Notícias



Diversas homenagens marcam a 13ª edição do Prêmio Zumbi dos Palmares



376


Dentro das celebrações do Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, a Câmara realizou, na noite da quinta-feira (30), a 13ª edição do Prêmio Zumbi dos Palmares. Instituído em 2004, o Prêmio tem o objetivo de reconhecer e valorizar o trabalho de pessoas e entidades que lutam pela defesa dos direitos dos negros e negras e pelo combate ao racismo e preconceito étnico-racial, além de incentivar ações da sociedade civil em defesa dos direitos humanos e pela igualdade racial. Neste ano, a Casa de Leis enviou ofício para 74 entidades representativas de diversos segmentos da sociedade, solicitando a indicação de uma pessoa ou entidade que se destaca por sua atuação em defesa dos direitos dos negros e negras e combate ao racismo. Os nomes apontados foram submetidos ao Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo de Araraquara (Comcedir), que definiu uma pessoa para ser homenageada em 2017. Nesta edição, a professora Patrícia Simone dos Santos Soares foi quem recebeu a honraria, ao lado do marido, Roberto Antonio Soares.

 

Para a presidente do Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo, Rita de Cássia Ferreira, “é uma satisfação estar aqui nesta noite. A educação é um instrumento importantíssimo no combate ao racismo. Podemos fazer muito para a nossa cidade e para o nosso país, e cada vez mais precisamos falar do racismo. Só temos que agradecer todo o seu trabalho desenvolvido”.

 

O coordenador executivo de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiz Fernando Costa de Andrade, parabenizou Patrícia pelo reconhecimento. “Precisamos cada vez mais de pessoas fazendo coisas diferentes no cotidiano. É mais uma referência na nossa luta. Ela é um exemplo e é muito bom poder homenageá-la.”

 

Representando o prefeito Edinho Silva (PT), o vice-prefeito Damiano Neto (PP) lembrou que “é um prêmio muito importante para a pessoa e para a comunidade. Você merece por todo o trabalho que vem realizando. Não temos palavras para medir essa homenagem”.

 

Representando o presidente do Legislativo, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), a vereadora Thainara Faria (PT) destacou que “360 anos depois de Zumbi, ainda estamos na luta. Patrícia percebeu nela a missão de honrar os nossos antepassados e lutar por um futuro melhor. Muito importante premiar quem continua na luta”.

 

Emocionada, Patrícia afirmou se tratar de um momento especial. “Sou uma pessoa muito feliz, amada e abençoada, e tenho uma família para me amparar. Tudo tem o seu tempo e a sua hora. Tive uma experiência maravilhosa na Apae durante 12 anos, onde contei com muita liberdade e confiança para desenvolver o meu trabalho. Temos que educar e valorizar o que cada um pode fazer. Fazendo o bem, só colhemos o bem. Precisamos de coragem para enfrentar os desafios. A educação para mim é um prazer.”

 

Mais homenagens

Em comemoração à Semana Municipal de Capoeira, a noite também contou com uma homenagem, entregue por Andrade, aos mestres da capoeira Ronildo Soares dos Santos (Mestre Nildão), Antonio Pedroso (Mestre Toninho) e José Gomes Sobrinho (Mestre Zezinho).

 

O Centro de Referência Afro “Mestre Jorge” e o Comcedir prestaram uma homenagem póstuma para Aparecida do Carmo Francisco Felipe, a Madrinha Cida. As lembranças foram entregues aos filhos de fé Jorge Eduardo Gomes e Janaina Cristina Gomes. A mãe da Madrinha Cida, Maria Gerônimo Francisco, e a mãe da professora Patrícia, Sônia Maria dos Santos, não foram esquecidas nas homenagens. Também estiveram presentes na solenidade José Carlos Moisés, representando o vereador José Carlos Porsani (PSDB), Lígia Celante, representando a Apae, e a coordenadora do Programa de Saúde da População Negra e Integração Racial “Nair Claudino”, Márcia Tânia Alves.

 

Sobre os homenageados

Patrícia Simone dos Santos Soares

Filha de Benedito e Sônia, nasceu em 1974 e é casada com Roberto. É pedagoga com especialização na área de deficiência mental e múltipla, e pós-graduada em educação/psicopedagogia – abordagem clínica. Atuou na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) por 12 anos. Hoje, é professora da educação infantil na escola do Jardim Morumbi.

 

Ronildo Soares dos Santos – Mestre Nildão  Formado em Capoeira, Muay Thai e Kickboxing, foi vice-campeão panamericano na década de 1990, e atualmente participa do projeto “Comunidade Ativa” que atende mais de 400 crianças e adolescentes.

 

Antonio Pedroso – Mestre Toninho

Formado para professor em 1984 e para mestre da capoeira em 1999 pelo Mestre Natalino Bezerra da Silva, foi o ganhador do projeto “Capoeira para Todos” em 2010, 2011 e 2014, e atualmente faz parte do Grupo de Capoeira Pau Brasil que desenvolve projetos gratuitos para a comunidade de Araraquara.

 

José Gomes Sobrinho – Mestre Zezinho

Formado para professor em 1992 e para mestre em 2009, é fundador da Associação de Capoeira Sol e Liberdade, implantou o projeto “Capoeira na Escola” para crianças de baixa renda, e lutou pela criação do projeto de lei que instituiu a Semana Municipal de Capoeira.


Publicado em: 30 de novembro de 2017

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

GiraFeira (07/08)

07 de agosto de 2025

Nesta sexta-feira (8), a feira de economia criativa GiraFeira apresenta uma edição especial, marcada pelos embalos dos anos 70 e 80: é a “GiraFeira Night Fever”, a ser realizada na Praça da Indepen...



Programas que incentivam inovação e tecnologia em Araraquara são apresentados na Câmara

06 de agosto de 2025

As ações desenvolvidas no fomento à tecnologia e ao surgimento de novas empresas no município foram debatidas na Audiência Pública “Inovação e Tecnologia: Desafios em Araraquara”. O evento, organiz...



Novo servidor é empossado no setor de Comunicação da Câmara

06 de agosto de 2025

Um novo servidor aprovado em concurso público foi empossado pela Câmara Municipal de Araraquara na sexta-feira (1º), em ato no gabinete da Presidência.   Matheus Ramalho Orlando passa a reforçar...



Agosto Lilás 2025 (06/08)

06 de agosto de 2025

Como parte da campanha Agosto Lilás 2025, a Prefeitura realiza uma série de rodas de conversa conduzidas pelas psicólogas do Centro de Referência da Mulher (CRM) com beneficiários do Bolsa Cidadani...



FliSolzinha (12 e 19/08)

06 de agosto de 2025

Nos dias 12 e 19 de agosto, a Biblioteca Infantil Municipal “Monteiro Lobato” recebe uma atividade especial da FliSolzinha, programação infantil da Festa Literária da Morada do Sol (FliSol), com vi...



Idiomas – grátis (06/08)

06 de agosto de 2025

O Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores (CLDP) da Faculdade de Ciências e Letras (FCL) da Unesp Araraquara está com inscrições abertas para cursos de idiomas presenciais e online, com...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!