Notícias



Criação da Carteira de Identificação da Pessoa com Diabetes é aprovada por unanimidade na Câmara

Projeto de Lei foi assinado pelos 18 vereadores; emissão do documento foi proposta após reunião dos parlamentares com grupo de mães que se dedicam à luta pelos direitos de crianças com Diabetes Mellitus Tipo 1

Publicado por: Foto: Associação de Diabetes Juvenil ADJ

627


A criação da Carteira de Identificação da Pessoa com Diabetes foi autorizada pela Câmara na Sessão Ordinária da última terça-feira (5). A iniciativa, apresentada pela vereadora Fabi Virgílio (PT), contou com o apoio de todos os integrantes da 19ª Legislatura, que assinaram juntos o Projeto de Lei idealizado pela parlamentar.

 

Durante a explicação da proposta em Plenário, Fabi destacou que a ideia da implantação do cartão surgiu das demandas de um grupo de mulheres de Araraquara chamado de “Mães Pâncreas”, que se dedicam à luta pelos direitos de crianças com diabetes mellitus tipo 1 (DM-1).

 

“Hoje a gente cria um marco, em definitivo, dos apoiadores desta causa e de tantas outras que nos tocam com profundidade”, ressaltou a vereadora.

 

Com a emissão do documento, será possível reconhecer e identificar visualmente os pacientes com essa condição, facilitando o atendimento emergencial em situações de crises hipo ou hiperglicêmicas.

 

O instrumento ainda possibilitará melhorias no processo de conscientização da sociedade sobre as necessidades específicas desses indivíduos, promoverá a prevenção e o cuidado contínuo dos diabéticos, garantidos por meio da atenção integral e acesso aos serviços públicos e privados, principalmente nas áreas da saúde, educação e assistência social.

 

Para a vereadora Geani Trevisóli (PL), os benefícios da identificação desses pacientes podem ir além do que está previsto no projeto. “Ela traz segurança, dignidade e mais agilidade no atendimento. É sobre olhar para essas pessoas com empatia, entender suas necessidades e garantir que elas não estejam invisíveis em uma situação de risco”, concluiu.

 

Após o encerramento das manifestações de outros parlamentares, o projeto foi votado e recebeu a aprovação no Plenário. No entanto, a proposta ainda depende da sanção do prefeito para entrar em vigor.

 

Como fazer a solicitação?

Segundo o texto proposto pelos 18 parlamentares, a Carteira de Identificação da Pessoa com Diabetes será emitida mediante requerimento, acompanhado de relatório médico, em que conste a indicação do código da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID).

 

O documento protocolado ainda deve conter outras informações, como nome completo do paciente, número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), tipo sanguíneo, fotografia no formato 3x4 e telefone para contato em caso de emergência.

 

Após a expedição do cartão, que terá validade de cinco anos, o portador ou seu responsável legal devem manter os dados cadastrais sempre atualizados. Como o número de controle será mantido na renovação do registro, a carteira ainda servirá como ferramenta para contagem das pessoas com diabetes no município.


Publicado em: 06 de maio de 2026

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Protetoras de animais apontam lotação de abrigos e necessidade de diálogo com a Prefeitura

11 de junho de 2026

    Uma Audiência Pública realizada na tarde de quarta-feira (10) debateu o tema “Políticas sobre Proteção aos Animais”. O evento foi convocado pelo vereador Michel Kary (PL) para falar sobre o t...



Evento ‘Run Damha's Corrida e Caminhada’ é incluído no calendário oficial do município

11 de junho de 2026

A “Run Damha’s Corrida e Caminhada” é um evento com percursos de 5 km e 3 km que integra os Condomínios Damha de Araraquara, com objetivo solidário e renda revertida a instituições filantrópicas da...



Encontro de Brechós (14/06)

11 de junho de 2026

A Praça Pedro de Toledo recebe neste domingo (14), das 17h às 22h, mais uma edição do “Encontro de Brechós Quem Garimpa Acha”, com programação gratuita que une brechós, artesanato, upcycling, gastr...



Doação de Livros - Sesi

11 de junho de 2026

O Sesi Araraquara realiza, nos dias 26 e 27 de junho, a Feira de Doação de Livros, uma ação do projeto “Circule um Livro” voltada ao incentivo à leitura e à difusão da cultura. A partir das 10 hora...



Audiência Pública apresenta Programa de Estímulo às Startups

10 de junho de 2026

Na tarde de segunda-feira (8), o Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebeu a Audiência Pública “Apresentação do Programa de Estímulo às Startups”, abrindo a programação da Semana de Inovaç...



Igualdade de oportunidades: Câmara amplia direitos a candidatos com diabetes tipo 1  

10 de junho de 2026

A Câmara Municipal aprovou, durante a 66ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 154/2026, de autoria da vereadora Fabi Virgílio (PT), que assegura condições adequadas de participação para candidato...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!