1771
“Os livros nos levam aonde nossos pés jamais nos levariam”. Com essa frase, a escritora Darcy Dantas destacou a importância do Dia Municipal da Literatura, a ser celebrado em 11 de abril. É o que garante a lei de autoria do vereador Rafael de Angeli (PSDB), que inclui a data no Calendário Oficial de Eventos do Município de Araraquara, sancionada na segunda-feira (10) na sala de reuniões da Prefeitura.
“A literatura é a luz que ilumina o nosso caminho. Será um dia em que homenagearemos Ignácio de Loyola Brandão, inclusive 11 é o número da cadeira dele na Academia Brasileira de Letras (ABL)”, completou Darcy.
A data poderá ser comemorada anualmente com reuniões, palestras, seminários ou outros eventos e atividades que divulguem a literatura brasileira. Os recursos necessários para atender as despesas com a execução da lei serão obtidos mediante doações, campanhas ou parcerias.
Angeli explica que foi procurado pela escritora e viu a importância de abraçar o projeto. “Nosso objetivo é fomentar a leitura e a produção da literatura. A literatura produzida no Brasil tem papel de destaque na esfera cultural do país: todos os principais jornais dedicam grande parte de seus cadernos culturais à análise e crítica literária, além de a disciplina ser obrigatória no Ensino Médio”, destacou.
Para o prefeito Edinho Silva (PT), “Darcy faz sugestões importantíssimas para a cidade. Parabéns ao Rafael por encampar esse projeto. Faremos um grande dia”.
Também participaram da solenidade os vereadores Cabo Magal Verri (MDB), Edson Hel (PPS) e Juliana Damus (Progressistas), e o chefe de gabinete, Alan Silva.
Sobre o homenageado
Ignácio de Loyola Brandão foi escolhido pela ABL, por unanimidade, no dia 14 de fevereiro de 2019, como o novo imortal da casa e determinou-se que ocupará a cadeira de número 11. Nascido em Araraquara, começou sua carreira no jornal “Última Hora”, é autor de livros como “Zero”, “Não Verás País Nenhum”, “Cabeças de Segunda-feira”, “O Anjo de Adeus”, e é cronista no jornal “O Estado de São Paulo”.
Confira as fotos aqui.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Informações sobre a arrecadação, a gestão e a aplicação dos recursos do pedágio municipal do Distrito de Bueno de Andrada foram solicitadas à Prefeitura pelo vereador Alcindo Sabino (PT), por meio...
A inclusão de R$ 5 milhões no orçamento da Prefeitura, para investimentos na área da saúde, será o tema de uma Sessão Extraordinária da Câmara de Araraquara na próxima segunda-feira (22), às 15 hor...
Em Sessão Extraordinária realizada nesta quinta-feira (18), a Câmara Municipal aprovou a abertura de um crédito adicional especial no valor de R$ 2,2 milhões. O recurso será incluído no orçamen...
De autoria do vereador Marcelinho (Progressistas), as Indicações nº 5642 e 5644/2025 solicitam que a Prefeitura realize a capinação e melhorias na iluminação pública do Parque do Botânico. De a...
No início deste mês, o vereador Alcindo Sabino (PT) requisitou à Prefeitura, por meio do Requerimento nº 2160/2025, informações detalhadas sobre o funcionamento da Casa de Acolhida, equipamento vin...
Em Indicação, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), sugere à Prefeitura a elaboração de um projeto de lei que possibilite converter o pagamento de multas de tr...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.