1450
Dois eventos na Câmara relembraram Marielle Franco na noite de quinta-feira (14), data em que foi celebrado o “Dia Marielle Franco – Dia de Luta contra o genocídio da Mulher Negra” - incluído no calendário oficial de eventos do Município pela Lei nº 10.175/2021 – e o “Dia Nacional Marielle Franco de Enfrentamento da Violência Política de Gênero e Raça”.
As atividades, que fazem parte da programação do Mês da Mulher em Araraquara, foram iniciadas com a abertura da exposição coletiva intitulada “Marielle Vive” no saguão da Casa de Leis, que contou com a presença da vereadora Fabi Virgílio (PT), da coordenadora de Políticas para Mulheres, Grasiela Lima, além de Dani Raphael e Vanessa Souza, expositoras que participaram com trabalhos de aquarela e poesia, respectivamente.
A parlamentar iniciou a solenidade relembrando as lutas femininas na política e o seu compromisso de honrar a memória de Marielle Franco em seu mandato, por meio de aprovação de pautas e projetos que promovam a melhoria na vida das mulheres que vivem na cidade.
Na sequência, Grasiela agradeceu a participação das artistas que compartilharam com o público suas criações, lembrando que “a arte tem a capacidade de transformar e, assim como a água, ela vai contornando e fazendo os movimentos que transformam a vida”. A coordenadora encerrou sua fala com a leitura de um texto do poeta e escritor Sérgio Vaz, que, segundo ela, representaria a essência de quem foi Marielle.
Vanessa, que pela primeira vez publicou um texto de sua autoria e apresentou “Seme(ar)” durante a mostra, falou da importância do evento, pois “Marielle deixa uma história que precisa ser continuada e a dor da perda deve ser transformada em um semear de flores, como uma forma de trazer beleza a tudo isso”.
Para Dani, que é aquarelista e escritora, a esperança por dias melhores foi a motivação para trazer seu trabalho para a Câmara, acreditando no poder da união para as lutas femininas. “É importante segurarmos as mãos umas das outras, pois a gente só se levanta quando tem outra mulher do nosso lado segurando a nossa mão”, finalizou.
Após o encerramento do evento, foi realizada a roda de conversa “Dia Nacional Marielle Franco de Enfrentamento à Violência Política, de Gênero e Raça: não seremos interrompidas?”, no Plenário da Casa de Leis. A iniciativa foi resultado de uma parceria da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres com a Coordenadoria de Políticas para Mulheres da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher.
Exposição Marielle Vive
A exposição coletiva “Marielle Vive” conta quatro tipos diferentes de trabalhos (aquarela, escultura, ilustração e poesia) que estão expostos ao público no Saguão da Câmara Municipal. A mostra tem entrada gratuita e pode ser visitada até o dia 1º de abril, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A importância da gestão correta de resíduos na construção de uma sociedade mais sustentável foi abordada em uma palestra realizada pela Escola do Legislativo (EL) no Plenário da Câmara, na tarde de...
A Prefeitura lançou o edital de Chamada Pública nº 001/2025 do Programa Municipal de Agricultura de Interesse Social (Pmais), que vai adquirir alimentos da agricultura familiar para famílias em sit...
Na terça-feira (8), a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento realizará o recebimento itinerante de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Assentamento Bela Vista do Chibarro, das...
A Sessão Cidadã de julho acontece no dia 31, às 15 horas, no Plenário da Câmara. A iniciativa, prevista nos artigos 185-A a 185-F do Regimento Interno, permite que cidadãos araraquarenses apresente...
O vereador Coronel Prado (Novo) apresentou uma indicação solicitando à Prefeitura a realização de estudos técnicos e a adoção de medidas concretas para a implantação de um espaço público destinado...
A Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Araraquara recebeu o Diploma de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Araraquara na noite da sexta-feira (27) na sede de campo da entidade. A h...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.