Notícias



Informações sobre sinalizações em espaços públicos são enviadas à Câmara

Vereador Edson Hel (Cidadania) solicitou dados sobre tema ao Executivo

892


Em setembro, o vereador Edson Hel (Cidadania) enviou o Requerimento nº 921/2021 à Prefeitura, solicitando informações referentes às placas de sinalizações em espaços públicos no município de Araraquara, como a quantidade de estabelecimentos e quais já têm denominação.

“É uma das competências do Poder Legislativo indicar e alterar nomes de próprios públicos municipais, sendo que essas denominações são frutos de reconhecimento à memória de ilustres representantes sociais. Ao visitar esses locais, pode-se observar, em muitos casos, a falta de identificação quanto à denominação desses espaços, o que pode ocasionar o afastamento do munícipe do laço de sua regionalidade, contribuindo para a perda do espírito cultural do povo. Por isso, é tão importante essa fiscalização”, frisou o parlamentar.

De acordo com a resposta encaminhada pelo Executivo, a Coordenadoria Executiva de Articulação Institucional possui três próprios com nome. A Coordenadoria Executiva de Administração tem cinco próprios, sendo apenas um com nome. A Secretaria Municipal de Cultura conta com 15 próprios, sendo 12 com placas de denominação, e informou que algumas dessas edificações são tombadas pelo Condephaat, portanto precisam de autorização desse órgão para qualquer intervenção em sua fachada; além disso, a pasta afirmou que os espaços inaugurados por decreto, anteriores ao ano de 1997, não estão disponíveis para consulta online, portanto, não há informação em mãos, mas, caso o prazo para resposta seja prorrogado, a secretaria pode solicitar essa busca junto ao órgão responsável.

Já a Secretaria Municipal de Educação possui 70 próprios e todos com denominação. A secretaria Municipal de Saúde enviou o nome de 67 próprios e afirmou que todas as unidades possuem placas de identificação da denominação, exceto o USF do Santana e da Unidade de Métodos e Diagnósticos (Umed). A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social possui 21 próprios, sendo que um não pode ser identificado e outro está com a denominação em andamento.

A Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública informou que o único próprio público da pasta é a sua própria sede, onde também estão inseridas as sedes da Defesa Civil e Guarda Civil Municipal e não possuem denominação. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano possui seis próprios e apenas um não possui denominação oficial. A Secretária Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular possui oito próprios, sendo um sem denominação.

Na Secretaria Municipal de Lazer e Esportes são 48 próprios, sendo 19 sem denominação. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade informou que possui como próprio público apenas a Unidade de Conservação de Proteção Integral “Parque Natural Municipal do Basalto”, a qual não tem placa de identificação.

A Secretária Municipal de Obras e Serviços Público informou que possui três áreas próprias, sendo uma sem denominação. A Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo tem sete próprios, sendo um sem denominação.

Confira as informações completas aqui!


Publicado em: 07 de dezembro de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documento cobra medidas para reduzir impacto de novo residencial em rede de saúde e educação

16 de dezembro de 2025

Por meio do Requerimento nº 2250/2025, enviado à Prefeitura, a vereadora Fabi Virgílio (PT) questiona se existe planejamento para implantação de unidades de saúde, educação, cultura ou segurança pú...



Após troca de aparelho, Prefeitura diz que problemas com raio-X nas UPAs foram resolvidos

16 de dezembro de 2025

Em resposta a um requerimento de autoria do vereador João Clemente (Progressistas), a Prefeitura afirma que novos problemas relacionados com a quebra de aparelhos de raio-X não devem ocorrer na red...



Manutenção e troca de lâmpadas da iluminação pública são alvo de questionamentos

16 de dezembro de 2025

Em Requerimento encaminhado à Prefeitura, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) solicita informações sobre a execução do serviço de manutenção e troca de lâmpadas da iluminação pública em Araraquara....



Câmara vota abertura de crédito de R$ 2 milhões para Saúde em Sessão Extraordinária nesta quinta-feira (17)

16 de dezembro de 2025

  A Câmara Municipal realiza, nesta quinta-feira (17), às 15h15, a 16ª Sessão Extraordinária da atual legislatura. Na pauta, consta apenas uma proposta.   De autoria da Prefeitura, o Projeto de...



Moradores pedem reforço em fiscalização de ambulantes no Jardim Adalberto Roxo

16 de dezembro de 2025

A intensificação da fiscalização de vendedores ambulantes ao longo da Avenida Pablo Picasso, no Jardim Adalberto Roxo, motivou o vereador Aluisio Boi (MDB) a encaminhar a Indicação nº 5636/2025 à P...



Adequações no trânsito do Jardim do Bosque são solicitadas à Prefeitura

16 de dezembro de 2025

Dois pedidos para melhorias no trânsito do Jardim do Bosque foram enviados à Prefeitura pelo vereador e presidente da Câmara Municipal, Rafael de Angeli (Republicanos).   As sugestões foram ouvid...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!