718
O vereador Gerson da Farmácia (PMDB) visitou na segunda-feira (8) a Unidade de Saúde da Família – “João Francisco Alves”, que atende 2.400 famílias, no Parque das Laranjeiras em Araraquara, a fim de escutar as demandas apontadas pelos servidores. “Como presidente da Comissão de Saúde, tenho o compromisso de apurar a situação dos postos e solicitar melhorias ao Executivo em prol da população”, destacou o parlamentar.
Um dos problemas apontados pelos funcionários é a falta de dentista na unidade. “Nós temos um consultório montado, com equipamento novo, mas não podemos atender as pessoas por falta de mão-de-obra. Os pacientes são encaminhados à UPA”, relatou uma técnica de enfermagem.
Outra demanda é em relação a instalação de toldos no quiosque, onde são realizadas atividades esportivas e culturais, como zumba, alongamento e curso de artesanato, pois em dias de chuva ou frio intenso não é possível utilizar o espaço.
Os servidores também ressaltaram a necessidade de uma cobertura na entrada da unidade. No início da manhã, os servidores não conseguem enxergar para atender os pacientes na recepção, pois a claridade do sol é muito forte.
Cupim em armários da sala expurgo e no consultório odontológico é outro apontamento. Por isso, os funcionários pediram a realização do serviço de descupinização.
Falta de agente comunitário de saúde para atender famílias provenientes do Santana é uma das necessidades da unidade. A Secretaria de Saúde define as equipes de cada bairro, e, atualmente, não há profissionais para essa região.
Transporte para atendimento domiciliar é mais uma dificuldade, pois, apenas às sextas-feiras, há disponibilidade de veículo oficial.
Gerson da Farmácia encaminhará um requerimento à Prefeitura, solicitando providências para todas as demandas. “Acompanharei de perto o andamento do pedido, cobrando agilidade na solução dos problemas”, finalizou.
Crasma
O parlamentar também visitou o Centro de Referência Ambulatorial de Saúde Mental de Araraquara (Crasma) – “Dr. Ubirajara Caldas”, no bairro do Quitandinha. A instituição conta com psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais e equipe de enfermagem para atender à população do município. Gerson da Farmácia colocou-se à disposição dos servidores para encaminhar eventuais demandas ao Executivo.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Audiência Pública a respeito do possível fechamento do ensino integral da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Gilda Rocha de Mello e Souza” e do Centro de Educação e Recreação (CER)...
Durante a Sessão Ordinária da última terça-feira (18), foi aprovado o projeto que institui em Araraquara o programa municipal “Mulheres Guardiãs: Lideranças na Prevenção de Riscos”, para fomentar a...
Consciência Negra Na quinta-feira (20), Dia da Consciência Negra e dos Orixás, acontece a Marcha da Consciência Negra 2025, com o tema “Reparação e Justiça Social pelo Bem Viver do Povo Negro”. A...
Futebol feminino Pela final da Copa do Brasil Feminina, as Guerreiras Grenás enfrentam o Palmeiras na quinta-feira (20), às 15h30, na Fonte Luminosa, com transmissão da TV Globo, da NSports e do s...
Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, os 18 vereadores da Câmara Municipal de Araraquara pedem reforma emergencial da Unidade de Saúde da Família “Dr. Wilson Antunes Pereira” – Parque...
A ludopatia, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um transtorno mental e classificada no Código Internacional de Doenças (CID), apresenta mecanismos neurológicos semelhantes aos...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.