2403
A expedição da Certidão Negativa de Débitos Municipais de Araraquara (CND) será emitida on-line. A novidade e celeridade no processo — antes demorava até dez dias para emissão — é uma iniciativa da Prefeitura atendendo pedido do vereador Edson Hel (PPS) e deve facilitar para o contribuinte que necessita do documento. Para emitir a CND, basta acessar o site da administração municipal (www.araraquara.sp.gov.br), na aba ‘Espaço do Cidadão’. Para o secretário de Gestão e Finanças, Donizete Simioni, a iniciativa representa grande avanço, uma vez que o contribuinte antes tinha que ir até a sede do Executivo para solicitar e retirar o documento. “Agora este serviço passa a ser online, ou seja, qualquer contribuinte pode através da internet, da comodidade de sua casa, entrar no site da Prefeitura e emitir seu documento”. Além dos cidadãos, quem comemorou a iniciativa foram os representantes de escritórios de contabilidade, que podem emitir o documento com maior rapidez para seus clientes. José Luciano Ulian Junior, do escritório Araraquara, afirma que a novidade proporciona economia de tempo, com a emissão via internet. “Agilizará nosso tempo, pois qualquer cadastro que vamos fazer para nossos clientes necessita da emissão da Certidão. Antigamente dávamos entrada e demorava até dez dias. No último período o prazo havia melhorado para um ou dois dias, através do sindicato e do vereador Edson Hel. A CND online representa a agilidade, tanto para empresa, quanto para o cliente”, definiu. Benedito Ribeiro, do escritório Audiplan, vai na mesma linha. “Vai melhorar muito nosso trabalho, em especial no atendimento ao cliente, que as vezes precisa emitir o documento e aí precisa vir preencher uma série de documentos, coletar assinaturas e protocolar. Tendo online é o fim da burocracia e facilita, pois, entrega para o cliente na hora”, afirmou. Sensível ao problema enfrentado pelos escritórios de contabilidade e população em geral, Edson Hel acredita que este é um problema superado. De acordo com o parlamentar, foram diversas reuniões, desde o início do ano, com o sindicato e representantes da Prefeitura, para que o novo sistema pudesse virar realidade. “Trabalhei na Prefeitura, na Sala do Empreendedor, e uma das demandas apresentadas pelos contadores era a emissão da CND via internet. Isso facilitará muito a vida dos contabilistas, pois as empresas que venham a participar de uma licitação, ou transação imobiliária, agora podem retirar de forma rápida e prática”, finalizou.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Em Requerimento encaminhado à Prefeitura em julho, o vereador Enfermeiro Delmiran (PL) pediu informações sobre o projeto da construção da Unidade de Saúde da Família (USF) “Selma Rita Canelas Ferra...
A Indicação nº 3471/2025, enviada à Prefeitura pelo vereador Paulo Landim (PT), sugere que sejam instalados painéis eletrônicos na entrada de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e de outras unida...
A quantidade de médicos pediatras atendendo atualmente na rede pública municipal de saúde foi tema do Requerimento nº 1220/2025, enviado pela vereadora Filipa Brunelli (PT) à Prefeitura. Por me...
O vereador Aluisio Boi (MDB) recebeu na tarde de sexta-feira (1º) representantes das empresas RM Locação de Caçambas, Rei da Caçamba e Morada Ambiental para tratar da colocação de lixo, inclusive o...
A Câmara Municipal de Araraquara realiza na quarta-feira (13), às 18h30, uma Audiência Pública para discutir a lei municipal que estabelece limite de até dez anos para o ano de fabricação de veícul...
Nesta sexta-feira (8), a feira de economia criativa GiraFeira apresenta uma edição especial, marcada pelos embalos dos anos 70 e 80: é a “GiraFeira Night Fever”, a ser realizada na Praça da Indepen...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.