1253
No dia 27 de março, é celebrado o Dia do Circo. A data inspirou o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura e da Educação, que ocorreu na sexta-feira (26) à noite, de forma virtual, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da TV Câmara Municipal de Araraquara. O ato é fruto da Comissão Especial de Estudos (CEE), que tem a vereadora Fabi Virgílio (PT) como presidenta, ao lado dos vereadores Guilherme Bianco (PCdoB) e Filipa Brunelli (PT).
Segundo Fabi, a frente terá como fio condutor duas ações mensais: uma de formação e emancipação cidadã e outra para ações efetivas viabilizadas por meio dos mandatos parlamentares. “Utilizaremos instrumentos, como projetos de lei, requerimentos de informação, programas e o que mais tiver ao nosso alcance para pensar e construir junto com a sociedade”, anunciou.
Frei Betto
Convidado de honra, o escritor Frei Betto parabenizou a iniciativa e recomendou: “Se vocês estão formando esta frente, espero que ela chegue à ponta e realmente ajude setores populares para que tenham memória de sua história, porque a memória é nosso fator de identidade”. Por fim, o frade dominicano reiterou a importância de acabar com a ideia que cultura é apenas aquilo que tenha êxito: “Todo mundo tem cultura, não existe quem tem mais ou menos cultura, as culturas são diferentes e complementares e isso é fundamental para recuperar a autoestima do povo”. Frei Betto é Adepto da Teologia da Libertação, é militante de movimentos pastorais e sociais, e foi coordenador de Mobilização Social do programa Fome Zero.
Para a deputada estadual Márcia Lia (PT), este tipo de evento “nos faz acreditar que é possível lutar por um mundo melhor, é possível lutar para devolver ao povo brasileiro a democracia, devolver a sua soberania, a sua autoconfiança de que dias melhores virão e que teremos força, coragem e resistência para enfrentar.”
Na opinião do vereador Guilherme Bianco, o lançamento é um marco para a Câmara Municipal de Araraquara. “Esta frente vem dizer sim à escola pública, ao Fundeb (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica), à democratização e universalização do ensino público gratuito e de qualidade, é dizer sim à democracia, é falar que a Câmara tem um profundo compromisso com as pautas do nosso povo”, afirmou.
O presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Iago Montalvão, ressaltou que, além da retomada da base, é preciso mudar a forma de comunicação para que mais pessoas sejam envolvidas. “Precisamos compreender que, muitas vezes, as pessoas estão em realidades distintas da nossa, estão vivendo a vida com toda a pressão que o capitalismo impõe”, pontuou.
Pensamento semelhante foi compartilhado pela secretária municipal de Educação, Clélia Mara: “Este entrelaçamento de cultura e educação é vital para a libertação do nosso povo, é vital para construção de identidades de um povo que pensa a partir de si mesmo”. Para a titular da pasta de Cultura, Teresa Telarolli, a Frente tem uma missão ambiciosa e representa um marco na história da cidade. “Vai ter um antes e vai ter um depois em Araraquara. Continuaremos sendo resistência. Não vamos permitir que vença o esquecimento, a violência, a opressão”.
O evento contou ainda com diversos artistas e representantes da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Escola do Legislativo da Câmara Municipal.
Sobre a Frente Parlamentar
Conforme disposto na resolução que instituiu a CEE, entre as principais atribuições da frente estão o apoio às secretarias municipais de Cultura e de Educação, com vistas à reestruturação administrativa, ampliação do quadro funcional e fortalecimento político; proposição de medidas para ampliação do orçamento destinado às referidas secretarias; aprimoramento e apoio ao Fundo Municipal de Cultura; estudo e debate da legislação voltada à consolidação e à ampliação da política cultural e educacional do município; e a atualização da legislação referente aos conselhos municipais de Cultura e da Educação.
A seguir, a íntegra da transmissão:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Música No show “O Berço da Bossa”, Guca e Deni Domenico, pai e filho, dividem o palco num recital descontraído para mostrar toda a sua afinidade musical, desfiando um repertóri...
Basquete feminino Pela Liga de Basquete Feminino (LBF), o Sesi Araraquara enfrenta Ourinhos nesta sexta-feira (9), às 19h30, no ginásio do Sesi Vila Leopoldina, em São Paulo. Com transmis...
Como parte da programação do 22º Território da Arte de Araraquara, estão abertas as inscrições para a oficina “Fabricação de tintas com materiais naturais e históricos”, que será conduzida pelo art...
Criado em Araraquara pela Lei Complementar nº 350/2005, o Plano Diretor é o tema da Audiência Pública que será realizada no Plenário da Câmara na quarta-feira (14), às 18h30. A iniciativa é do vere...
Na tarde de quarta-feira (07), os integrantes da Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Educação, vereadores Balda (Novo), Cristiano da Silva (PL), Guilherme Bianco (PCdoB) e Maria Paula (PT) s...
A Câmara Municipal de Araraquara manifesta profundo pesar pelo falecimento de Fernando César Câmara, carinhosamente conhecido como Galo, ocorrido nesta quarta-feira, 7 de maio de 2025. Nascido em...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.