Notícias



Capacitação continuada, selo antirracista e documentos históricos são discutidos em encontro da frente antirracista

Comissão Especial de Estudos denominada Frente Parlamentar Antirracista é formada pelos vereadores Guilherme Bianco (PCdoB), João Clemente (PSDB) e Thainara Faria (PT)

1368


Na quinta-feira (29), a Comissão Especial de Estudos denominada Frente Parlamentar Antirracista, formada pelos vereadores Guilherme Bianco (PCdoB), João Clemente (PSDB) e Thainara Faria (PT), esteve reunida. O encontro também contou com a presença da coordenadora executiva de Políticas Étnico Raciais de Araraquara, Alessandra Laurindo, e do presidente do Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo (Comcedir), Fábio Mahal da Silva Gonçalves.

 

Durante o debate, foi mencionada a importância da escuta qualitativa dos representantes da comunidade negra do município que auxiliaram a frente na realização de ações possíveis e reais. Além disso, os parlamentares também trataram sobre demandas como capacitação continuada, selo antirracista e revisões de títulos e documentos históricos.

 

Thainara reforçou que a frente deve se manter aberta e atenta a escutar outros movimentos e grupos que busquem contribuir para o bom desempenho dos trabalhos. “Podemos pensar, junto com a Escola do Legislativo, capacitações sobre a temática”, defendeu.

 

Alessandra pontuou a estruturação e fortalecimento do selo antirracista, aos moldes do que já acontece em São Paulo, assim como o fortalecimento, fiscalização e concretização do Plano Municipal de Igualdade Racial nas mais diversas esferas.

 

Clemente lembrou a importância do uso de documentos históricos que tratam da propriedade e negociação de pessoas que foram escravizadas na cidade de Araraquara (escrituras de compra, venda, inventário e doações), que hoje se encontram sob as prerrogativas da OAB Araraquara, para auxiliar na elaboração das proposituras. Alessandra defendeu que os documentos sejam alocados em um espaço público, tais como a Biblioteca do Centro de Referência Afro "Mestre Jorge" e/ou a Biblioteca Municipal Mário Andrade.

 

Bianco sinalizou que tais ações e ideações devem estar presentes também na Lei Orçamentária Anual (LOA), garantindo recursos para a sua concretização.

 

Por fim, Gonçalves parabenizou uma ação recente que promoveu um encontro entre uma servidora do Centro de Referência Afro e a equipe de um CER. “Houve diálogo e construção de um novo olhar dos funcionários sobre a temática dos cabelos crespos, cuidados e afeto. Essas ações são importantes e urgentes para concretizar as premissas do Plano Municipal de Igualdade Racial, assim como as demais diretrizes que o norteiam”, finalizou.


Publicado em: 07 de outubro de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Críticas a encerramento do ensino integral de escolas e mobilização por reversão marcam Audiência Pública

19 de novembro de 2025

  A Audiência Pública a respeito do possível fechamento do ensino integral da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Gilda Rocha de Mello e Souza” e do Centro de Educação e Recreação (CER)...



Programa ‘Mulheres Guardiãs: Lideranças na Prevenção de Riscos’ é aprovado na Câmara

19 de novembro de 2025

Durante a Sessão Ordinária da última terça-feira (18), foi aprovado o projeto que institui em Araraquara o programa municipal “Mulheres Guardiãs: Lideranças na Prevenção de Riscos”, para fomentar a...



Agenda Cultural – 19/11

19 de novembro de 2025

Consciência Negra Na quinta-feira (20), Dia da Consciência Negra e dos Orixás, acontece a Marcha da Consciência Negra 2025, com o tema “Reparação e Justiça Social pelo Bem Viver do Povo Negro”. A...



Agenda Esportiva – 19/11

19 de novembro de 2025

Futebol feminino Pela final da Copa do Brasil Feminina, as Guerreiras Grenás enfrentam o Palmeiras na quinta-feira (20), às 15h30, na Fonte Luminosa, com transmissão da TV Globo, da NSports e do s...



USF do Parque das Laranjeiras necessita de reforma emergencial

19 de novembro de 2025

Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, os 18 vereadores da Câmara Municipal de Araraquara pedem reforma emergencial da Unidade de Saúde da Família “Dr. Wilson Antunes Pereira” – Parque...



Vereadores sugerem campanha municipal de conscientização sobre a ludopatia

19 de novembro de 2025

A ludopatia, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um transtorno mental e classificada no Código Internacional de Doenças (CID), apresenta mecanismos neurológicos semelhantes aos...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!