842
Doze agentes multiplicadores do município, ligados à Guarda Civil Municipal (GCM), participaram, nesta semana, de um treinamento nas plataformas Muralha Operacional, Monitoramento e “App Connect”, que contou com demonstrações em tempo real de alertas, consultas e funcionalidades dos sistemas, além da edição de cadastros antigos na plataforma.
Essa qualificação é voltada ao uso de uma nova plataforma, a Muralha Paulista, desenvolvida pelo Governo do Estado de São Paulo e que está em fase de implantação na cidade. A adesão do município ao programa foi uma iniciativa do vereador Coronel Prado, por meio da Indicação nº 1427/2025, apresentada em março deste ano e conduzida pelo coronel Adalberto José Ferreira, secretário municipal de Assuntos de Segurança e Mobilidade Urbana.
“Quero agradecer ao governador Tarcísio de Freitas, ao secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, ao secretário municipal coronel Adalberto e ao prefeito Dr. Lapena por atenderem a essa indicação e darem sequência ao processo de integração das plataformas. Lapena e Adalberto visitaram o secretário Derrite recentemente para ratificarem a parceria. Araraquara merece mais segurança. Vamos continuar trabalhando para garantir mais proteção, tecnologia e eficiência no combate à criminalidade em nosso município”, comenta Prado.
Para a GCM, o programa representa não apenas modernização, mas também otimização do trabalho. Com os dados informatizados, não haverá mais necessidade de registros manuais, e os procedimentos operacionais ganham eficiência. “Além disso, a integração fortalece o papel da Guarda como parceira estratégica na proteção da população”, informa em nota.
Processo
Atualmente, 71 das 122 câmeras de monitoramento já estão integradas, e o agente de campo acompanha a conclusão dessa etapa junto à empresa responsável. Já a integração do sistema Leitura Automática de Placas (LPR) ainda não tem previsão, em razão da transição contratual da empresa prestadora, que passou da Techs para a Sentry (Multiway).
O município também dispõe de 20 câmeras com capacidade de reconhecimento facial que, após alguns ajustes recomendados pela equipe técnica da Secretaria de Segurança Pública (SSP) que visitou a cidade, também poderão contar com recursos analíticos para essa identificação/reconhecimento facial. Durante a visita, foram esclarecidas todas as etapas do processo de integração, apresentados os benefícios das plataformas e prestado apoio técnico sobre as tecnologias necessárias para o pleno funcionamento do sistema.
Monitoramento inteligente
A Muralha Paulista é um sistema integrado de monitoramento inteligente que conecta as forças de segurança estaduais e municipais por meio de câmeras, radares e softwares avançados. A plataforma permite o reconhecimento de placas de veículos, cruzamento de dados em tempo real e apoio às investigações criminais, tornando a atuação mais rápida e precisa.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) participa do Sisu 2026 com a oferta de 760 vagas em cursos superiores gratuitos nos campi de Araraquara (160), Matão (160),...
O Espaço Kaparaó está com inscrições abertas para o curso gratuito de Costureiro de Máquina Reta e Overloque, com carga horária total de 160 horas, voltado à capacitação profissional na área de cos...
O Sesi-SP abriu o Edital de Chamamento Música 2026 para selecionar artistas e projetos musicais que irão compor a programação cultural gratuita da instituição ao longo do próximo ano em todo o Esta...
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com 46 vagas de emprego abertas nesta segunda-feira (19), distribuídas em diferentes áreas e níveis de escolaridade. As oportunidades...
A Prefeitura informou a ampliação do horário de atendimento da Farmácia Solidária, com o objetivo de facilitar o acesso da população aos serviços essenciais. De acordo com o novo horário divulgado,...
A adequação das condições e da jornada de trabalho de tradutores, intérpretes e guia-intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) à legislação federal é foco de um Requerimento enviado à Pre...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.