Publicado por: Foto: Freepik
1594
Ao considerar a importância do programa “Educa Mais” para o município, a vereadora Fabi Virgílio (PT) encaminhou à Prefeitura, na segunda-feira (17), um Requerimento, solicitando informações sobre a manutenção e possível ampliação da iniciativa.
Para Fabi, o “Educa Mais Araraquara” busca oferecer respostas educativas coerentes e efetivas para assegurar os direitos de aprendizagem a todas e todos os estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA da rede municipal de ensino.
“A criação do programa levou em conta a observância aos impactos educacionais impostos aos nossos estudantes em decorrência da pandemia da Covid-19. Para garantir a superação desse déficit de aprendizagem, o programa tem projetos com foco na leitura e no reforço escolar à aprendizagem de língua portuguesa e de matemática, seguindo as orientações do Conselho Nacional de Educação e da Secretaria Municipal de Educação”, justificou a parlamentar.
Ela acrescentou que o “Educa Mais” é composto por 5 projetos: Mais Leitura Mais Leitor, Foco na Alfabetização, Reforço e Recuperação das Aprendizagens, Ensino no Nível Certo e Lição de Casa e que o programa vem ao encontro das dificuldades que o país enfrenta para superar o grande déficit de aprendizagem em decorrência da pandemia.
A vereadora pediu a Prefeitura informações a respeito:
1- Como a Secretaria de Educação está se organizando para a manutenção e possível ampliação do Programa Educa Mais?
2- Serão mantidos os 5 projetos que integram o programa? Se sim, como serão implementados neste ano? Se não, quais os motivos que fundamentaram a decisão?
3- Qual o cronograma de ação pensado para o ano de 2025?
4- Há outros informes sobre o programa que entendam ser importantes a compartilhar?
'Educa Mais Araraquara'
Lançado em 21 de dezembro de 2021, o programa "Educa Mais Araraquara" é uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação, voltada à rede municipal de ensino. A proposta abrange a educação infantil, o ensino fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (EJA), com um conjunto de ações voltadas à melhoria da qualidade da aprendizagem e à superação das dificuldades educacionais intensificadas pela pandemia.
Entre as medidas do programa, estão aulas aos sábados; contratação de professores para intensificar a alfabetização, incluindo a de adultos; recuperação da aprendizagem em turnos estendidos; ampliação do letramento literário e incentivo à formação de leitores; estímulo ao estudo e à pesquisa em casa; fortalecimento da parceria entre escola e família; e formação continuada para educadores da educação infantil, ensino fundamental e EJA.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A 14ª edição da Mostra Audiovisual Wallace Leal Valentin Rodrigues será realizada entre os dias 11 e 14 de dezembro, reunindo produções inéditas do cinema independente em uma programação gratuita q...
A Prefeitura disponibilizou a segunda via do IPTU 2026 em seu site oficial, permitindo que os contribuintes emitam o documento de forma rápida, prática e totalmente online. Para acessar a guia, bas...
Devido a um serviço emergencial do Daae na Alameda Paulista, próximo à linha férrea, a via no sentido centro-bairro será temporariamente interditada nesta terça-feira (9). A medida é necessária par...
Nas Indicações nº 5478 e 5479, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos) solicita que a Prefeitura realize a manutenção em bancos de concreto e a poda de árvores da...
A Câmara Municipal recebeu, na noite desta segunda-feira (8), uma apresentação natalina do Coral da Uniara. Realizado no saguão da Casa de Leis, a abertura do evento foi anunciada pelo presidente d...
A Câmara Municipal realizou, na noite desta sexta-feira (5), a entrega do Diploma de Honra ao Mérito a Dimas Ramalho, vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Aprovada em 2...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.