593
“Hoje, nós somos referência no Estado de São Paulo quando o assunto é LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais). É tarefa do político fazer essas coisas, mas a história no nosso país não é uma história de facilidades nesse campo e aqui em Araraquara enfrentamos a luta contra o preconceito.”
As palavras são da vereadora Edna Martins (PV), que representou a Câmara Municipal,durante a abertura da Semana da Diversidade, no Sesc.
O evento batizado de 1º Encontro para a Construção da Cidadania LGBT começou na quinta-feira e vai até sábado.
Também estiveram presentes na abertura da semana os vereadores Roberval Fraiz (PMDB), Jair Martinelli (PMDB) e Gabriela Palombo (PT).
Edna agradeceu o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) e os colegas vereadores que votaram projetos importantes na área, entre eles a possibilidade do nome social ser usado em prédios públicos.
“O preconceito que a gente encontra na sociedade, a gente vê também nos governos, nas instituições, nas Câmaras Municipais e a nossa cidade é abençoada porque tem o privilégio de ter pessoas com sensibilidade.”
A Semana da Diversidade tem como objetivo alertar para o combate ao preconceito e mostrar que todas as pessoas são iguais.
Para o assessor municipal de Políticas Públicas para a Diversidade Sexual, Paulo Tetti, o trabalho em Araraquara é de "formiguinha", mas os primeiros resultados estão aparecendo devido ao apoio do Legislativo municipal. “Se você sofre homofobia vai recorrer a quem? Muitas vezes não dá para se falar em casa e isso dificulta porque a pessoa sofre calada”, destaca Tetti, lembrando que o disque-homofobia recebe, em média, três ligações por semana.
Esse número, segundo o assessor não reflete a realidade. E os problemas também chegam de forma bem tímida na Defensoria Pública, na opinião do defensor Frederico Teubner. “Recebemos pedidos para trocas de nomes, mas com um potencial menor do que o existente. Isso só será vencido com educação e falando sobre os direitos do cidadão.”
Programação
8 de novembro:
- 14 horas: Palestra “DST/Aids no município de Araraquara”
Com Marisa Marques Monteiro (enfermeira do Serviço de Atendimento Especializado - SAE)
Local: Sala Multiuso 1 (Sesc Araraquara)
Grátis
- 19h30: Miss Gay e Miss Trans
Local: Palacete das Rosas (Rua São Bento, nº 794 – Centro)
Entrada: um quilo de alimento não perecível
9 de novembro:
- 14 horas: Monólogo teatral “Eu Comigo Mesmo”
Com Marco Delapina
Local: Teatro do Sesc Araraquara
Grátis
- 15 horas: Palestra “Sensibilizando para a Diversidade”
Com Cássio Rodrigo, representante da Secretaria de Cultura para Gêneros e Etnias do Estado de São Paulo
Local: Teatro do Sesc Araraquara
Grátis
- 16 horas: Cine Diversidade apresenta “Elvis e Madona”
Local: Teatro do Sesc Araraquara
Grátis
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Em Sessão Solene realizada na Câmara na noite desta quinta (27), a Cooperativa Educacional de Araraquara (Coeducar) recebeu o Diploma de Reconhecimento Público. A homenagem foi proposta pela Mes...
“Se te faz sofrer, não é amor” foi o tema de uma Audiência Pública realizada no Plenário da Câmara, na noite desta quarta-feira (26). O evento foi convocado e mediado pela vereadora Fabi Virgílio (...
O Programa nos Bairros “Cuidando da Nossa Morada” realiza sua última edição de 2025 neste sábado (29), das 9h às 12h, na Emef “Ruth Cardoso”, levando serviços públicos diretamente aos moradores do...
A CPFL Energia realiza, neste sábado (29), das 9h às 13h, uma feira de empregabilidade com 30 oportunidades para quem deseja iniciar carreira na companhia. O evento, gratuito, acontece no Auditório...
A 6ª edição da Bienal Internacional da Gravura “Lívio Abramo” acontecerá entre os dias 1º e 18 de dezembro de 2025. A mostra reúne 300 obras de artistas brasileiros e estrangeiros no Teatro Municip...
Com o objetivo de discutir alterações na Lei Complementar nº 18/1997, que institui o Código de Posturas do Município, a Câmara Municipal irá promover uma Audiência Pública sobre o tema. A iniciativ...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.