Notícias



Araraquarenses pelo Mundo: Liniker

Em homenagem aos 205 anos de Araraquara, a Câmara Municipal preparou um especial com pessoas nascidas na cidade que fazem história

383


Em comemoração ao aniversário da cidade, a TV Câmara preparou a série Araraquara 205 anos: araraquarenses pelo mundo!” O especial conta, em cada episódio, a trajetória de araraquarenses que ajudam a construir a história da cidade e já foram reconhecidos dentro e fora das fronteiras do município e, até mesmo, do país. O nono e último episódio apresenta a carreira da cantora, compositora e atriz Liniker.

De Araraquara para o mundo, Liniker de Barros Ferreira Campos, a Liniker, é uma compositora e cantora, com um timbre versátil que transita com facilidade entre o grave e o agudo. Seu estilo também é muito diverso, passando pelo jazz, pelo soul e pelo samba.

Mulher trans, Liniker é uma referência dentro da causa.

Nascida em 1995, em Araraquara, em uma família de músicos, sua mãe, professora de samba-rock, foi sua principal inspiração. Em entrevista ao El País, Liniker afirma ter cantado pela primeira vez e reconhecido seu próprio talento na sexta série quando, a pedido de uma professora, se apresentou no Dia das Mães e todos ficaram impressionados.

Depois disso, decidiu fazer teatro nas Oficinas Culturais, passou no teste para interpretar o cachorro no musical Os Saltimbancos e não parou mais. Aos 15, começou a investir a fundo no canto.

Em 2014, Liniker cursou a Escola Livre de Teatro de Santo André. Ela começou a compor aos 16 anos e afirmou que suas principais influências eram Paula Lima (1971), Clube do Balanço, Originais do Samba e as cantoras estadunidenses Etta James (1938-2012) e Nina Simone (1933-2003).

Em 2015, o seu EP Cru, gravado em Araraquara de forma independente, com sua banda Os Caramelows, foi um sucesso na internet, sendo escutado mais de 5 milhões de vezes logo na primeira semana de lançamento.

Sua poesia aborda situações cotidianas da vida afetiva. Em 2016, Liniker e os Caramelows lançam o primeiro LP, Remonta. Algumas composições são baseadas em cartas de amor escritas por Liniker e nunca enviadas.

Em 2019, lançam Goela Abaixo, com 13 faixas, também sucesso no Brasil e no exterior.

Desde então, fez turnê por todo o país, nos EUA, Colômbia, Angola e diversos países da Europa. Já se apresentou em muitos programas de TV.

Em 2021, Liniker estreou na série “Manhãs de Setembro”, da Amazon Prime Video, como a protagonista Cassandra, uma mulher trans que luta para ser uma cantora de destaque, mas entra em conflito ao descobrir que teve um filho, fruto de um affair do passado. A segunda temporada tem estreia prevista para 2022.

Também em 2021, Liniker lança seu primeiro disco solo: Índigo Borboleta Anil, com oito canções de sua autoria e duas com parceiros como Mahmundi, Tássia Reis e Tulipa Ruiz e participação de Milton Nascimento. A turnê deste disco tem sido um sucesso, com shows esgotados.

Em setembro, Liniker se apresentará no Rock in Rio!

A vivência da cantora em Araraquara foi inspiração para o disco atual, em entrevista para o site Tracklist, a cantora afirma: “Nesse álbum, eu falo do ponto de vista do meu quintal. Das coisas que eu vi na minha família, das coisas que minha família me apresentou enquanto referência.”

Confira o vídeo no YouTube da TV Câmara.


Publicado em: 02 de setembro de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural – 09/05

09 de maio de 2025

              Música   No show “O Berço da Bossa”, Guca e Deni Domenico, pai e filho, dividem o palco num recital descontraído para mostrar toda a sua afinidade musical, desfiando um repertóri...



Oficina: fabricação de tintas

09 de maio de 2025

Como parte da programação do 22º Território da Arte de Araraquara, estão abertas as inscrições para a oficina “Fabricação de tintas com materiais naturais e históricos”, que será conduzida pelo art...



Adequações do Plano Diretor para atividades comerciais serão debatidas na Câmara

09 de maio de 2025

Criado em Araraquara pela Lei Complementar nº 350/2005, o Plano Diretor é o tema da Audiência Pública que será realizada no Plenário da Câmara na quarta-feira (14), às 18h30. A iniciativa é do vere...



CEI da Educação tem início na Câmara Municipal

08 de maio de 2025

  Na tarde de quarta-feira (07), os integrantes da Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Educação, vereadores Balda (Novo), Cristiano da Silva (PL), Guilherme Bianco (PCdoB) e Maria Paula (PT) s...



Nota de pesar pelo falecimento de Fernando César Câmara, o Galo

08 de maio de 2025

A Câmara Municipal de Araraquara manifesta profundo pesar pelo falecimento de Fernando César Câmara, carinhosamente conhecido como Galo, ocorrido nesta quarta-feira, 7 de maio de 2025. Nascido em...



Audiência Pública defende criação de política municipal para uso racional de medicamentos

07 de maio de 2025

Uma Audiência Pública realizada na Câmara abordou a necessidade de criação de uma política municipal para a promoção do uso racional de medicamentos. O evento foi realizado na tarde de segunda-feir...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!