Notícias



Câmara abre CEI para investigar mudanças na Educação em Araraquara

Oito vereadores assinaram o documento para apurar decretos que alteram alimentação e o transporte escolar em Araraquara; trabalhos devem durar 90 dias

Publicado por: Foto: Divulgação

7028


Após o requerimento de convocação do secretário Municipal da Educação, Fernando Diana, ter sido rejeitado em votação durante a 4ª Sessão Ordinária, um grupo de vereadores protocolou um pedido de instalação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI), para apurar as recentes mudanças feitas na alimentação e no transporte escolar em Araraquara.

 

Assinado pelos vereadores Guilherme Bianco (PCdoB), Alcindo Sabino (PT), Aluisio Boi (MDB), Marcão Da Saúde (PT) e Paulo Landim (PT), além das vereadoras Maria Paula (PT), Fabi Virgílio (PT) e Filipa Brunelli (PT), o documento solicita a apuração dos Decretos Municipais nº 13803 e 13804/2025, já discutidos em Audiência Pública, organizada pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia.

 

A CEI pretende a apurar as condições da rede municipal de ensino em razão dessas regulamentações, que causariam impactos negativos na rotina dos alunos que frequentam a rede municipal de ensino, especialmente, aqueles que dependem exclusivamente dos recursos e serviços oferecidos pela Administração Pública.

 

A proposta da CEI é esclarecer os motivos que levaram o Executivo a tomar essas decisões, baseado em depoimentos e na apresentação de estudos técnicos que justificariam as alterações propostas.

 

Cinco vereadores serão nomeados pela Presidência da Câmara para a execução dos trabalhos, que terão um prazo inicial de 90 dias para a apuração dos fatos.

 

Nas justificativas apresentadas no pedido de abertura da CEI, os parlamentares citam uma declaração do secretário a um portal de notícias da cidade, que não retrataria a realidade enfrentada por pais e alunos. Eles ainda mencionam a ausência de representantes do Executivo na audiência, impedindo, assim, a possibilidade de se estabelecer um diálogo com a população atingida pelos decretos.

 

Entenda o caso

Segundo determinado pela Prefeitura, teriam direito ao transporte escolar somente os alunos que moram a uma distância mínima de 2 km da unidade de ensino em que estão matriculados e ficaria proibido o consumo de alimentação escolar por servidores públicos e demais colaboradores da rede de ensino. Dias depois da publicação das novas regulamentações, um novo dispositivo suspendeu, temporariamente, a aplicação das normas para reavaliação técnica.

 

Comissão Especial de Inquérito

O Regimento Interno da Casa de Leis prevê a criação de comissões internas para apurar irregularidades sobre fatos relacionados ao Município, desde que se cumpram algumas formalidades legais.

 

A última CEI instaurada pela Câmara havia sido em junho de 2022, quando a casa apurou falhas trabalhistas e administrativas que contribuíram para a dívida de Precatórios e Requisições de Pequenos Valores (RPVs) contraída pela Prefeitura desde 2017. Na ocasião, a CEI teve a vereadora Fabi Virgílio (PT) como presidente e apresentou em abril de 2023 o relatório final com diversas recomendações para que fosse garantida a transparência, eficiência e integridade na gestão de precatórios.

 

Isso incluía contratar auditoria externa; revisão e atualização dos procedimentos de gerenciamento de precatórios; reforço da capacitação e do treinamento dos servidores envolvidos no gerenciamento de processos e recursos humanos, assim como estudos para a unificação dos RHs; uso de “compliance” para aprimorar a comunicação entre Procuradoria e RH; criação de uma Ouvidoria Trabalhista; cumprimento do novo Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) para não incorrer em precatórios futuros; observância das leis vigentes; e a criação de um novo Estatuto dos Servidores.


Publicado em: 20 de fevereiro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Sessão Ordinária: projeto quer obrigar Prefeitura a enviar carta para notificar risco de multas a infratores

09 de fevereiro de 2026

    Os vereadores de Araraquara se reúnem nesta terça-feira (10), a partir das 15 horas, no Plenário da Câmara, para a realização da 49ª Sessão Ordinária desta legislatura. Inicialmente, sete pro...



Comércio no Carnaval

09 de fevereiro de 2026

O comércio de Araraquara já tem funcionamento definido para o Carnaval 2026, conforme comunicado oficial do Sincomércio. De acordo com as regras estabelecidas em convenção coletiva — especialmente...



PAT (09/02)

09 de fevereiro de 2026

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara divulgou, nesta segunda-feira (9), a oferta de 21 vagas de emprego para diferentes níveis de escolaridade. Entre as oportunidades estão: aj...



Oficina de Graffiti

09 de fevereiro de 2026

Estão abertas as inscrições para a Oficina de Graffiti para Mulheres, com início marcado para o dia 9 de março, sempre às segundas-feiras, das 18h às 20h, no Centro Afro, localizado na Avenida Mauá...



Criação de vagas de parada rápida para carros de aplicativo melhoraria o trânsito

09 de fevereiro de 2026

A criação de vagas de parada rápida para embarque e desembarque de passageiros de aplicativos de transporte individual ajudaria a melhorar o trânsito em Araraquara. A sugestão é do vereador Michel...



Melhor patrulhamento da Guarda Civil Municipal é pedido para a Praça do Carmo

09 de fevereiro de 2026

A intensificação do patrulhamento da Guarda Civil Municipal (GCM) na Praça do Carmo foi pedida à Prefeitura, após relatos recebidos pelo gabinete da vereadora Filipa Brunelli (PT) sobre situações d...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!