Publicado por: Foto: Prefeitura de Rio Negrinhos
479
No final de julho, o vereador Paulo Landim (PT) protocolou um documento solicitando à Prefeitura informações detalhadas sobre a oferta de exames de ressonância magnética com sedação no Sistema Único de Saúde (SUS) do município.
A solicitação foi motivada por reclamações recorrentes encaminhadas ao gabinete do parlamentar, relatando a dificuldade de acesso a esse tipo de exame, fundamental para pacientes que não conseguem permanecer imóveis durante o procedimento, especialmente crianças.
Em resposta, a Secretaria Municipal da Saúde informa que atualmente existe apenas um prestador credenciado para a realização de exames de ressonância magnética com sedação: a Santa Casa de São Carlos. “Trata-se de uma contratação empenhada para atender a essa demanda, com agendamento programado diretamente pelo prestador, o qual disponibiliza, em média, uma vaga por mês. Desde o início da vigência do empenho, foram realizados oito exames, e outros 42 aguardam agendamento.”
Quanto ao tempo médio de espera para a realização do exame a partir do encaminhamento pelo SUS municipal, a pasta observa que o atendimento tem priorizado crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos. “Nesses casos, o tempo de espera médio é de 16 meses. No entanto, quando há justificativa médica com critério de prioridade, esse prazo pode ser reduzido para cerca de quatro meses.”
Segundo a Secretaria, desde janeiro, foram agendados oito exames, todos destinados a pacientes pediátricos, o que corresponde a uma média de um exame por mês. Sobre a demanda reprimida, com base nos dados disponíveis em 25 de julho de 2025, o município registra 67 solicitações pendentes para realização de ressonância magnética com sedação.
Em relação à possibilidade de ampliação no curto ou médio prazo, a pasta afirma que, até o momento, não há previsão concreta de expansão da oferta, uma vez que o Município conta com apenas um prestador credenciado para esse serviço.
“O Município tem buscado alternativas junto ao Governo Federal, visando à captação de recursos que possibilitem a ampliação do acesso a exames com sedação, de modo a atender à demanda existente”, finaliza a Secretaria.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A implantação de pontos de apoio para entregadores e motoristas de aplicativos em determinados locais da cidade é tema da Indicação nº 4559/2025, enviada à Prefeitura pelo vereador Michel Kary (PL)...
Requerimento assinado pelo vereador Rafael de Angeli (Republicanos), presidente da Câmara de Araraquara, pede à Prefeitura informações relacionadas à Unidade de Saúde da Família (USF) Jardim Santa...
A sugestão de implementação de um sistema de pedágio automático do tipo free flow em substituição ao atual na estrada vicinal Graciano da Ressureição Affonso, que liga Araraquara ao distrito de Bue...
A Secretaria do Meio Ambiente, em resposta ao Requerimento nº 1487/2025, de autoria do vereador Michel Kary (PL), informou que vai realizar um processo de licitação para contratação de serviços de...
Na quinta-feira (25), o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) encaminhou uma Indicação à Prefeitura de Araraquara, solicitando manutenção e cuidados urgentes no prédio da Biblioteca Municipal “Mário de...
Os dados de vacinação contra a poliomielite em Araraquara, relativos às doses aplicadas nos últimos cinco anos, são o assunto do Requerimento enviado ao Executivo pelo vereador João Clemente (Progr...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.