Santa...



Agenda Cultural – 12/07

12 de julho de 2024

Feiras Nesta sexta-feira (12), das 19 às 22 horas, tem Feira da Lua na Praça das Bandeiras João Colturato “Zinho”, no Centro, com artesanato, culinária e brechó, com expositores de Araraquara e re...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!