Notícias



Símbolo da dança de Araraquara recebe homenagem da Câmara

Diploma de Honra ao Mérito foi entregue à artista Gilsamara Moura

152


Encerrando as solenidades de 2022, o Plenário da Câmara Municipal de Araraquara foi palco, na tarde da quinta-feira (22), da homenagem à artista Gilsamara Moura. Ela recebeu o Diploma de Honra ao Mérito, honraria fruto do Decreto Legislativo nº 693/2008, de autoria do vereador da 14ª Legislatura Everson Inforsato (Dicão), por intermédio da vereadora Fabi Virgílio (PT).

“Fico muito feliz porque é um ano em que comemoramos 20 anos de existência da [Escola Municipal de Dança] Iracema Nogueira e a grande idealizadora dessa escola foi Gilsamara. Então me prontifiquei a ser o instrumento que pudesse viabilizar essa sessão e fico muito honrada de, no mesmo ano, poder homenagear Iracema Nogueira e entregar oficialmente esse Diploma de Honra ao Mérito a Gilsamara”, disse a parlamentar, que presidiu a solenidade.

Para Dicão, Gilsamara é “reconhecida internacionalmente por todas as suas andanças por esse mundo afora. No período, ela simbolizou uma mudança de foco do que a cultura tem que ser, uma cultura inclusiva, que tem a participação popular. Então naquele momento efervesceram as oficinas culturais, as pessoas, as crianças, os adolescentes começaram a participar dos projetos culturais, e a Gilsa simbolizava isso, porque isso era o sonho dela. É um pequeno gesto que a Câmara fez. Gilsamara revolucionou a cultura da nossa cidade.”

Segundo a secretária municipal de Cultura, Teresa Telarolli, Gilsamara tem um papel de protagonismo dentro da história cultural de Araraquara. “Com a sua trajetória, ela demarca a história cultural, inclusive com a criação da Secretaria de Cultura há mais de 20 anos. Toda a trajetória artística e intelectual posterior, mas que não se descola do fazer artístico dela. Esse tipo de homenagem se justifica inclusive como uma demarcação dos protagonismos da cidade de Araraquara.”

“Se nós fizemos tanta coisa na cultura, muito se deve à santa loucura de Gilsamara Moura e à vontade de fazer, que às vezes tínhamos que segurar e dizer: Gilsa, a Fundart tem orçamento, a Secretaria de Cultura tem orçamento, senão ela embora, ia fazendo, porque a vontade de fazer era muito grande. E essa vontade foi fundamental para que transformássemos a cidade de Araraquara por meio da cultura. Certamente, Araraquara teve e tem um dos maiores programas de inclusão social por meio da cultura, talvez do Brasil”, destacou o prefeito Edinho Silva (PT).

Luzinete da Silva, que foi aluna de Gilsamara, entende que a homenageada “é uma explosão de afetividade. Tive a oportunidade de começar a dança com Gilsa e entender o que é a dança profissional assim que me encontrei com ela. Ela tem uma afetividade e uma humildade em compartilhar saberes, que é admirável. Esse prêmio é muito merecido por tudo o que fez e faz pela cidade de Araraquara e pela dança da nossa cidade”.

Regina dos Santos, mãe do bailarino José Paulo dos Santos, destaque internacional na dança, também exaltou Gilsamara. “Ela foi uma peça principal na vida do meu filho, inclusive ele está onde está graças a ela, que incentivou muito, é uma pessoa maravilhosa. Ela estava com ele esses dias em Paris e teve a oportunidade de assistir ele dançando lá. Para mim foi muito importante, ela faz parte da minha família, temos uma consideração enorme por ela.” 

Visivelmente feliz e emocionada, Gilsamara agradeceu a lembrança da Câmara Municipal. “Foi uma surpresa maravilhosa, realmente estou muito emocionada com essa honraria. Receber um reconhecimento desse na minha cidade natal só pode me deixar realmente muito feliz e com energia de continuar sempre lutando pela cultura, pela dança, pela arte, pela vida.”

A solenidade foi transmitida ao vivo pela TV Câmara no canal 17 da NET/Claro, Facebook e YouTube. O vídeo na íntegra pode ser conferido aqui.

 

Gilsamara Moura

Araraquarense, artista, coreógrafa, curadora e consultora de projetos culturais. Doutora e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com pesquisa sobre Políticas Públicas em Dança e Dança e Literatura.

Professora permanente dos Programas de Pós-Graduação em Dança (PPGDança) e em Artes Cênicas (PPGAC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Foi bolsista da Fundação Vitae como coreógrafa residente no American Dance Festival.

Foi presidente da Fundação de Arte e Cultura do Município de Araraquara (Fundart) e idealizadora da Escola Municipal de Dança “Iracema Nogueira”.

Membro da Red Sudamericana de Danza. Coreógrafa residente no IPL – International Performance Lab (Lima-Peru). Co-realizadora do projeto de cooperação internacional Fronteiras, sob coordenação do artista iraniano Khosro Adibi. Idealizadora e coordenadora do projeto Diálogo Mestiço e Gestus Cidadãos.

Professora convidada do Impulstanz (Viena), do Cenidi Danza José Limón (México-DF), da Universidade Nacional de Asunción (Paraguai), da Universidade Nacional de Rosario (Argentina), da PUC Peru, Universidad de las Artes (Guayaquil-Equador) e Universidad Laica Eloy Alfaro (Manta-Equador).

Membro da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (Anda). Curadora dos festivais Boi Estrela de Igatu e Internacional de Dança de Araraquara. Líder do grupo de pesquisa “Ágora: modos de ser em dança” (CNPq).

Conheça mais da homenageada aqui.


Publicado em: 23 de dezembro de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Moradores do Morumbi pedem explicações sobre pendências em obras no bairro

25 de julho de 2024

Em visita realizada no Jardim Morumbi, o vereador Rafael de Angeli (Republicanos) recebeu demandas relacionadas à infraestrutura viária e de lazer do bairro, que o motivaram a fazer os requerimento...



Cerimônia de premiação

25 de julho de 2024

Nesta quinta-feira (25), às 19 horas, na Casa SP Afro Brasil "Oswaldo da Silva Bogé", que fica na Avenida Paulo da Silveira Ferraz, nº 1195, na Vila Xavier, irá acontecer a cerimônia de entrega da...



Jardim Cruzeiro do Sul e Jardim Dumont necessitam de zeladoria

25 de julho de 2024

No fim de julho, a vereadora Fabi Virgílio (PT) protocolou duas indicações referentes à necessidade de realizar serviços de zeladoria nos bairros Jardim Cruzeiro do Sul e Jardim Dumont. Na Indicaç...



Bicampeão da LBF

24 de julho de 2024

O Sesi Araraquara conquistou o bicampeonato da Liga de Basquete Feminino (LBF). A conquista veio com uma vitória emocionante na prorrogação por 73 a 65 sobre o Sampaio Basquete-MA, na noite de terç...



Transporte de valores por carros fortes em Araraquara é alvo de questionamento

24 de julho de 2024

Entendendo que o transporte de valores realizado por carros fortes em Araraquara não estaria em conformidade com as disposições da Lei Municipal nº 6.316/2005, que estabelece os horários de carga e...



Avenida do Parque das Laranjeiras recebe recapeamento

24 de julho de 2024

Em junho, o vereador Carlão do Joia (MDB) enviou indicação ao Executivo apontando a necessidade de recapeamento em toda a extensão da Avenida Torello Dinucci, no Parque das Laranjeiras, que estava...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!