Notícias



Centro de Autismo de Araraquara precisa de ampliação para aumentar atendimentos

Vereador Aluisio Boi (MDB) está dando andamento a esta e outras demandas

1869


O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Aluisio Boi (MDB), recebeu em seu gabinete, na tarde da terça-feira (4), Karina Maia, gestora do Centro Municipal de Referência do Autismo de Araraquara, para ouvir sobre as atividades, os projetos e as necessidades da instituição.

A gestora falou sobre o trabalho do centro, que é referência para todo o estado de São Paulo. Segundo ela, mesmo com a alta demanda, as atividades desenvolvidas com as crianças resultam em apoio e inserção na sociedade. O Centro Municipal de Referência do Autismo de Araraquara ganhou mais funcionários, proporcionando mais qualidade no acolhimento. Com grande procura e uma fila de pedidos de atendimento, ela gostaria de ter mais espaço físico. “Apesar de utilizarmos o Centro de Reabilitação, que fica imediatamente ao lado, enfrentamos problemas com as crianças. Ótimo seria se conseguíssemos mais três salas para abrigar mais crianças autistas no nosso espaço”, disse Karina.

Outro ponto importante ressaltado pela gestora foi o trabalho com os pais e cuidadores, que são capacitados para dar continuidade em casa ao tratamento terapêutico das crianças. A capacitação é um acalanto para as famílias e, segundo ela, “quando percebem que dão conta de tudo é maravilhoso. É a construção em conjunto e uma estratégia que alcança ótimos resultados”, disse, apontando que a tríade clínica/família/escola é primordial para o sucesso do acompanhamento das crianças e adolescentes e que a parceria com a Secretaria da Educação é muito forte.

A pedido de Boi, Karina trouxe um documento citando a importância do esporte para pessoas com autismo. “Eu pedi para que ela me posicionasse sobre a prática esportiva, pois acredito que o esporte pode ter um papel fundamental para o desenvolvimento de pessoas com autismo”, apontou Boi.

Ele foi informado de que, de acordo com especialistas, estudos mostram que a prática de exercícios auxilia no desenvolvimento da capacidade comunicativa, na redução de comportamento antissocial, bem como na diminuição de comportamentos que demonstram inadaptação e agressividade em autistas. As atividades esportivas contribuem para a inclusão, proporcionando evolução cognitiva e do condicionamento físico das crianças.

“Com base nessas informações, vou marcar um encontro entre os responsáveis pelo Centro Municipal de Referência do Autismo de Araraquara, a secretária de Esportes e Lazer e a secretária de Cultura para a elaboração de um projeto para levar em frente essa iniciativa. Assim, viria a somar, pois as crianças fariam outras atividades, além da terapia diária. E vou abordar esses assuntos diretamente com o prefeito”, ressaltou Boi.

Ao final da reunião, a gestora disse que os serviços do centro estão caminhando muito bem, sendo citados, inclusive, em Londres, em sua participação em uma palestra online sobre autismo. A questão da segurança também foi levantada, quando pediu a instalação de portão eletrônico com interfone, visando maior controle sobre entrada e saída.

De imediato, Boi encaminhou a Indicação nº 75/2022 ao Executivo, solicitando a instalação do equipamento.


Publicado em: 05 de janeiro de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Semana Maçônica de Araraquara e Região é incluída no calendário de eventos do município

12 de fevereiro de 2026

  Em Sessão Ordinária realizada na terça-feira (10), o Plenário da Câmara aprovou a inclusão da Semana Maçônica de Araraquara e Região no Calendário Oficial de Eventos de Araraquara. O projeto foi...



Câmara tem expediente suspenso durante Carnaval; Quarta-feira de Cinzas tem horário reduzido

12 de fevereiro de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara informa que o expediente da Casa de Leis estará suspenso durante o período de Carnaval. Na segunda-feira (16) e na terça-feira (17) não haverá funcionamento do Legi...



Dia Municipal da Biblioterapia é incluído no Calendário Oficial de Eventos de Araraquara

12 de fevereiro de 2026

A Câmara aprovou, em sessão realizada na última terça-feira (10), o Projeto de Lei nº 18/2026, que cria oficialmente o “Dia Municipal da Biblioterapia”. A celebração acontecerá anualmente em 30 de...



Combate à ciberpedofilia é reforçado com aprovação de Projeto de Lei na Câmara

12 de fevereiro de 2026

  A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, na Sessão Ordinária de terça-feira (10), o Projeto de Lei nº 234/2025, que cria a Política Municipal de Prevenção e Enfrentamento à Ciberpedofilia. A pr...



Transportadores escolares

12 de fevereiro de 2026

A Prefeitura Municipal informou que, por meio do setor competente, está notificando todos os transportadores escolares devidamente cadastrados sobre a obrigatoriedade de retirada do Selo de Autoriz...



Carnaval e prevenção

12 de fevereiro de 2026

De sábado (14) a terça-feira (17), a equipe do Programa Municipal de IST/HIV/Aids de Araraquara estará nas ruas durante o Carnaval 2026 – Tradição da Alegria para reforçar a prevenção às Infecções...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!