Publicado por: Foto: Valdecir Galor/SMCS
1194
A manutenção das calçadas de prédios públicos municipais e a fiscalização de calçadas de imóveis privados são temas da Indicação nº 4705/2025, enviada à Prefeitura pela Frente Parlamentar em Defesa e Garantia dos Direitos dos Idosos (composta pelos vereadores Paulo Landim (PT), Marcão da Saúde (MDB) e Geani Trevisóli (PL)), juntamente com os vereadores Michel Kary (PL) e João Clemente (Progressistas).
“O envelhecimento da população é um tema urgente, e precisamos preparar a cidade de Araraquara para assegurar e garantir o envelhecimento com dignidade. Nesse sentido, as calçadas e o passeio público são partes essenciais da infraestrutura urbana e desempenham um papel fundamental na promoção da mobilidade segura e eficiente para todos os cidadãos”, destaca Paulo Landim.
De acordo com o documento, “muitas das calçadas que cercam prédios públicos municipais estão em condições precárias, o que representa um risco significativo para as pessoas com mobilidade reduzida, especialmente idosos e pessoas com deficiência”. A falta de manutenção compromete a mobilidade e o acesso aos serviços públicos essenciais, como saúde, educação e assistência social, argumentam os vereadores.
A Indicação solicita o nivelamento e reparo das calçadas danificadas ou irregulares, a adequação de rampas de acesso e instalação de sinalização tátil, o reforço da sinalização de acessibilidade e atenção especial à largura das calçadas.
As ações devem contribuir para a diminuição de quedas e acidentes e para a passagem de cadeirantes, pessoas com deficiência visual ou que estejam utilizando carrinhos de bebê ou dispositivos de apoio à locomoção.
Os parlamentares solicitam, ainda, a fiscalização de calçadas de imóveis privados, mencionando o artigo 6º do Código de Posturas do Município, que aborda a responsabilidade dos moradores na conservação do passeio público em frente ao imóvel onde residem.
“As calçadas, quando bem cuidadas e acessíveis, não contribuem apenas para a mobilidade, mas também para a inclusão social de todos os cidadãos, de forma democrática, além de evitar acidentes”, complementa Landim.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Para discutir alterações na Lei Complementar nº 18/1997, que institui o Código de Posturas do Município, o Plenário da Câmara Municipal recebeu uma Audiência Pública sobre o tema na tarde de segund...
A equipe mirim feminina da Fundesport/Araraquara conquistou no domingo (30) o título da Série Ouro da Associação Pró Voleibol (APV), no festival decisivo disputado em Araras (SP). Mostrando consist...
O Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo promove, nesta sexta-feira (5), a partir das 18 horas, uma programação especial para marcar a abertura da exposição “Trilhos da Bola”, realizada pe...
A Biblioteca Municipal “Mário de Andrade” realiza, entre os dias 8 e 12 de dezembro, a Feira de Livro Solidária “Palavras que Alimentam”, iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, Fundart e Fu...
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) disponibiliza nesta semana 26 vagas de emprego em diversas áreas, abrangendo desde funções operacionais até cargos de nível técnico e superior. Entre as...
A decoração de Natal do prédio da Câmara Municipal foi inaugurada no início da noite de segunda-feira (1). O evento contou com apresentação do Coro Encanto Teens, sob a regência do maestro Rogério...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.