Notícias



33% dos CERs de Araraquara apresentam déficit no número de professores

Informação foi passada pela Secretária Municipal da Educação em reposta a requerimento do vereador Rafael de Angeli (Republicanos)

Publicado por: Foto: Tetê Viviani

1286


No início de setembro, após receber relatos de falta de profissionais em diversos Centros de Educação e Recreação (CERs) em Araraquara, o vereador Rafael de Angeli (Republicanos) enviou à Prefeitura um requerimento pedindo informações sobre a situação das unidades escolares.

 

No documento, o parlamentar questiona o número atual de profissionais em todos os CERs da cidade. Ele prossegue solicitando dados sobre o déficit de servidores, carências de servidores em cada um deles e os planos da administração pública para resolver a situação específica do CER “Adelina Leite do Amaral”, localizado na Vila Vicentina, região da Vila Xavier.

 

Segundo Clélia Mara dos Santos, secretária Municipal da Educação, o quadro de pessoal da educação infantil tem apresentado alta rotatividade devido a desligamentos ou afastamentos de trabalhadores, gerando constantes necessidades de novas admissões feitas por meio de concurso público ou processo seletivo simplificado. A respeito da carência de trabalhadores, a titular da pasta confirma que “neste momento há um déficit de 26 educadores infantis, porém as contratações estão autorizadas e o processo em curso”.

 

Entre os 46 CERs em funcionamento na cidade, 15 apresentam deficiências no número de professores: CER “Eduardo Borges Coelho” (Jardim Morumbi); CER “José Alfredo Amaral Gurgel” (Adalberto Roxo); CER “Marialice Lia Tedde” (Jardim Cruzeiro do Sul); CER “Padre Mário Cavaretti Filho” (Jardim Altos de Pinheiros); CER “Padre Bernardo Plate” (Jardim Santa Lúcia); CER “Adelina Leite Amaral” (Vila Vicentina); CER “Ângelo Lorenzetti” (Jardim Altos de Pinheiros); CER “Clodoaldo Medina” (Parque Residencial Valle Verde); CER “Dona Cotinha de Barros” (Jardim Brasil); CER “José Ênio Casalecchi” (Parque Residencial Laura Molina); CER do Caic “Rubens Cruz II” (Jardim Roberto Selmi Dei – Setor III); CER do Caic “Ricardo Caramuru de Castro Monteiro” (Jardim Nova Araraquara); CER “Dona Eloá do Valle Quadros” (Vila Xavier); CER “Maria Barcarolla Filié” (Vila Melhado) e CER “Zilda Martins Pierre” (Jardim Paraíso).

 

Em relação ao caso da unidade da Vila Vicentina, Clélia informa que houve o desligamento de duas educadoras infantis do berçário e que, após solicitação da diretora da unidade, as vagas das funcionárias exoneradas foram preenchidas. Além disso, recentemente, outra servidora entrou em licença médica, sendo que a reposição da profissional foi requisitada em 24 de setembro e está em curso.

 

Ela ainda ressaltou que na ocasião das demissões houve a autorização de pagamento de horas extras para as educadoras em atuação na unidade atenderem às demandas do berçário enquanto as contratações estavam sendo finalizadas.

 

“É necessário salientar que o número de alunos hoje matriculados no CER ‘Adelina Leite Amaral’ é compatível com o número de educadores ativos. Portanto, a contratação em andamento terá o objetivo de possibilitar a ampliação do atendimento”, concluiu a secretária.

 

"A educação infantil é uma das bases mais importantes para o desenvolvimento de nossas crianças, e a falta de profissionais compromete a qualidade do ensino e o cuidado nas unidades escolares. Precisamos de um planejamento mais eficaz para suprir essas carências e garantir que todas as crianças de Araraquara recebam a atenção e o suporte necessário, sem sobrecarregar os educadores. Continuaremos fiscalizando e cobrando ações concretas para que o déficit seja resolvido o mais rápido possível”, explica o Angeli.


Publicado em: 20 de dezembro de 2024

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documento pede melhorias no trânsito da Vila Yamada

02 de dezembro de 2025

Em Indicação encaminhada à Prefeitura no final de novembro, o vereador Marcelinho (Progressistas) pede melhorias nas sinalizações vertical e horizontal de trânsito na Rua Imaculada Conceição, no tr...



Quiosque na USF do Jardim Maria Luiza precisa de controle de pragas

02 de dezembro de 2025

Em Indicação enviada à Prefeitura, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB), solicita medidas urgentes de dedetização e controle de pragas no quiosque localizado ao lado da Unidade de Saúde da Família (...



Secretários convocados pela Câmara serão ouvidos em Sessão Extraordinária nesta quarta-feira (3)

01 de dezembro de 2025

Dois secretários da Prefeitura estarão na Câmara nesta quarta-feira (3), às 14h30, para prestar esclarecimentos em uma Sessão Extraordinária. Carlos Alberto Ferreira, da pasta de Meio Ambiente, e V...



Veto do Executivo a emendas propostas ao Plano Plurianual será votado na Câmara nesta terça-feira (2)

01 de dezembro de 2025

A Câmara Municipal realiza, nesta terça-feira (2), a 44ª Sessão Ordinária da atual legislatura. A Ordem do Dia conta com dez projetos que deverão ser discutidos e votados. Existe a possibilidade de...



Regularização de débitos

01 de dezembro de 2025

A Procuradoria-Geral de Araraquara publicou um edital de transação destinado à regularização de débitos fiscais inscritos na dívida ativa e ainda não ajuizados. A medida oferece condições facilitad...



Geladeira de vacinas da USF Laranjeiras I precisa de atenção

01 de dezembro de 2025

Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), pede manutenção ou aquisição de uma nova geladeira para a Unidade de Saúde da F...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!