494
Na quarta-feira (4), o presidente da Câmara Municipal, vereador Tenente Santana (MDB), viabilizou e participou de uma reunião entre representantes do comércio local, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara (Sincomércio), Antonio Deliza Neto, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Araraquara (Acia), José Janone Júnior, o vice-prefeito Damiano Neto (Progressistas) e o prefeito Edinho Silva (PT), a fim de discutir alternativas para promover o crescimento do comércio de rua da cidade.
A principal alternativa apontada pelos comerciantes é a “liberdade” de horário de funcionamento, para poderem abrir aos domingos e feriados, o que, segundo eles, aumentaria as vendas. O prefeito esclareceu que a legislação municipal vigente já possibilita essa flexibilidade, mas as lojas precisam firmar uma convenção coletiva com os sindicatos para realizarem tal mudança, o que independe da Prefeitura.
Edinho sinalizou que a Prefeitura, via Secretaria Municipal de Cultura, pode contribuir, se for de interesse da maioria dos comerciantes, com apresentações artísticas e culturais na Rua Nove de Julho, a rua 2. “Podemos oferecer esse atrativo a mais para os consumidores. Além disso, também é possível, caso seja de comum acordo, proibir a passagem de veículos nesse trecho, criando um shopping a céu aberto, alinhando lazer e comércio, como acontece em outros municípios. Curitiba é um exemplo disso.”
O prefeito ainda sugeriu aos comerciantes encomendarem uma pesquisa científica para entender as mudanças na cultura de consumo e, assim, poderem traçar planos de ação mais eficientes.
Santana reconheceu a relevância das sugestões. “Se houver um acordo entre os comerciantes, fechar o trânsito da Rua 9 de julho, a Rua 2, aos sábados, por exemplo, pode ser interessante, e se o teste der certo, isso pode ser expandido.” Mesmo pensamento é compartilhado por Janone, que também achou válidas as ideias: “Algo precisa ser feito.”
Deliza lembrou que algumas lojas podem não concordar, pois receiam que sem a passagem de veículos, o movimento diminua. Contudo, os representantes do comércio disseram que farão uma consulta aos demais.
Os comerciantes aproveitaram para reivindicar mais segurança para a região e fiscalização em relação aos ambulantes irregulares. Santana afirmou que já encaminhou essas demandas à Guarda Municipal e à Polícia Militar.
“No geral, a discussão foi muito válida. Estou à disposição do comércio da cidade. Continuaremos os estudos e ações para melhorar o desempenho do setor”, concluiu o presidente da Câmara.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Mesmo após recentes mudanças viárias e na sinalização de trânsito, acidentes continuam sendo registrados no cruzamento da Rua Dr. Gennaro Granata com o Rodoanel Norte-Oeste Dr. Otávio Arruda Camarg...
Até essa sexta-feira (19) ficará interditado o trecho da Rua Vereador Mário Ananias, entre as ruas Fortunato Anselmo Plagiarini e Luiz Lavitola, na Chácara Flora, para a execução de obras de infrae...
A feira de empreendedores Aqa Criativa será atração neste domingo (21), na Praça das Bandeiras João Colturato “Zinho”, na região central de Araraquara, das 17h às 22h. Realizado pelo coletivo Aqa C...
Neste sábado (20), acontecerá a Feira “Tô em Casa”, no Parque Infantil, das 10h às 19h, com programação gratuita. O evento convida o público ao passeio e ao contato com a criatividade local, reunin...
Nesta quarta-feira (17) e quinta-feira (18), a unidade móvel da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) estará em Araraquara, das 9 às 18 horas, oferecendo plantão de atendimentos...
O Museu do Futebol e Esportes de Araraquara “Vicente Henrique Baroffaldi” estará fechado para visitação nos dias 22 e 23 de dezembro, em razão da realização de serviços de dedetização, descupinizaç...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.