Notícias



Centro Espírita Luz e Caridade recebe Diploma de Honra ao Mérito na Câmara

Homenagem é de autoria do vereador Alcindo Sabino (PT) e foi entregue em Sessão Solene na noite de sexta-feira (1º)

886


Os 88 anos de história do Centro Espírita Luz e Caridade de Araraquara foram reconhecidos pela Câmara com a entrega do Diploma de Honra ao Mérito em Sessão Solene na noite de sexta-feira (1º), no Plenário do Legislativo. A honraria é de autoria de Alcindo Sabino (PT) e foi aprovada pelos demais vereadores.

 

O centro espírita foi fundado em 15 de janeiro de 1937 e tem uma trajetória de dedicação ininterrupta à assistência social e espiritual, consolidando-se como uma referência na cidade e na região.

 

Dentre as ações desenvolvidas, destacam-se a doação de cestas básicas, roupas e medicamentos, beneficiando cerca de 1.350 pessoas mensalmente. A instituição se mantém em atividade por meio de doações, da venda de livros e da realização de eventos beneficentes.

        

“Eu me sinto muito honrado por estar aqui nesta noite e poder ofertar esse título a vocês”, afirmou Alcindo. O vereador relembrou que conheceu o centro espírita por meio da comunidade terapêutica Recanto do Senhor, na qual foi diretor e voluntário. “Foi lá que eu aprendi o valor de cuidar de gente, de cuidar das pessoas”, complementou o autor da homenagem.

 

O presidente do Centro Espírita Luz e Caridade, Sérgio Luiz Sanchez, agradeceu ao Legislativo e a todos os funcionários e voluntários da instituição. “É uma belíssima homenagem que muito nos honra e que é dedicada a todos aqueles que trabalharam e trabalham por um mundo melhor, dedicando amor ao seu próximo. O mundo será muito mais justo e solidário se chegarmos todos juntos ao final dessa maratona. Aí, sim, a vitória será justa”, declarou.

 

“Eu me sinto bastante honrado e grato a Deus e ao Cristo por fazer uma parte pequena, bem pequena, dessa linda história que foi construída por pessoas nobres, de espírito corajoso e perseverante, como foram seus fundadores”, completou o presidente da instituição.

 

Representando os colaboradores e voluntários do centro espírita, Paulo Roberto Previdelli relatou sua experiência atuando na instituição e falou sobre a importância desse trabalho para a sociedade de Araraquara.

 

“O trabalho do centro, de fato, tem um significado marcante, porque somente o fato de rezar, de orar — que é extremamente importante —, não alimenta o estômago do necessitado, não fornece o remédio para a saúde da pessoa debilitada. Nós precisamos unir as duas coisas. E este centro soube fazer isso durante toda a sua existência”, destacou.

 

Previdelli ainda agradeceu à Câmara pela sensibilidade da homenagem. “Na minha visão, homens públicos, como os aqui presentes, também são responsáveis por cuidar das pessoas. E isso inclui reconhecer todas aquelas entidades que se somam aos esforços do município, do estado ou da nação na construção de um país mais justo, solidário e humano.”

        

O vereador Marcão da Saúde (MDB) também esteve presente na Sessão Solene, assim como integrantes e voluntários do centro espírita.

 

O evento foi transmitido ao vivo pela TV Câmara e pode ser reassistido na íntegra pelo Facebook e pelo YouTube.

 

Trajetória

A história da instituição começou a ser traçada em 1934, com a chegada do casal Jovenal Guimarães e Guilhermina Machado Guimarães à cidade. Eles vieram de Ribeirão Preto com o propósito de difundir o espiritismo em Araraquara.

 

Inicialmente, os atendimentos ocorriam na residência deles, mas, com o crescimento da procura, tornou-se necessário alugar um espaço maior e, posteriormente, formalizar a instituição.

 

Desde então, o centro consolidou-se como uma entidade de referência regional, firmando sua sede na Rua Expedicionários do Brasil (Rua 8), nº 1850, na região central de Araraquara.

 

Em reconhecimento à sua história e sua relevância comunitária, o centro espírita foi declarado de utilidade pública em 2017.


Publicado em: 04 de agosto de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Secretário explica readequações na Educação e nega fechamento de escolas em Araraquara

05 de novembro de 2025

O secretário municipal da Educação, Fernando Diana, negou que escolas serão fechadas em Araraquara. O que existe por parte da Prefeitura, segundo ele, é uma proposta de readequações de espaços em d...



Telhado do Ginásio de Ginástica Artística precisa de manutenção, aponta documento

05 de novembro de 2025

A Indicação nº 5073/2025, enviada pelo vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), à Prefeitura, pede que seja realizado serviço de manutenção no telhado do Ginásio de Ginástica...



Em Sessão Extraordinária, Câmara aprova LOA 2026 em segundo turno

05 de novembro de 2025

A Câmara de Araraquara aprovou, em segundo turno, a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2026, na tarde desta quarta-feira (5), na 12ª Sessão Extraordinária – o texto segue agora para sanção do prefei...



Insulinas e lancetas foram distribuídas a 4200 pacientes no primeiro semestre, afirma Saúde

05 de novembro de 2025

No primeiro semestre deste ano, 4.200 pacientes receberam insulina e lancetas para monitoramento de glicemia, informou a Secretaria de Saúde em resposta ao Requerimento nº 1672/2025, de autoria da...



Documento pede informações sobre frota de ônibus do transporte coletivo de Araraquara

05 de novembro de 2025

Informações detalhadas sobre a frota de veículos em operação no transporte coletivo de Araraquara foram solicitadas à Prefeitura pelo vereador Marcelinho (Progressistas), por meio do Requerimento n...



GiraFeira (09/11)

05 de novembro de 2025

A Praça dos Advogados, localizada na Rua Napoleão Selmi Dei, entre as avenidas Dr. Agostinho Tucci e Casemiro Perez, na Vila Harmonia, recebe no domingo (9), das 16 às 21 horas, mais uma edição da...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!