2146
Dentro dos limites do município de Araraquara existem três assentamentos rurais, resultantes da reforma agrária, além de um distrito, o de Bueno de Andrada. Assentamentos são parcelas de terras concedidas a famílias de agricultores ou trabalhadores rurais. As famílias residem nos lotes e desenvolvem atividades produtivas diversas, dentro do perfil de agricultura familiar e produção de alimentos, seja para seu sustento ou venda em feiras, utilizando a mão de obra familiar. Não são atividades comerciais em larga escala. Há ainda áreas de preservação ambiental. Em meio aos lotes existem agrovilas, com estruturas coletivas, como centros comunitários, igreja, agroindústria, escola, unidade de saúde e área esportiva. Assim como nos ambientes urbanos, os assentamentos e o distrito também têm necessidades de zeladoria e de serviços.
Foi para tratar das demandas dos três assentamentos rurais existentes no município e do Distrito de Bueno de Andrada, que a vereadora Luna Meyer (PDT) pediu agenda com o Executivo. E no encontro ocorrido na tarde da quinta-feira (28), ela esteve acompanhada dos vereadores Fabi Virgílio (PT), João Clemente (PSDB), Paulo Landim (PT), Guilherme Bianco (PCdoB), Marchese da Rádio (Patriota) e Carlão do Joia (Patriota). Pela Prefeitura estavam presentes o prefeito Edinho Silva (PT), o vice-prefeito Damiano Neto (Progressistas); os secretários de Justiça e Cidadania, Mariamália de Vasconcelos; de Governo, Planejamento e Finanças, Juliana Agatte; de Direitos Humanos e Participação Popular, Amanda Vizoná; de Administração, Adriano Altieri e o chefe de gabinete, Alan Silva.
A reivindicação principal foi a criação de três conselhos, para cada um dos assentamentos – Bela Vista, Monte Alegre e um para o distrito de Bueno de Andrada, que contemplaria tanto distrito, como assentamento. “A distância diminui as condições para os moradores desses locais apresentarem demandas ao poder público. É preciso aprimorar o canal de comunicação da Prefeitura com os moradores e os conselhos podem cumprir este papel. Acreditamos que eles seriam excelentes ferramentas para os problemas serem resolvidos”, manifestou Luna na reunião, lembrando ainda que logo no início deste ano, a vereadora Fabi Virgílio já havia sugerido a criação de um conselho comunitário dos assentamentos.
Vários moradores participaram da reunião. Eles acabaram ampliando a discussão, relatando uma série de problemas e apresentaram reivindicações. No Bela Vista tem mato e falta iluminação na entrada do assentamento e há infiltração de água na unidade de saúde. Pediram, ainda, atividades culturais e de lazer, atenção para a farmácia da unidade de saúde, um dispositivo viário na interligação com a rodovia vicinal Abílio Augusto Corrêa, além de academia ao ar livre, pedido repetido pelos moradores dos três assentamentos. Alguns destes pedidos já foram relatados em indicações apresentadas pela vereadora ao Executivo (4.441/2021 - 4.625/2021 - 4.676/2021 - 4.668/2021 - 4.659/2021 - 4.657/2021).
Atenção à praça de esportes, que está “abandonada” segundo os moradores, além de diversas outras situações relacionadas à zeladoria, inclusive à supressão de árvores mortas, falta de placas de identificação das ruas e de transporte coletivo para a cidade; problemas com o funcionamento do posto de saúde e não funcionamento da subprefeitura, são as situações relacionadas ao distrito de Bueno de Andrada.
Já no assentamento Monte Alegre, de maior extensão, com áreas também nos municípios de Matão e Dobrada, a reclamação se refere ao transporte escolar de crianças que residem há 10 quilômetros da unidade de ensino do lugar, transporte para acesso ao posto de saúde e serviço de retroescavadeira para escoar água das chuvas nos caminhos do assentamento.
Luna relatou um pedido ouvido nos três assentamentos: a criação de frentes de trabalho com mulheres dos assentamentos, para cuidados com as escolas e postos de saúde. Foi solicitada também a inclusão da temática do homem do campo nas plenárias do Orçamento Participativo, além de um espaço na estação ferroviária do distrito de Bueno para as mulheres do distrito e dos assentamentos terem uma feira-livre.
Em resposta aos presentes, o prefeito Edinho Silva afirmou que irá resolver os problemas, justificando a suspensão dos serviços durante o período mais grave da pandemia, pela falta de recursos financeiros, direcionados ao enfrentamento da doença. Lembrou ainda que já atuava junto aos assentados antes mesmo de ser prefeito. Sobre os conselhos sugeridos, disse que “a vereadora Luna Meyer pode seguir em frente a indicação do projeto, que a Prefeitura dará o respaldo necessário para a criação dos conselhos”, enfatizou.
A vereadora Luna ficou feliz com as ‘pontes’ que foram criadas nesta reunião. “Estou me reunindo com os moradores dos Assentamentos e do Distrito para construir esses projetos de Conselhos Municipais junto com eles, dentro das perspectivas e demandas específicas de cada local. Posteriormente, irei alinhar diretamente com a Prefeitura para que sejam feitos os devidos encaminhamentos e os projetos sejam realizados.”
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
O Plenário da Câmara Municipal elegeu na tarde desta terça-feira (6) o vereador Michel Kary (PL) para o cargo de vice-presidente da Casa para o restante do biênio 2025-2026. Houve quatro candida...
A equipe da Fundesport conquistou onze medalhas, sendo seis de ouro, três de prata e duas de bronze, no último final de semana em São Paulo, no Campeonato Paulista de Paranatação. Um dos destaques...
As inscrições para o vestibular da Fatec (2º semestre de 2025) seguem abertas até 6 de junho. O valor da taxa de inscrição é R$ 50. A Fatec de Araraquara disponibiliza 200 vagas em cinco cursos sup...
Na sexta-feira (09), a partir das 10h, a banca organizadora do vestibular da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) divulgará os locais de prova no site vestibular.univesp.br. No tot...
A Prefeitura de Araraquara publicou no dia 2 de maio o decreto nº 13.876, que fixa os valores da Tarifa de Resíduos Sólidos (TRS), em substituição à Taxa de Resíduos Sólidos, conforme determina a L...
Em celebração ao Dia do Escoteiro, comemorado anualmente em 23 de abril, a Câmara realizou pela sexta vez a solenidade de entrega do Diploma Mérito Escoteiro, criado pela Lei Municipal nº 9.818/201...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.