Notícias



Aprovado projeto para aquisição de vacinas pelo Município solicitado pela Câmara

Encaminhamento da proposta foi feito pelo vereador Aluisio Boi (MDB)

1109


Em decorrência da Indicação nº 1.047/2021, de autoria do presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Aluisio Boi (MDB), o Poder Executivo encaminhou à Casa de Leis, em regime de urgência, projeto de lei que ratifica o protocolo de intenções firmado entre municípios brasileiros, com a finalidade de adquirir medicamentos, insumos, equipamentos e vacinas para combate à pandemia da Covid-19. A proposta foi apreciada e aprovada por unanimidade na 8ª Sessão Ordinária, realizada remotamente na tarde de terça-feira (9).

Vale ressaltar que o parlamentar já havia iniciado um movimento para que a iniciativa privada também pudesse colaborar na aquisição dos imunizantes, tema que também foi votado, pois, em sua ótica, “o tempo é implacável; e temos que unir forças para viabilizar todas as possibilidades e para estarmos com a legislação pronta e adequada, caso a situação exija”.

A justificativa das proposituras é a urgente necessidade de vacinação em massa da população brasileira, não só para frear o iminente colapso generalizado na área da saúde, evitando mortes por desassistência, como também para retomar a atividade econômica, a geração de emprego e renda e o convívio social.

O Supremo Tribunal Federal (STF) referendou a decisão que os municípios também possuem competência constitucional para aquisição e fornecimento de vacinas nos casos de descumprimento do Plano Nacional de Imunização (PNI) pelo Governo Federal e insuficiência de doses para imunização da população brasileira, o que também foi aprovado pelo Congresso Nacional, em 2 de março de 2021, no Projeto de Lei nº 534/2021, que autoriza a aquisição de vacinas pelos municípios.

Ampliando a envergadura dos projetos e do contexto, a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) apoia tecnicamente a instituição de Consórcio Público de abrangência nacional para aquisição de vacinas, que já conta com manifestação de interesse de 1.703 municípios - o que abrange mais de 125 milhões de brasileiros. O intuito é, caso seja necessário, adquirir imunizações complementares ao PNI, visando fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), na medida em que todas as doses serão obrigatoriamente ofertadas à população de forma gratuita. Assim, representa uma concertação federativa que favorecerá a todos, já que quanto mais doses estiverem disponíveis, mais rapidamente os brasileiros serão vacinados.

 

Iniciativa privada na aquisição de vacinas

A Indicação nº 1.047/2021 enfatizava que a participação dos grandes empresários, que mesmo de forma precária, conseguiram manter os trabalhos e foram menos atingidos pela pandemia, pudessem fazer parte dessa grande mobilização para imunizar toda a população. Com isso, o projeto de lei que faculta a aquisição direta de vacinas também foi aprovado e visa permitir e incentivar a participação da iniciativa privada na aquisição de vacinas e constitui medida importantíssima que, além de possibilitar a aceleração do ritmo da imunização dos cidadãos do município.

Boi agradeceu ao prefeito Edinho Silva (PT), à secretária municipal da Saúde, Eliana Honain, e aos vereadores, “que vislumbraram a importância da participação de Araraquara da Frente Nacional de Prefeitos, que tem o ex-prefeito Marcelo Barbieri como vice-presidente, e encabeça reuniões com o ministro da Saúde e com o governador”, disse, reforçando “a possibilidade futura de a iniciativa privada poder comprar as vacinas e colaborar para a diminuição da demanda do SUS, pois teremos mais imunizantes para oferecer. É importantíssimo essa união para que possamos vacinar os brasileiros e diminuir o tempo de espera, pois, vacinação é o único caminho para salvar vidas”.


Publicado em: 09 de março de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documento cobra medidas para reduzir impacto de novo residencial em rede de saúde e educação

16 de dezembro de 2025

Por meio do Requerimento nº 2250/2025, enviado à Prefeitura, a vereadora Fabi Virgílio (PT) questiona se existe planejamento para implantação de unidades de saúde, educação, cultura ou segurança pú...



Após troca de aparelho, Prefeitura diz que problemas com raio-X nas UPAs foram resolvidos

16 de dezembro de 2025

Em resposta a um requerimento de autoria do vereador João Clemente (Progressistas), a Prefeitura afirma que novos problemas relacionados com a quebra de aparelhos de raio-X não devem ocorrer na red...



Manutenção e troca de lâmpadas da iluminação pública são alvo de questionamentos

16 de dezembro de 2025

Em Requerimento encaminhado à Prefeitura, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) solicita informações sobre a execução do serviço de manutenção e troca de lâmpadas da iluminação pública em Araraquara....



Câmara vota abertura de crédito de R$ 2 milhões para Saúde em Sessão Extraordinária nesta quinta-feira (17)

16 de dezembro de 2025

  A Câmara Municipal realiza, nesta quinta-feira (17), às 15h15, a 16ª Sessão Extraordinária da atual legislatura. Na pauta, consta apenas uma proposta.   De autoria da Prefeitura, o Projeto de...



Moradores pedem reforço em fiscalização de ambulantes no Jardim Adalberto Roxo

16 de dezembro de 2025

A intensificação da fiscalização de vendedores ambulantes ao longo da Avenida Pablo Picasso, no Jardim Adalberto Roxo, motivou o vereador Aluisio Boi (MDB) a encaminhar a Indicação nº 5636/2025 à P...



Adequações no trânsito do Jardim do Bosque são solicitadas à Prefeitura

16 de dezembro de 2025

Dois pedidos para melhorias no trânsito do Jardim do Bosque foram enviados à Prefeitura pelo vereador e presidente da Câmara Municipal, Rafael de Angeli (Republicanos).   As sugestões foram ouvid...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!