Publicado por: Foto: Prefeitura Municipal de Araraquara
76
O Projeto de Lei que cria oficialmente a Patrulha Maria da Penha em Araraquara foi aprovado pelos vereadores na Sessão Ordinária realizada na última terça-feira (09). A proposta é de autoria do Executivo e formaliza a iniciativa que havia sido implantada em 2018, porém estava suspensa.
Segundo o texto da proposta, o objetivo da atividade é fazer o atendimento, acompanhamento e proteção de mulheres e meninas em situação de violência doméstica e familiar, com base na legislação municipal e na Lei Federal nº 11.340/2006.
O documento também estabelece diretrizes, estrutura de funcionamento, atribuições e parâmetros técnicos, de acordo com as normativas federais e com as diretrizes nacionais consolidadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e pelo Ministério das Mulheres.
As ações da Patrulha preveem atuação conjunta das secretarias municipais de Assuntos de Segurança e Mobilidade Urbana e de Direitos Humanos e Cidadania, em parceria com o Ministério Público, Poder Judiciário, Defensorias Públicas e demais organizações que compõem a Rede de Atendimento às mulheres em situação de violência.
Em seus discursos, os parlamentares relembraram casos recentes de feminicídios e de violência registrados contra mulheres na cidade e no país. Na sequência, pediram a atenção do Poder Público para o problema, permitindo que o trabalho aconteça de maneira efetiva e garantindo a segurança de quem precisar usar o serviço.
Durante a defesa do projeto, o líder do governo, vereador Dr. Lelo (Republicanos), comentou sobre outras medidas tomadas pela Prefeitura para assegurar o atendimento rápido às vítimas, como o treinamento de agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) e a disponibilização de aplicativo para acionamento em situações de perigo.
“Um caso de violência contra as mulheres é urgente e uma coisa que tem que ser efetiva, porque, se não, realmente, gera a perda e a morte”, enfatizou Lelo.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Em Sessão Solene realizada na noite de quarta-feira (10), a Câmara Municipal entregou o Título de Cidadão Araraquarense ao comunicador Alceu Patrício de Almeida Santos. A homenagem foi propo...
O prazo de inscrições para o concurso público do Departamento Autônomo de Água e Esgotos de Araraquara (Daae) começa na segunda-feira (15) e segue até 16 de janeiro de 2026. Ao todo, são 11 cargos,...
A tradicional Corrida de Santo Onofrezinho será realizada no domingo (21), às 9 horas, no Ginásio da Pista “Armando Garlippe”. O evento é destinado a crianças e jovens de 4 a 17 anos e contará com...
A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...
O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...
No final de novembro, o vereador João Clemente (Progressistas) encaminhou um Requerimento à Prefeitura, pedindo informações sobre construção e manutenção de rampas de acessibilidade nas calçadas da...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.