Notícias



Lei do Jovem Aprendiz é abordada em palestra da Escola do Legislativo

Evento fez parte do Fórum Municipal da Educação e apresentou os principais aspectos da lei, esclarecendo direitos, deveres e oportunidades

761


Dentro das atividades do Fórum Municipal da Educação, a Escola do Legislativo realizou na tarde desta quinta-feira (24), a palestra “Lei do Jovem Aprendiz: Oportunidades, Direitos e Responsabilidades”, com o objetivo de apresentar os principais aspectos da Lei do Jovem Aprendiz, esclarecendo seus direitos, deveres e as oportunidades oferecidas pelo programa.

 

Durante a palestra, ministrada pelo supervisor do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Renato Malta, foram abordados temas como o funcionamento da aprendizagem profissional, os requisitos para participação, os benefícios para a formação e inserção no mercado de trabalho, além das responsabilidades das empresas.

 

Realizado no Dia Nacional do Jovem Aprendiz, o evento buscou capacitar os participantes com conhecimentos essenciais para que possam ingressar no mundo do trabalho de forma consciente e segura, aproveitando ao máximo as oportunidades do primeiro emprego.

 

Segundo o palestrante, uma grande porcentagem consegue se inserir no mercado de trabalho posteriormente. Ainda de acordo com ele, em 2024, o número de jovens aprendizes contratados no Brasil chegou à marca de 647 mil. “A Lei do Jovem Aprendiz contribui para a redução da evasão escolar e para a permanência dos jovens nas instituições de ensino. Além disso, tem um impacto positivo na renda familiar, especialmente em famílias de baixa renda.”

 

Malta pontuou ainda que o programa contribui para a redução do desemprego, para a promoção da cidadania entre os jovens, para o combate ao trabalho infantil, com a formalização dos contratos a partir de 14 anos, além de incentivar a formação profissional e o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais nos jovens aprendizes.

 

A palestra, realizada apenas na modalidade presencial, rendeu certificado aos participantes.

 

O Programa

O Jovem Aprendiz visa a inserir adolescentes e jovens no mundo do trabalho, oferecendo capacitação que desenvolve competências socioemocionais, comportamentais e técnicas. Destinado a jovens de 14 a 24 anos (sem limite de idade para pessoas com deficiência) que estejam cursando o Ensino Fundamental ou Médio, ou tenham concluído o Ensino Médio (escola pública ou particular).

 

O contrato de aprendizagem é um contrato de trabalho especial e temporário, exigindo anotação na Carteira de Trabalho, matrícula e frequência escolar. O programa combina teoria e prática.

 

Fórum Municipal da Educação

Criado em dezembro de 2023, o Fórum foi criado com o objetivo de promover o desenvolvimento de uma sociedade informada, crítica e ativa, podendo debater políticas públicas, programas municipais e estratégias de inovação no ensino; divulgar informações, pesquisas e legislações nacionais, estaduais e municipais pertinentes ao tema da educação; promover ações educativas que visem à melhoria da qualidade do ensino e à inclusão educacional; e fomentar a discussão sobre os desafios, inovações e perspectivas para a educação em Araraquara.

 

Planejado para ser realizado anualmente no mês de abril, o Fórum pode compreender grupos de estudo, palestras, seminários, produção de vídeos educativos e quaisquer outros eventos que cumpram seus objetivos.

 

Eventuais despesas correm à conta das dotações orçamentárias próprias da Câmara Municipal de Araraquara, suplementadas se necessário.

 

Sobre o palestrante

Renato Malta é pós-graduado em Gestão de Pessoas, atuando há mais de 24 anos na formação e inserção do jovem ao mercado de trabalho por meio de programas de estágio e aprendizagem em diversas regionais do CIEE de Ribeirão Preto, Marília, Sorocaba, Araraquara e Piracicaba.


Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Escola do Legislativo promove oficina ‘Como elaborar projetos culturais para editais municipais’

11 de novembro de 2025

A Escola do Legislativo “Dulce Whitaker” promoverá a oficina “Como elaborar projetos culturais para editais municipais”. O evento ocorrerá no Plenário da Câmara de Araraquara na segunda-feira (17),...



‘Você precisa lembrar as pessoas de que é advogado’, afirma palestrante em evento da Escola do Legislativo

29 de outubro de 2025

O posicionamento na internet e nas redes sociais é fundamental para o êxito na carreira jurídica. A avaliação é do advogado Guilherme Galhardo Antonietto, que ministrou a palestra “Advocacia 360: d...



Escola do Legislativo recebe Selo de Reconhecimento em Educação Legislativa e Cidadã 2025

24 de outubro de 2025

A Escola do Legislativo “Dulce Whitaker” recebeu em 17 de outubro o Selo de Reconhecimento em Educação Legislativa e Cidadã de 2025, concedido pela Associação Paulista de Escolas do Legislativo e d...



Outubro Rosa: Escola do Legislativo apresenta palestras sobre o câncer de mama

21 de outubro de 2025

Promover um espaço de informação e reflexão sobre a saúde integral da mulher, abordando a prevenção e o tratamento do câncer de mama, a importância do cuidado com a saúde mental e o conhecimento do...



Escola do Legislativo da Câmara realiza palestra ‘Advocacia 360: do início ao sucesso’

20 de outubro de 2025

Na quarta-feira (29), a partir das 18 horas, no Plenário da Câmara Municipal, a Escola do Legislativo “Dulce Whitaker” (EL) realiza a palestra “Advocacia 360: do início ao sucesso”, na modalidade p...



Câmara recebe segunda turma do curso ‘BPC/LOAS, Auxílio-Inclusão, Benefícios de Legislação Especial’

17 de outubro de 2025

Nesta quinta-feira (16), a Câmara recebeu a segunda turma do curso “BPC/LOAS, Auxílio-Inclusão, Benefícios de Legislação Especial”, promovido pela "Escola do Legislativo Dulce Whitaker" (EL) em par...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!