Notícias



Audiência Pública na Câmara debaterá políticas de proteção aos animais em Araraquara

Iniciativa é de autoria do vereador Michel Kary (PL); discussões devem abordar criação de políticas públicas e prevenção de maus-tratos contra os animais

1194


Incluído no Calendário Oficial de Eventos em 2021, para conscientizar a população a respeito da proteção dos animais, o “Abril Laranja” será o tema da Audiência Pública que será realizada no Plenário Câmara, na próxima quinta-feira (24), a partir das 18h30.

 

O vereador Michel Kary (PL) é o autor da iniciativa, que debaterá assuntos como a prevenção de maus-tratos contra os animais, além da criação de políticas públicas voltadas ao segmento.

 

Segundo o parlamentar, protetores de animais procuram os gabinetes dos vereadores e apresentam denúncias de crueldade, abandono e aumento descontrolado da população de cães e gatos em diversos bairros, mesmo a cidade possuindo leis que regulam o comércio e criação, controlam a reprodução e protegem os animais comunitários, por exemplo.

 

“Trazer as discussões para a comunidade é fundamental, pois ajuda a promover uma construção legislativa mais assertiva de uma pauta tão sensível a tantas pessoas”, justifica Kary.

 

Foram convidados para a audiência Beatriz Mansur, coordenadora-executiva do Bem-Estar Animal; Ana Flavia Barreto, presidente da Comissão de Proteção e Defesa Animal da Ordem dos Advogados do Brasil de Araraquara (CPDAOAB) e membro Associação Patas de Ruas; Leandro Guidolin, secretário Municipal de Governo e Secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico e Turismo; Alessandra Siciliano, representante do Canil Siciliano, além de representantes do Bem-Estar Animal e da Vigilância Sanitária.

 

O evento será transmitido ao vivo pela TV Câmara, no canal 17 da rede a cabo Claro TV, Facebook e YouTube e será aberto para toda a população, que poderá participar presencialmente ou online, por meio de perguntas enviadas durante a Audiência Pública nas redes sociais da Câmara. Serão encaminhadas à presidência dos trabalhos todas as mensagens pertinentes ao tema em discussão para serem respondidas pelos debatedores presentes no Plenário.

 

Abril Laranja – Mês de prevenção à crueldade contra os animais

Criado nos Estados Unidos pela Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade a Animais (ASPCA) em 2006, o “Abril Laranja” surgiu como uma forma de conscientizar e alertar a população sobre o respeito a necessidades básicas dos animais, que envolvem desde alimentação adequada, abrigo, cuidados veterinários e exercícios físicos.

 

No Brasil, maltratar animais é crime previsto por lei, com penalidades que vão desde a prisão do infrator, pagamento de multa, até a inclusão do nome do culpado no registro de antecedentes criminais.

 

Em Araraquara, a Lei nº 10.184/2021 incluiu a data no calendário oficial de eventos do município, visando a promover ações que tragam proteção e qualidade de vida aos animais; divulgar formas de se denunciar maus-tratos a animais; sensibilizar a população de Araraquara sobre a importância da saúde, proteção, direitos dos animais e acerca dos principais tipos de maus-tratos por meio de palestras, seminários e eventos; estimular a adoção e a guarda responsável de animais domésticos; propiciar espaços para informação e convivência; estimular campanhas informativas de castração, chipagem e tutela responsável de animais, entre outras.


Publicado em: 16 de abril de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documento cobra medidas para reduzir impacto de novo residencial em rede de saúde e educação

16 de dezembro de 2025

Por meio do Requerimento nº 2250/2025, enviado à Prefeitura, a vereadora Fabi Virgílio (PT) questiona se existe planejamento para implantação de unidades de saúde, educação, cultura ou segurança pú...



Após troca de aparelho, Prefeitura diz que problemas com raio-X nas UPAs foram resolvidos

16 de dezembro de 2025

Em resposta a um requerimento de autoria do vereador João Clemente (Progressistas), a Prefeitura afirma que novos problemas relacionados com a quebra de aparelhos de raio-X não devem ocorrer na red...



Manutenção e troca de lâmpadas da iluminação pública são alvo de questionamentos

16 de dezembro de 2025

Em Requerimento encaminhado à Prefeitura, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) solicita informações sobre a execução do serviço de manutenção e troca de lâmpadas da iluminação pública em Araraquara....



Câmara vota abertura de crédito de R$ 2 milhões para Saúde em Sessão Extraordinária nesta quinta-feira (17)

16 de dezembro de 2025

  A Câmara Municipal realiza, nesta quinta-feira (17), às 15h15, a 16ª Sessão Extraordinária da atual legislatura. Na pauta, consta apenas uma proposta.   De autoria da Prefeitura, o Projeto de...



Moradores pedem reforço em fiscalização de ambulantes no Jardim Adalberto Roxo

16 de dezembro de 2025

A intensificação da fiscalização de vendedores ambulantes ao longo da Avenida Pablo Picasso, no Jardim Adalberto Roxo, motivou o vereador Aluisio Boi (MDB) a encaminhar a Indicação nº 5636/2025 à P...



Adequações no trânsito do Jardim do Bosque são solicitadas à Prefeitura

16 de dezembro de 2025

Dois pedidos para melhorias no trânsito do Jardim do Bosque foram enviados à Prefeitura pelo vereador e presidente da Câmara Municipal, Rafael de Angeli (Republicanos).   As sugestões foram ouvid...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!