Notícias



Prefeitura diz realizar vistorias em imóvel abandonado no Jardim Europa e aplicar multas

Situação do Edifício Europa Isabella, próximo à Avenida Francisco Vaz Filho, preocupa vizinhos e motivou questionamentos de Rafael de Angeli (Republicanos)

361


A Prefeitura de Araraquara informou, em resposta ao Requerimento nº 340/2026, que realiza vistorias e aplica multas frequentes ao proprietário do Edifício Europa Isabella, que está abandonado. Os questionamentos sobre o assunto foram feitos ao Executivo pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos).

Localizado na Avenida Augusto de Campos, no Jardim Europa, nas proximidades da Avenida Francisco Vaz Filho, o imóvel começou a ser construído na década de 2000 para ser um condomínio de blocos de apartamentos, mas a obra ficou paralisada e não foi concluída.

O espaço vem sendo ocupado por algumas pessoas em situação de rua. Vizinhos relatam casos de prostituição e uso de drogas. Pelo chão, é possível ver roupas, pinos de drogas, preservativos, chinelos, restos de construção e lixo. A falta de conservação preocupa os moradores do bairro.

Para conferir de perto a questão, o vereador fez uma visita juntamente com o pastor Tiago Bermudez e o evangelista Murilo Brasil, do Ministério Comunhão Sal e Luz, localizado a poucos metros da construção abandonada. A comunidade religiosa realiza cultos e atividades sociais no local.

 

Multa pesada

Na resposta enviada ao vereador, a Prefeitura anexou um relatório da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento com os débitos inscritos naquele imóvel. Entre Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) atrasado e multas — por má conservação da edificação e das calçadas e falta de limpeza —, contados desde 2015, o proprietário tem R$ 686.868,75 em atraso com o Município.

Essas penalidades foram geradas em fiscalizações feitas no local desde 2013. Os valores cadastrados até o ano passado estão inscritos no setor de Dívida Ativa do Município. Parte dos recursos também é alvo de ação judicial.

 

Vistorias

Por outro lado, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos afirma que fez vistoria em 25 de fevereiro deste ano e não observou “a presença de andarilhos ou usuários de drogas no local”. A pasta constatou que “a área foi recentemente limpa por meio de ação social promovida por uma igreja evangélica, permanecendo, até o momento da vistoria, em condições adequadas de limpeza”.

A secretaria também informa que fez, recentemente, intervenções de limpeza e roçada no local em cinco oportunidades: uma em 2022, duas em 2023 e duas no ano passado. O objetivo é controlar o crescimento da vegetação, reduzir a proliferação de animais peçonhentos e minimizar riscos à saúde pública.

“O acompanhamento da situação permanece em andamento, com adoção das medidas cabíveis no âmbito da competência administrativa, até que se viabilize solução definitiva para o imóvel”, diz a Subsecretaria de Serviços Públicos.

 

Posse do imóvel

Outro questionamento feito por Angeli é em que fase se encontra um processo administrativo referente à aplicação da lei do Instituto do Abandono, que permite à Prefeitura declarar a perda da propriedade de imóveis abandonados e destinar esses bens a fins sociais.

A Secretaria de Obras e Serviços Públicos também informa que o processo está em andamento na Procuradoria-Geral do Município.

 

‘Preocupa’

Para o vereador, a situação “preocupa muito” e não pode ser tratada como algo normal. “Nós estivemos no local, ouvimos a população e vimos de perto o estado de abandono do imóvel, além dos relatos constantes envolvendo insegurança, uso de drogas e riscos à saúde pública. A Prefeitura informou que realiza fiscalizações e aplica multas, mas entendemos que a população espera uma solução definitiva para o problema”, afirma Angeli.

“Também chama a atenção o valor elevado da dívida acumulada ao longo dos anos, mostrando que apenas as penalidades não têm sido suficientes para resolver a situação. Continuaremos acompanhando o andamento desse processo e cobrando medidas concretas para devolver segurança e tranquilidade aos moradores do Jardim Europa”, finaliza o parlamentar.


Publicado em: 15 de maio de 2026

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Minicurso ‘Entendendo a sigla LGBTQIAPN+’ destaca importância política dos termos

10 de junho de 2026

    Entender a sigla LGBTQIAPN+ é muito mais que saber o significado de cada letra, é entender a importância política e social de dar visibilidade e voz às pessoas que são representadas por ela....



Audiência Pública apresenta Programa de Estímulo às Startups

10 de junho de 2026

Na tarde de segunda-feira (8), o Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebeu a Audiência Pública “Apresentação do Programa de Estímulo às Startups”, abrindo a programação da Semana de Inovaç...



Igualdade de oportunidades: Câmara amplia direitos a candidatos com diabetes tipo 1  

10 de junho de 2026

A Câmara Municipal aprovou, durante a 66ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 154/2026, de autoria da vereadora Fabi Virgílio (PT), que assegura condições adequadas de participação para candidato...



Suspensão Vacinação Dengue

10 de junho de 2026

A Prefeitura de Araraquara suspendeu temporariamente a vacinação contra a dengue para adultos com o imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan, em atendimento à orientação preventiva do Minist...



Desabastecimento (11/06)

10 de junho de 2026

A região do Jardim do Selmi Dei poderá registrar baixa pressão ou desabastecimento de água nesta quinta-feira (11), a partir das 8h, devido à realização de um serviço de separação de redes para set...



Indicações propõem central de monitoramento ambiental e projeto para prevenção de incêndios

10 de junho de 2026

A vereadora Fabi Virgílio (PT) enviou duas Indicações à Prefeitura com propostas relacionadas à gestão do meio ambiente em Araraquara. As ideias foram apresentadas durante a Audiência Pública “Como...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!