388
A Comissão Permanente de Tributação, Finanças e Orçamento da Câmara Municipal deu início, na tarde da segunda-feira (19), ao ciclo de debates sobre a Lei Diretrizes Orçamentárias (LDO), prévia do orçamento de 2015. As audiências públicas seguirão até 23 de maio, sexta-feira. O vereador Adílson Vital (PV) coordenou os trabalhos.
O ciclo teve início com Roberto Pereira, secretário municipal da Fazenda. Na sequência, falaram representantes das secretarias de Negócios Jurídicos, Administração, Governo, Comunicação, e Desenvolvimento Ciência, Tecnologia, Turismo e Desenvolvimento Sustentável.
Nesta terça-feira, a partir das 9 horas, falarão representantes das Secretarias da Cultura, Esportes, Educação, Assistência e Desenvolvimento Social, Agricultura e Fundesport; às 14h30, será a vez de Desenvolvimento Urbano, Habitação, Meio Ambiente, Articulação e Participação Popular e Daae. Dia 23 de maio, às 14h30, o ciclo será encerrado com Obras e Serviços Públicos, Saúde, Trânsito e Transportes, Segurança e Fundart.
Orçamento
Para 2015, a Prefeitura projeta orçamento de R$ 658 milhões, valor 10% superior ao previsto para este ano. De acordo com Roberto Pereira, o aumento se justifica pela “tendência de crescimento verificada para nossa cidade nos últimos anos”. O secretário afirma que “anualmente Araraquara vem crescendo acima da inflação e estamos confiantes na manutenção desta tendência”.
Para Pereira, “o que estamos verificando é um crescimento não apenas da economia, mas do município como um todo”. Ele exemplifica com a projeção de 225 mil habitantes para 2015. “Isso representa aumento de renda e incremento da economia. Mas é preciso lembrar que a LDO é uma prévia da LOA [Lei Orçamentária Anual], por isso, esta projeção pode ser alterada”, diz.
O secretário observa que a dívida da Prefeitura está diminuindo. “Já conseguimos diminuir de dezembro (de 2013) para cá e estamos trabalhando para reduzir cada vez mais”, frisa. Pereira ressalva que “ainda não reduzimos como queríamos, mas projetamos entregar o governo sem nenhuma dívida sem lastro”.
O ciclo de audiências cumpre o determinado pela Lei Complementar 101/2000, a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A LDO traça diretrizes para a elaboração da LOA e tem, entre outros objetivos, assegurar o equilíbrio fiscal das contas públicas, dispor sobre alteração na legislação tributária.
A Comissão Permanente de Tributação, Finanças e Orçamento é composta pelos vereadores Edna Martins (PV), Pastor Raimundo (PP) e Roberval Fraiz (PMDB).
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A inclusão de R$ 5 milhões no orçamento da Prefeitura para investimentos na área da saúde foi o tema da 17ª Sessão Extraordinária da Câmara de Araraquara, realizada nesta segunda-feira (22)....
Em Requerimento apresentado à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações completas e documentadas sobre a gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no exercício de...
O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) realizou 16.318 interrupções no fornecimento de água em Araraquara entre janeiro e setembro de 2025. A informação foi detalhada em resposta ao Reque...
O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...
A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...
O Museu do Futebol e Esportes de Araraquara “Vicente Henrique Baroffaldi” estará fechado para visitação nos dias 22 e 23 de dezembro, em razão da realização de serviços de dedetização, descupinizaç...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.