1257
Na manhã de segunda-feira (3), o vereador Rafael de Angeli (Republicanos) esteve no Yolanda Ópice para ouvir demandas de moradores, que solicitaram melhorias no trânsito e a necessidade de instalação de galerias pluviais no bairro. Na ocasião, o parlamentar também se encontrou com o secretário municipal de Segurança, Trânsito e Transporte, coronel Adalberto José Ferreira, e o engenheiro civil da Prefeitura, Daniel Gatti Robles, com objetivo de encontrar possíveis soluções para o problema. Angeli encaminhou as demandas à Prefeitura por meio das indicações 694, 695 e 696.
Um dos problemas apontados pelos moradores diz respeito à falta de estacionamento nas imediações do supermercado Tiba, mais precisamente na esquina da Avenida Domingos de Nóbile com a Rua Professora Eliza Artioli.
O atendente de farmácia Dirceu José Rigolin reclamou que, no local mencionado, o tráfego é intenso e confuso durante os fins de semana e que, junto com outros moradores da região, pediu a instalação de um estacionamento no local onde, hoje, existe o canteiro central da Avenida Domingos de Nóbile. “A gente correu atrás de resolver esse problema no fim do ano passado quando muita gente foi multada aqui porque precisou entrar no supermercado e não tinha local para estacionar o veículo”, contou Rigolin.
De acordo com Valter Aparecido de Paula, o estacionamento em frente ao supermercado não comporta o volume de veículos que acessam o local durante os fins de semana, e com isso muitos motoristas deixam seus veículos em locais proibidos por falta de opção.
Em conversa com o secretário e o engenheiro da Prefeitura, Angeli foi informado de que existe legislação proibindo a instalação de equipamento público na faixa ou áreas de servidão, ou seja, no canteiro central onde estão instaladas as torres de energia da CPFL e linhas de alta tensão, popularmente conhecidas como “linhão da CPFL”, sendo inviável o atendimento da demanda dos moradores.
“Uma das medidas que sugerimos é a instalação de placa educativa, informando os motoristas sobre a proibição de estacionar veículos no canteiro central. Além disso, existe a possibilidade de realizar a mudança de mão da Rua Professora Eliza Artioli, que hoje é de dupla para mão única”, explicou Robles.
No documento, Angeli cita o artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro, que prevê infração para veículos estacionados em local proibido por sinalização. Ele também sugere que a Prefeitura realize estudo de trânsito para melhorar a circulação e segurança viária no entorno do supermercado Tiba.
Moradores também relataram ao vereador a ocorrência de frequentes alagamentos nas ruas do Yolanda Ópice, problema que causa transtornos e prejuízos. “Indico a instalação dessas galerias, essencial para garantir o adequado escoamento das águas pluviais, evitando alagamentos e melhorando a qualidade de vida dos residentes”, acrescentou o vereador.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
“Se te faz sofrer, não é amor” foi o tema de uma Audiência Pública realizada no Plenário da Câmara, na noite desta quarta-feira (26). O evento foi convocado e mediado pela vereadora Fabi Virgílio (...
O Programa nos Bairros “Cuidando da Nossa Morada” realiza sua última edição de 2025 neste sábado (29), das 9h às 12h, na Emef “Ruth Cardoso”, levando serviços públicos diretamente aos moradores do...
A CPFL Energia realiza, neste sábado (29), das 9h às 13h, uma feira de empregabilidade com 30 oportunidades para quem deseja iniciar carreira na companhia. O evento, gratuito, acontece no Auditório...
A 6ª edição da Bienal Internacional da Gravura “Lívio Abramo” acontecerá entre os dias 1º e 18 de dezembro de 2025. A mostra reúne 300 obras de artistas brasileiros e estrangeiros no Teatro Municip...
Com o objetivo de discutir alterações na Lei Complementar nº 18/1997, que institui o Código de Posturas do Município, a Câmara Municipal irá promover uma Audiência Pública sobre o tema. A iniciativ...
Seis meninas de até 14 anos de idade gestantes são acompanhadas pelo serviço de saúde da Prefeitura de Araraquara. No total, 105 adolescentes e jovens de até 19 anos grávidas são atendidas na rede...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.