1225
Em visita recente ao Jardim Vitória, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), esteve na Praça da Gruta, onde ouviu diversas demandas de moradores do bairro.
O primeiro relato foi em relação às árvores da praça, que apresentam copa densa, comprometendo a eficiência da iluminação pública, especialmente no período noturno, aumentando a sensação de insegurança para moradores e frequentadores da praça. “A poda adequada contribuirá para melhorar a visibilidade, segurança e preservação do espaço público”, avalia o parlamentar.
Por isso, ele encaminhou um documento à Prefeitura pedindo vistoria nas árvores da praça localizada na Rua Ângelo Raphael Vicente com a Avenida Djalma Bonini, a fim de avaliar a necessidade de poda preventiva e corretiva.
Em outro documento, Angeli reforça a necessidade de manutenção geral, incluindo vistoria das árvores e limpeza na Praça da Gruta. “O espaço é um importante ponto de convivência e lazer comunitário, mas apresenta sinais de abandono, com vegetação descontrolada e necessidade de revitalização e limpeza. A manutenção da praça garantirá bem-estar, segurança e uso adequado do espaço pela população.”
Mais árvores
O vereador indica também vistoria das árvores na Rua Ângelo Raphael Vicente, canteiro lateral com a Rodovia Washington Luís.
“Apesar da localização próxima à rodovia, a empresa que administra a rodovia Washington Luís informou que o canteiro não é de sua responsabilidade, sendo necessária a intervenção municipal. A vegetação está excessiva e comprometendo a visibilidade e segurança da via, necessitando de vistoria para possível poda”, coloca o parlamentar.
Mobilidade urbana
Atendendo os moradores, Angeli solicita também estudo de trânsito na Rua Ângelo Raphael Vicente, especialmente para avaliar a implantação de lombadas, e fechamento do acesso improvisado da Rodovia Washington Luís à via local.
Segundo informações, há veículos que transitam em alta velocidade e ignoram a sinalização de “Pare”, colocando em risco moradores e pedestres. “O acesso da Rodovia Washington Luís para a Rua Ângelo Raphael Vicente é improvisado, sem estrutura adequada, o que aumenta o risco de acidentes”, destaca o vereador.
Vazamento
Outro ponto de atenção é um vazamento de cano nas proximidades da gruta. De acordo com os moradores, o problema é recorrente há anos e ainda não foi solucionado de forma definitiva, causando desperdício de água, danos à estrutura da praça e possível atração de insetos e vetores urbanos. “O reparo imediato é essencial para o bom uso do espaço público”, entende o parlamentar.
Iluminação
Outra solicitação envolve a melhoria da iluminação pública na Rua Ângelo Raphael Vicente, principalmente no trecho de cruzamento com a Avenida Bartholomeu Micelli.
“A iluminação no local é insuficiente, especialmente no período noturno, o que aumenta a sensação de insegurança entre moradores e motoristas e prejudica a visibilidade e circulação de pedestres, exigindo atenção e reforço na infraestrutura luminotécnica”, pontua Angeli.
Sonho adiado
Outro desejo dos moradores é a implantação de academias ao ar livre na praça e em área pública do bairro localizada entre as avenidas Wilson Pinto de Souza, João Augusto e Djalma Bonini.
“A implantação de academias ao ar livre incentiva hábitos saudáveis, promove o uso consciente de espaços públicos e favorece o convívio social. O terreno citado está sem manutenção adequada, podendo ser transformado em equipamento comunitário esportivo de grande utilidade para o bairro”, entende o vereador.
Sobre o tema, em resposta, a Prefeitura já informou que, conforme manifestação da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, no momento, não será possível atender ao pedido, “tendo em vista a indisponibilidade de recursos financeiros e orçamentários para a execução destes materiais”. “No entanto, compreendemos a importância da iniciativa para a promoção da saúde e do bem-estar da população local. Incluiremos no planejamento orçamentário do próximo exercício financeiro, podendo ser analisada a possibilidade de viabilização por meio de parcerias, emendas parlamentares ou programas específicos de infraestrutura esportiva”, conclui a pasta.
Projeto Gatinhos Praça da Gruta
Angeli destaca que, no local, é realizado o “Projeto Gatinhos Praça da Gruta”, que resgata, cuida e faz doação responsável de centenas de cães e gatos de toda a região.
“Por trás de cada animal resgatado pelo projeto, há uma história de abandono transformada em esperança. Com o trabalho incansável de voluntários e apoiadores, o local se tornou um verdadeiro refúgio para cães e gatos em situação de vulnerabilidade”, coloca o vereador.
Quem quiser colaborar, pode ajudar com doações, oferecer lar temporário ou adotar com responsabilidade. Cada gesto faz a diferença e ajuda a construir uma cidade mais consciente e solidária com os animais. Confira no Instagram: @projetogatinhosgruta e @pracadagruta.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A 67ª Sessão Ordinária da Câmara de Araraquara, nesta terça-feira (16), teve o adiamento da votação de três propostas que estavam previstas na pauta. Os vereadores optaram por analisar posteriormen...
Os novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (Cipaa) da Câmara Municipal de Araraquara tomaram posse na tarde desta terça-feira (16), na Presidência da Casa de Leis....
A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, promove a Semana da Diversidade LGBTQIA+ 2026, com uma programação gratuita voltada ao fortalecimento d...
A reabertura da agenda do Teatro Municipal de Araraquara – Prefeito Clodoaldo Medina será, a partir de segunda-feira (22). Artistas, grupos, coletivos e associações interessados em utilizar o espaç...
O Espaço Kaparaó está com inscrições abertas para dois cursos gratuitos de qualificação profissional na área têxtil, oferecidos pela Prefeitura de Araraquara em parceria com o Senai. As oportunidad...
Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), pede a criação de uma aba ou botão de fácil acesso direcionando os cidadãos ao...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.