1437
A Câmara de Araraquara realiza nesta terça-feira (29), às 15 horas, no Plenário, a 15ª Sessão Ordinária da atual legislatura. A Ordem do Dia consta com um item, de autoria da Prefeitura, para ser debatido e votado.
Trata-se de um projeto com objetivo de revogar (anular) a Lei nº 11.400, de 27 de novembro de 2024, que autorizou a alienação (venda) e a doação de imóveis entre o Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) e o Município.
Segundo a Prefeitura, existe a necessidade de correção de irregularidades apontadas pelo Ministério Público (MP), já que um inquérito teria constatado inconsistências nos critérios de avaliação dos imóveis e potenciais irregularidades na destinação dos bens públicos. O MP também teria relatado que o pagamento de dívidas do Município com imóveis públicos viola a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Outros projetos tramitam nas comissões internas do Legislativo e podem ser incluídos no decorrer da sessão.
Vice-presidência
A leitura do ofício em que o vereador Emanoel Sponton (Progressistas) renuncia ao cargo de vice-presidente da Câmara Municipal também está prevista para a sessão. A renúncia foi anunciada por meio de documento dirigido ao presidente do Legislativo, Rafael de Angeli (Republicanos), e ao presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, Aluisio Boi (MDB), na última quinta-feira (24).
No ofício, o parlamentar afirma que sua decisão “não está vinculada ao desfecho das apurações conduzidas por esta Comissão de Ética ou a eventual manifestação do Ministério Público, tratando-se de um ato consciente e deliberado”.
A renúncia ao cargo não afeta o mandato do vereador, que segue normalmente ocupando uma cadeira na Câmara.
De acordo com o Regimento Interno, com a oficialização da renúncia em Plenário nesta terça-feira, a nova eleição para o cargo de vice-presidente ocorrerá na Sessão Ordinária da próxima semana, em 6 de maio.
Requerimento
Outro item na pauta da sessão é um requerimento de autoria de Emanoel Sponton: uma moção de apoio ao Projeto de Lei nº 25/2024 da Câmara dos Deputados, que estabelece a cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do infrator que abandonar animal na rua. A proposta é dos deputados federais Delegado Bruno Lima (Progressistas-SP), Marcelo Queiroz (Progressistas-RJ) e Delegado Matheus Laiola (União Brasil-PR).
Onde assistir
A Sessão Ordinária é transmitida ao vivo pela TV Câmara (canal 17 da Claro/Net), pelo Facebook e pelo YouTube.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Quinze projetos foram aprovados pela Câmara Municipal na 42ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (18). Um deles, apresentado pela Prefeitura, propõe a criação do Polo Tecnológico F...
Na quinta-feira (20), feriado do Dia da Consciência Negra e dos Orixás, Araraquara recebe a Marcha da Consciência Negra 2025, que neste ano traz o tema “Reparação e Justiça Social pelo Bem Viver do...
Recentes protestos de trabalhadores terceirizados da limpeza nas secretarias da Saúde e da Educação de Araraquara levaram o vereador Alcindo Sabino (PT) a fazer questionamentos sobre o contrato ass...
No final de setembro, as vereadoras Fabi Virgílio, Filipa Brunelli e Maria Paula, todas do PT, e os vereadores Alcindo Sabino e Paulo Landim, ambos do PT, e Guilherme Bianco (PCdoB), encaminharam u...
Na quarta-feira (12), o Plenário da Câmara Municipal foi palco de mais uma reunião da Frente Parlamentar em Defesa e Garantia dos Direitos do Idosos, presidida pelo vereador Paulo Landim (PT). A pa...
No final de setembro, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), requisitou à Prefeitura informações sobre projetos de melhorias no Ginásio de Esportes “Guilherme F...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.