Notícias



Centro de Referência do Autismo – transformação de aspiração em realidade

Vereador Aluisio Boi (MDB) reconheceu importância da instituição por meio de Requerimento

1496


A visita que o presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Aluisio Boi (MDB), fez ao Centro Municipal de Referência do Autismo de Araraquara, na tarde da segunda-feira (30), foi carregada de emoção, ao ver o que um embrião revolucionário se tornou.

O parlamentar entregou em mãos o Requerimento nº 775/2021, em homenagem à comemoração de um ano da inauguração do Centro. Em um prédio projetado especialmente para acolher os pacientes, a unidade atende atualmente 90 pessoas em acompanhamento semanal nas diversas terapias ofertadas, além do público que chega toda a semana e é habilitado pelo Ministério da Saúde, em uma região que engloba cerca de um milhão de pessoas.

Boi conheceu as dependências, muito bem distribuídas e equipadas, e ouviu da gestora, Karina Maia, que esse é o primeiro Centro de Referência do Autismo do estado de São Paulo, 100% SUS, e que Araraquara é um dos poucos municípios a emitir a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo.

Para a gestora, a carteirinha foi uma vitória para as crianças e para as famílias, cujo objetivo é garantir atenção integral e prioridade no atendimento e no acesso a serviços públicos e privados, em especial na saúde, na educação e na assistência social. “Estamos recebendo consultas de várias cidades sobre nosso serviço. Um exemplo é Praia Grande, no litoral de São Paulo, que quer implantar um centro de atendimento, tendo o nosso como parâmetro”, disse Karina.

Luiz Armado Garlippe, gerente de reabilitação, também recepcionou o vereador Boi em um local com estrutura completa e pensada para atender crianças, jovens e adultos e explicou em detalhes todo o trabalho que é executado por sua equipe. “Todos que aqui chegam são acolhidos e recebem acompanhamento especializado. Os funcionários são muito dedicados e, com isso, estamos conseguindo um ótimo resultado. Nosso próximo projeto é a Educação Familiar, que será iniciado em breve, para que as famílias sejam inseridas no contexto e ganhem conhecimentos sobre como devem proceder com suas crianças”, explicou.

Boi se mostrou tocado pelo empenho da equipe e pela condição de excelência que foi alcançada, no tratamento dos autistas. “O trabalho de acolhimento, orientação e atendimento que é feito aqui é especial. Eu vi todos os equipamentos, todas as salas preparadas para atender muito bem nossas crianças e me emocionei com as histórias de vida que ouvi aqui hoje e com uma frase que faz a gente refletir: quando são discriminadas ou maltratadas, por falta de conhecimento ou por maldade mesmo, as nossas crianças autistas não sabem o que está acontecendo. Elas não sofrem porque não entendem. Quem enfrenta tudo são os pais. Apesar de sentirem uma dor que rasga o peito, não desistem”, frisou Boi.

O parlamentar colocou a Câmara à disposição do Centro Municipal de Referência do Autismo de Araraquara, que tem demanda crescente, mas que precisa ampliar a área física. “De momento, a alternativa que temos é conseguir verba de Emendas Parlamentares. Vamos encaminhar solicitação aos nossos deputados, para agilizar a construção de um espaço maior e bem estruturado, pois como fomos informados, a procura é grande e aumenta semanalmente”, reforçou Boi, que parabenizou àqueles que sonharam, lutaram e transformaram uma aspiração em algo concreto, que revolucionou o tratamento e acompanhamento dos autistas da região.


Publicado em: 31 de agosto de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documento cobra medidas para reduzir impacto de novo residencial em rede de saúde e educação

16 de dezembro de 2025

Por meio do Requerimento nº 2250/2025, enviado à Prefeitura, a vereadora Fabi Virgílio (PT) questiona se existe planejamento para implantação de unidades de saúde, educação, cultura ou segurança pú...



Após troca de aparelho, Prefeitura diz que problemas com raio-X nas UPAs foram resolvidos

16 de dezembro de 2025

Em resposta a um requerimento de autoria do vereador João Clemente (Progressistas), a Prefeitura afirma que novos problemas relacionados com a quebra de aparelhos de raio-X não devem ocorrer na red...



Manutenção e troca de lâmpadas da iluminação pública são alvo de questionamentos

16 de dezembro de 2025

Em Requerimento encaminhado à Prefeitura, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) solicita informações sobre a execução do serviço de manutenção e troca de lâmpadas da iluminação pública em Araraquara....



Câmara vota abertura de crédito de R$ 2 milhões para Saúde em Sessão Extraordinária nesta quinta-feira (17)

16 de dezembro de 2025

  A Câmara Municipal realiza, nesta quinta-feira (17), às 15h15, a 16ª Sessão Extraordinária da atual legislatura. Na pauta, consta apenas uma proposta.   De autoria da Prefeitura, o Projeto de...



Moradores pedem reforço em fiscalização de ambulantes no Jardim Adalberto Roxo

16 de dezembro de 2025

A intensificação da fiscalização de vendedores ambulantes ao longo da Avenida Pablo Picasso, no Jardim Adalberto Roxo, motivou o vereador Aluisio Boi (MDB) a encaminhar a Indicação nº 5636/2025 à P...



Adequações no trânsito do Jardim do Bosque são solicitadas à Prefeitura

16 de dezembro de 2025

Dois pedidos para melhorias no trânsito do Jardim do Bosque foram enviados à Prefeitura pelo vereador e presidente da Câmara Municipal, Rafael de Angeli (Republicanos).   As sugestões foram ouvid...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!