Notícias



Prefeitura elabora orçamento de 2026 com meta de zerar horas extras

Medida garantiria recursos para folha de pagamento dos 12 meses e do 13º salário, afirma secretário; informação foi divulgada em Audiência Pública na Câmara

6165


A Prefeitura elaborou o orçamento de 2026 com a meta de zerar a realização de horas extras pelos servidores municipais. A informação foi apresentada na abertura do ciclo de Audiências Públicas da Lei Orçamentária Anual (LOA) do ano que vem, no Plenário da Câmara, na sexta-feira (10).

        

“Nós temos as 13 folhas [12 meses e 13º salário]. O que nós não temos, porque não coube no orçamento? Hora extra. Zero de hora extra. Nós tivemos as reuniões e explicamos para os secretários. Hora extra é um problema na Prefeitura de Araraquara. É uma coisa, por algumas situações, sem controle. E a gente quer retomar esse controle”, disse o secretário municipal de Fazenda e Planejamento, Roberto Pereira.

 

Segundo Pereira, os recursos disponíveis permitem duas opções: prever na LOA dez folhas de pagamento com horas extras ou garantir as 13 folhas do ano, mas sem as horas extras.

 

“O pagamento da hora extra usa a mesma dotação orçamentária do salário. Se faltar, vai ser no final do ano. Mas as 13 folhas estão aí. Qual foi o pensamento? Eu deixo dez folhas e hora extra ou deixo todas as folhas e tiro hora extra? O número [em dinheiro] é o mesmo. A hora extra do ano vai dar em torno de R$ 30 milhões. É uma 14ª folha”, explicou.

 

O secretário afirmou que a decisão de não incluir as horas extras na LOA foi tomada junto com a equipe técnica da Prefeitura. Caso falte dinheiro para a folha de pagamento no decorrer de 2026, projetos de lei com abertura de créditos podem ser enviados à Câmara, como costuma ser comum no dia a dia do Legislativo.

 

“Vamos fazer o secretário fazer a gestão da folha de pagamento dele. Vocês acham que a gente não ‘dá cotovelada’ com secretário? Todo mundo fica bravo. ‘É, mas meu orçamento você cortou’. E isso aí. Mexeu mesmo. Senão, você não faz gestão. Senão, Araraquara não sai dessa situação em que nós estamos. Eu não aguento ter fornecedor o dia inteiro no meu telefone”, disse Pereira.

 

Em meio à dificuldade financeira relatada pelo governo, o secretário divulgou uma notícia positiva para a gestão: a aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) reduziu o valor exigido dos municípios no pagamento de precatórios (valores devidos após condenação judicial definitiva).

 

Por isso, a previsão na LOA para pagamento de precatórios saiu de aproximadamente R$ 100 milhões para R$ 28 milhões, dando um ‘fôlego’ de mais de R$ 70 milhões nas contas públicas.

 

Números gerais

O orçamento total do Município para 2026 é previsto em R$ 1.922.305.000,00 (R$ 1,9 bilhão), o que inclui Prefeitura (R$ 1.638.505.576,00), Câmara (R$ 34.876.800,00), Daae (R$ 237.613.000,00), Fundart (R$ 5.217.624,00) e Fundesport (R$ 6.092.000,00).

 

Após o encerramento do ciclo de audiências, previsto para a próxima segunda-feira (20), os vereadores terão até o dia 30 deste mês para protocolarem emendas (alterando recursos do orçamento), sugestões e pedidos de esclarecimentos sobre a LOA.

 

Recursos por secretaria

Além da apresentação geral do Município, cinco secretarias também expuseram suas previsões orçamentárias para 2026: Fazenda e Planejamento (R$ 143.047.160,59), Administração (R$ 74.312.958,17), Governo (R$ 21.531.540,58), Desenvolvimento Econômico (R$ 5.923.725,92), além do Gabinete do Prefeito (R$ 6.691.156,04).

 

Autoridades presentes

A Audiência Pública foi conduzida pela presidente da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento, vereadora Filipa Brunelli (PT).

 

Também estiveram no evento o presidente da Câmara, Rafael de Angeli (Republicanos), a vereadora Fabi Virgílio (PT) e os vereadores Aluisio Boi (MDB), Coronel Prado (Novo), Enfermeiro Delmiran (PL), Guilherme Bianco (PCdoB), Marcão da Saúde (MDB) e Paulo Landim (PT).

 

Pela Prefeitura, além de Roberto Pereira, participaram o secretário municipal de Administração, Victor Oliveira, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Gerson Roza de Freitas, entre outros subsecretários, chefes de divisão e integrantes do governo municipal.

 

As apresentações das secretarias ainda podem ser assistidas, na íntegra, pelo Facebook e pelo YouTube.

 

Confira as próximas Audiências Públicas da LOA 2026

15 de outubro (quarta-feira), às 14 horas:

Secretaria Municipal de Assuntos de Segurança e Mobilidade Urbana;

Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento;

Secretaria Municipal de Meio Ambiente;

Secretaria Municipal de Esporte e Lazer;

Fundação de Amparo ao Esporte (Fundesport).

 

17 de outubro (sexta-feira), às 9 horas:

Secretaria Municipal de Comunicação;

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano;

Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos;

Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae).

 

20 de outubro (segunda-feira), às 14 horas:

Secretaria Municipal de Cultura;

Fundação de Arte e Cultura (Fundart);

Secretaria Municipal da Saúde;

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social;

Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.


Publicado em: 13 de outubro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova regras que ampliam controle sobre operações de crédito

24 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 68ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 170/2026, de autoria da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento. A proposta estabelece novas regra...



O frio apertou! (24/06)

24 de junho de 2026

A Campanha do Agasalho 2026 está mobilizando a população a doar roupas, cobertores e itens de inverno destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade durante os meses mais frios. A iniciativa c...



Programa nos Bairros (27)

24 de junho de 2026

Neste sábado (27), os atendimentos do “Programa nos Bairros: Cuidando da Nossa Morada” estarão disponíveis dentro da Emef. “Waldemar Saffiotti”, das 9h às 12h. Além dos serviços, outras atrações, c...



Requerimento pede informações sobre contratação da Fipe para revisão do Plano Diretor

24 de junho de 2026

A fim de fiscalizar os gastos públicos, os vereadores Alcindo Sabino (PT), Fabi Virgílio (PT), Filipa Brunelli (PT), Guilherme Bianco (PCdoB), Maria Paula (PT) e Paulo Landim (PT) protocolaram o Re...



Aprimoramento de coleta de resíduos na Vila Xavier é indicado à Prefeitura

24 de junho de 2026

Após reivindicações da população, duas Indicações foram protocoladas pelo vereador João Clemente (Progressistas) e tratam de solicitações relacionadas à coleta e ao acondicionamento de resíduos sól...



Câmara aprova regras para votação de créditos da Prefeitura

23 de junho de 2026

Na 68ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (23), o Plenário aprovou cinco projetos. Os parlamentares também debateram temas apresentados em duas participações populares.   Na mesma tard...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!