Notícias



Câmara homenageia Uniara com Diploma de Reconhecimento Público

Indicação foi feita pela vereadora Juliana Damus (Progressistas); Diploma foi entregue por ela e pelo vereador Jéferson Yashuda (PSDB)

623


O vereador Jéferson Yashuda (PSDB) e a vereadora Juliana Damus (Progressistas) entregaram no dia 22 de dezembro o Diploma de Reconhecimento Público à Universidade de Araraquara (Uniara). Em um ato simples, devido à pandemia do novo coronavírus, seguindo os protocolos sanitários, a honraria foi entregue à doutora Cynthia Mauro Piratelli, coordenadora do curso de Medicina, que representou a Reitoria da universidade.

A outorga foi conferida pelos 50 anos da Uniara, por meio do Decreto Legislativo nº 1.012, de 31 de julho de 2018, por ato da Mesa Diretora da Câmara, presidida à época por Yashuda, por indicação feita pela vereadora Juliana Damus. A história da Uniara teve início com a criação da Associação São Bento de Ensino, em 1968, com os cursos de Administração Ciências Econômicas, completando seu cinquentenário em 19 de julho de 2018.

Os parlamentares ressaltaram a justa homenagem. “A educação é o melhor caminho para reestruturar o país e a Uniara, ao longo dessas cinco décadas, tem contribuído de modo indelével para a educação de diversas gerações, sendo hoje uma das instituições de ensino superior mais conceituadas do país”, disse Yashuda.

Ex-aluna da Uniara, formada em Administração e MBA de Gestão de Projetos, Juliana destacou que 50 anos não é pouca coisa. “São milhares de profissionais formados. A Uniara faz parte da história de Araraquara e também da minha vida. O crescimento da Uniara é norteado pela seriedade e comprometimento com a educação de qualidade”, declarou a vereadora.

A doutora Cynthia agradeceu a homenagem da Câmara Municipal de Araraquara. “Me sinto lisonjeada e agradeço muito em nome da Reitoria. A Uniara tem uma história de vida, de educação na cidade e de parcerias com o município” declarou. Posteriormente, Cynthia levou pessoalmente o Diploma de Reconhecimento Público ao pai dela, o professor doutor Luiz Felipe Cabral Mauro, reitor da Uniara.

 

Uniara – 50 anos

Com a criação da Associação São Bento de Ensino (ASBE), em 1968, foi inaugurada uma etapa que transformou o ensino superior de Araraquara e região. Naquele ano, o MEC avalizou a criação da Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas de Araraquara, com os cursos de Administração e Ciências Econômicas. Pouco depois, em 1970, foi autorizada a Faculdade de Direito de Araraquara e, em 1971, a Faculdade de Educação de Araraquara (que em 1974 se transformaria na Faculdade de Educação e Estudos Sociais de Araraquara). Diante dessa expansão, foi fundada em 1972 a Federação das Faculdades Isoladas de Araraquara (Fefiara), que passou a congregar as faculdades então existentes.

Em 1997, a instituição conseguiu o seu credenciamento como Centro Universitário, ganhando autonomia para novas perspectivas de crescimento. A Uniara hoje é referência no ensino superior em nossa região e tem aumentado seu alcance com os mais de 200 cursos de pós-graduação na modalidade de ensino a distância. Em 15 de julho de 2016 o Ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho, pela Portaria Ministerial nº 612, autorizou o funcionamento da Universidade de Araraquara (Uniara).

Hoje, a Uniara é uma das maiores e mais conceituadas instituições de Ensino Superior do país. Oferece 35 cursos de graduação, cinco cursos de mestrado, dois de doutorado, onze cursos de graduação em Ensino à Distância e inúmeros cursos de pós-graduação em Ensino à Distância, abrigando centenas de funcionários e milhares de alunos.


Publicado em: 30 de dezembro de 2020

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Saúde esclarece situação de ambulâncias do município

17 de dezembro de 2025

Em novembro, o vereador Marcelinho (Progressistas) pediu informações à Prefeitura sobre a frota municipal de ambulâncias que estão atualmente em manutenção, seja em oficinas mecânicas ou em serviço...



Documentos pedem melhorias de trânsito em cruzamentos na Vila Xavier e na Vila Harmonia

17 de dezembro de 2025

Em dois documentos encaminhados recentemente à Prefeitura, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), sugere estudos técnicos de trânsito em dois cruzamentos da cidade.   O...



Documento cobra medidas para reduzir impacto de novo residencial em rede de saúde e educação

16 de dezembro de 2025

Por meio do Requerimento nº 2250/2025, enviado à Prefeitura, a vereadora Fabi Virgílio (PT) questiona se existe planejamento para implantação de unidades de saúde, educação, cultura ou segurança pú...



Após troca de aparelho, Prefeitura diz que problemas com raio-X nas UPAs foram resolvidos

16 de dezembro de 2025

Em resposta a um requerimento de autoria do vereador João Clemente (Progressistas), a Prefeitura afirma que novos problemas relacionados com a quebra de aparelhos de raio-X não devem ocorrer na red...



Manutenção e troca de lâmpadas da iluminação pública são alvo de questionamentos

16 de dezembro de 2025

Em Requerimento encaminhado à Prefeitura, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) solicita informações sobre a execução do serviço de manutenção e troca de lâmpadas da iluminação pública em Araraquara....



Câmara vota abertura de crédito de R$ 2 milhões para Saúde em Sessão Extraordinária nesta quinta-feira (17)

16 de dezembro de 2025

  A Câmara Municipal realiza, nesta quinta-feira (17), às 15h15, a 16ª Sessão Extraordinária da atual legislatura. Na pauta, consta apenas uma proposta.   De autoria da Prefeitura, o Projeto de...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!