Notícias



Atendimento do Centro de Testagem e Aconselhamento é detalhado em documento

Informações sobre o CTA, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, foram solicitadas pela vereadora Filipa Brunelli (PT)

Publicado por: Foto: Portal RCIA - Araraquara e Região

1067


O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, realizou 1.204 atendimentos a pacientes entre janeiro e junho deste ano, segundo informações enviadas pela Prefeitura em resposta a um requerimento da vereadora Filipa Brunelli (PT).

 

Foram 246 atendimentos em janeiro, 182 em fevereiro, 155 em março, 174 em abril, 234 em maio e 213 em junho. Os números são parecidos com o mesmo período do ano passado, quando 1.275 atendimentos foram realizados.

 

A unidade fornece testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C, Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), além de aconselhamentos.

 

O serviço com maior demanda neste ano foi relacionado ao HIV, com 1.206 procedimentos, seguido por hepatite B (1.035), sífilis (1.024), hepatite C (897), PrEP (389) e PEP (53).

 

A pedido da vereadora, também foi enviada uma lista de profissionais que trabalham no CTA, separados por função, horário de trabalho, entre outras informações:

- um enfermeiro pela manhã, um à tarde e outro afastado das funções;

- um técnico em enfermagem pela manhã, um à tarde e outro que está afastado;

- um funcionário administrativo que trabalha manhã e tarde;

- um assistente social que faz horário intermediário, das 9h às 15h;

- um médico infectologista no período da manhã;

- um psicólogo no período da manhã.

 

A resposta também informa a quantidade de insumos distribuídos pela unidade de janeiro até junho: 454 caixas de testes rápidos, 23.316 preservativos masculinos, 2.631 preservativos femininos, 2.000 unidades de gel lubrificante, 622 autotestes de HIV e 280 latas de fórmulas lácteas — utilizadas em substituição ao leite materno no caso de filhos de mães com HIV, com o objetivo de prevenir a transmissão do vírus.

 

“Nosso mandato tem atuado na fiscalização das políticas públicas de saúde, especialmente no que diz respeito à prevenção e ao enfrentamento das infecções sexualmente transmissíveis. O CTA é um serviço essencial para a garantia do cuidado e da promoção da saúde em Araraquara, e a transparência nos dados apresentados permite que possamos acompanhar de perto a qualidade dos atendimentos e a correta distribuição de insumos à população”, afirma Filipa.

 

No documento, a Prefeitura ainda menciona diversas ações de conscientização realizadas pelo CTA em eventos no município, incluindo o Carnaval, feiras realizadas em praças e outros programas. “O CTA está empenhado em fornecer acesso às suas ações ao maior número de pessoas possível, garantindo que a prevenção e o cuidado cheguem a todos os públicos, inclusive aqueles em contextos de maior exclusão social”, diz a resposta do Executivo, assinada pela subsecretária de Vigilância em Saúde, Alessandra Cristina do Nascimento.

 

Melhorias

Filipa afirma que, com o fechamento da sede própria do CTA e a transferência de suas atividades para o Serviço Especial de Saúde de Araraquara (Sesa), recebeu relatos de que algumas pessoas têm se sentido receosas em procurar pelo serviço. Essa foi a razão de solicitar informações para a Prefeitura.

 

“A resposta ao Requerimento evidencia, ainda, a necessidade de ampliação do quadro de profissionais da unidade e a ausência de um psicólogo para o acompanhamento das testagens, peça fundamental para assegurar um atendimento humanizado e integral. Diante desse cenário, estamos cobrando e fiscalizando a Secretaria Municipal de Saúde para que o CTA funcione com a qualidade que a população merece, com profissionais suficientes e estrutura adequada, garantindo que nenhuma política pública de prevenção e cuidado seja enfraquecida em nossa cidade”, conclui Filipa.


Publicado em: 26 de agosto de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova R$ 5 milhões para Saúde em Sessão Extraordinária

22 de dezembro de 2025

  A inclusão de R$ 5 milhões no orçamento da Prefeitura para investimentos na área da saúde foi o tema da 17ª Sessão Extraordinária da Câmara de Araraquara, realizada nesta segunda-feira (22)....



Documento pede informações sobre o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

19 de dezembro de 2025

Em Requerimento apresentado à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações completas e documentadas sobre a gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no exercício de...



Daae registra mais de 16 mil cortes de água nos primeiros nove meses de 2025

19 de dezembro de 2025

O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) realizou 16.318 interrupções no fornecimento de água em Araraquara entre janeiro e setembro de 2025. A informação foi detalhada em resposta ao Reque...



Mulher Segura (11/12)

19 de dezembro de 2025

O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...



Vacinação gestantes (11/12)

19 de dezembro de 2025

A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...



Fechado à visitação (22 e 23/12)

19 de dezembro de 2025

O Museu do Futebol e Esportes de Araraquara “Vicente Henrique Baroffaldi” estará fechado para visitação nos dias 22 e 23 de dezembro, em razão da realização de serviços de dedetização, descupinizaç...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!