Notícias



Gratificação de 30% a diretores de escola de Araraquara depende de regulamentação

Vereadora Fabi Virgílio (PT) solicitou ao Executivo informações sobre o assunto

Publicado por: Foto: Câmara de Goiânia

415


Em fevereiro deste ano, a vereadora Fabi Virgílio (PT) solicitou, por meio de um requerimento, informações sobre a Lei Municipal nº 11.027/2023, indagando à Prefeitura se a gratificação de 30% já está sendo paga aos diretores de escola do município.

Na justificativa do documento, a parlamentar mencionou a legislação na qual não se altera a jornada de trabalho do cargo de diretor de escola, que continua sendo de 36 horas, dispensada de controle de ponto biométrico (artigo 31, da Lei de Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos – PCCV – Lei nº 9.801/2019).

Em resposta, a secretária municipal da Educação, Clélia Mara dos Santos, informou que a gratificação de 30% para os diretores não foi efetuada e que o pagamento está condicionado à regulamentação.

Fabi pontuou que a Gratificação por Compromisso de Desempenho na Gestão Escolar constitui, nos termos da lei, prestação pecuniária eventual, desvinculada dos vencimentos ou salário do servidor, que receberá o valor de acordo com o cumprimento dos compromissos e metas fixados em ato do titular da Secretaria Municipal da Educação.

A vereadora questionou também se a submissão do diretor da unidade escolar e da própria unidade escolar ao processo de avaliação, com o consequente eventual pagamento da gratificação de 30%, é uma discricionariedade de cada diretor ou obrigação por imposição legal.

“Não é uma discricionariedade do(a) diretor(a). A Lei Municipal nº 11.027/2023 tem o objetivo claro de obtenção das melhorias na qualidade de ensino e da aprendizagem, para tanto estabelece indicadores a serem avaliados para fins de pagamento da gratificação”, respondeu Clélia.

A parlamentar perguntou também se há previsão de ser instalada uma Comissão Especial e, caso tenha sido criada, requereu cópia da portaria, questionando ainda a respeito dos membros, sobre a participação de diretores escolares na composição da referida comissão e sobre a quantidade de membros.

“A Comissão Especial não foi constituída, isso porque há solicitação para que o assunto seja novamente discutido com os profissionais da educação. De acordo com o parágrafo único do artigo 4º da lei mencionada, todas as ações relativas à Gratificação por Compromisso de Desempenho na Gestão Escolar serão definidas e regulamentadas em ato da titular da Secretaria Municipal da Educação, a partir de proposta elaborada por Comissão Especial a ser constituída por portaria”, afirmou a chefe da pasta.

“A dedicação integral de 40 horas semanais apuradas pelo ponto biométrico é um requisito para o recebimento da gratificação? Se o servidor ocupante do cargo de diretor escolar não tiver interesse em receber a gratificação de 30%, permanece fazendo 36 horas sem necessidade de registro do ponto biométrico?”, perguntou Fabi.

“A Lei Municipal nº 11.027/2023 não estabelece a opção a diretor(a) de escola, cuja avalição seja considerada insatisfatória, não ser remunerado(a) com 30% de gratificação, no entanto, todos os(as) diretores(as) em efetivo exercício nas escolas da rede municipal de ensino estão inseridos no processo a partir da edição da lei”, informou Clélia.


Publicado em: 09 de abril de 2024

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

LDO 2025: veja previsão para comunicação, esportes e desenvolvimentos urbano e econômico

15 de maio de 2024

O Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebeu, na tarde desta quarta-feira (15), a segunda Audiência Pública do ciclo de apresentações sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2025, con...



Horário estendido

15 de maio de 2024

A Secretaria Municipal da Saúde estendeu o horário de funcionamento até as 20 horas, todas as quintas-feiras, em 22 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O órgão também divulgou a programação semanal d...



Covid-19 e dengue (15/05)

15 de maio de 2024

Nesta quarta-feira (15), Araraquara registrou mais um caso positivo de Covid-19. Portanto, a cidade soma 7.136 casos confirmados em 2024. Quatro pacientes estão internados, todos de outros municípi...



Imóvel alvo de reclamação de moradores não se enquadra no Instituto do Abandono

15 de maio de 2024

Um imóvel localizado no Jardim do Carmo e em situação de abandono está gerando reclamações de moradores vizinhos à propriedade pelo descarte irregular de lixo, acúmulo de sujeira e pela falta de se...



Pombos no telhado estão causando transtornos no Centro Dia do Idoso

15 de maio de 2024

Vários pombos têm se instalado no telhado na área que é utilizada para recreação e outras atividades do Centro Dia do Idoso. Eles acabam defecando e sujando todo o local e, muitas vezes, atingindo...



Após reclamação de moradores, calçadas do Quitandinha recebem limpeza e manutenção

15 de maio de 2024

No dia 13 de março, o vereador Rafael de Angeli (Republicanos) esteve no Quitandinha após denúncias de moradores sobre diversos problemas no bairro, entre eles o mato alto e as condições das calçad...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!