Publicado por: Foto: Prefeitura de Araraquara
469
O Projeto de Lei que cria oficialmente a Patrulha Maria da Penha em Araraquara foi aprovado pelos vereadores na Sessão Ordinária realizada na última terça-feira (09). A proposta é de autoria do Executivo e formaliza a iniciativa que havia sido implantada em 2018, porém estava suspensa.
Segundo o texto da proposta, o objetivo da atividade é fazer o atendimento, acompanhamento e proteção de mulheres e meninas em situação de violência doméstica e familiar, com base na legislação municipal e na Lei Federal nº 11.340/2006.
O documento também estabelece diretrizes, estrutura de funcionamento, atribuições e parâmetros técnicos, de acordo com as normativas federais e com as diretrizes nacionais consolidadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e pelo Ministério das Mulheres.
As ações da Patrulha preveem atuação conjunta das secretarias municipais de Assuntos de Segurança e Mobilidade Urbana e de Direitos Humanos e Cidadania, em parceria com o Ministério Público, Poder Judiciário, Defensorias Públicas e demais organizações que compõem a Rede de Atendimento às mulheres em situação de violência.
Em seus discursos, os parlamentares relembraram casos recentes de feminicídios e de violência registrados contra mulheres na cidade e no país. Na sequência, pediram a atenção do Poder Público para o problema, permitindo que o trabalho aconteça de maneira efetiva e garantindo a segurança de quem precisar usar o serviço.
Durante a defesa do projeto, o líder do governo, vereador Dr. Lelo (Republicanos), comentou sobre outras medidas tomadas pela Prefeitura para assegurar o atendimento rápido às vítimas, como o treinamento de agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) e a disponibilização de aplicativo para acionamento em situações de perigo.
“Um caso de violência contra as mulheres é urgente e uma coisa que tem que ser efetiva, porque, se não, realmente, gera a perda e a morte”, enfatizou Lelo.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Por meio da Indicação nº 595/2026, o vereador Michel Kary (PL) pediu à Prefeitura a realização de estudos técnicos de mobilidade e segurança viária no cruzamento da Rua Henrique Lupo com a Rua Caet...
A necessidade de manutenção do chafariz localizado na Praça da Igreja São Geraldo foi apontada em Indicação enviada pelo vereador Marcelinho (Progressistas) à Prefeitura. De acordo com o docume...
Em Requerimento encaminhado recentemente à Prefeitura, a vereadora Fabi Virgílio (PT) solicita informações sobre os benzodiazepínicos e antidepressivos adquiridos e prescritos no município de Arara...
O programa Escolinhas de Esportes, da Prefeitura de Araraquara, abre inscrições na próxima segunda-feira (2) para aulas gratuitas destinadas a crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. As matrículas...
A Prefeitura liberou a emissão online da segunda via do IPTU 2026, facilitando o acesso dos contribuintes ao documento de forma rápida e sem a necessidade de sair de casa. O serviço já está disponí...
Em Requerimento encaminhado à Prefeitura em novembro do ano passado, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), pediu informações sobre o terreno, projeto e cronogr...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.