Notícias



Mesmo após reformas, postos de saúde do Cecap e Iguatemi ainda precisam de melhorias

Acompanhado pelo secretário municipal da Saúde, vereador Rafael de Angeli (Republicanos) recebeu reivindicações de servidores de ambas as unidades

1973


Falta de computadores, ausência de aparelhos de ar condicionado e mobiliários deteriorados pela ação do tempo. Essa foi a situação encontrada pelo presidente da Câmara, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), em visita de fiscalização a dois centros de saúde recém-reformados, localizados no Parque Residencial Cecap e no Jardim Iguatemi.

 

Acompanhado por Abelardo Ferrarezi de Andrade, secretário municipal da Saúde, e Gabriela Tedeschi, gerente do Programa de Saúde da Família (PSF), o parlamentar ouviu relatos de servidores, que resultaram no protocolo de nove indicações e um requerimento.

 

CMS 'Dr. Renato Guimarães Bastos' (Cecap)

Uma placa colocada na área externa informa que mais de meio milhão foi investido na revitalização do Centro Municipal de Saúde (CMS) "Dr. Renato Guimarães Bastos". Porém, segundo os funcionários do local, as obras entregues em outubro de 2024 não contemplaram todas as necessidades da unidade.

 

Uma das queixas é que o madeiramento do telhado não foi trocado e, apenas na recepção e na sala de espera, os pisos antigos foram totalmente substituídos. Nos consultórios e demais dependências, o revestimento aplicado permanece o mesmo. Armários de aço, mesas e cadeiras estão enferrujados,  comprometendo a segurança e a funcionalidade do espaço.

 

Na entrada e na sala de espera, a falta de aparelhos de ar condicionado, torna o ambiente quente e desconfortável para quem ali permanece. Além disso, o banheiro feminino para pessoa com deficiência (PCD) está interditado para uso após furto das torneiras.  

 

Os computadores disponíveis para o trabalho da unidade estão defasados, afetando a qualidade e a velocidade dos serviços prestados à população, pois os servidores constantemente precisam acessar cadastros e registrar informações referentes aos pacientes. Atualmente, três clínicos gerais, um pediatra, um ginecologista e dois dentistas atendem os moradores do Cecap e bairros vizinhos.

 

Tendo em vista as demandas recebidas e o cenário encontrado na unidade de saúde, Angeli sugeriu à Prefeitura melhorias para o local, que também contemplaram a implantação de vagas de estacionamento em 45 graus em frente ao CMS do Cecap, melhorando a acessibilidade dos usuários.

 

O vereador também questionou o valor total da obra, solicitando o detalhamento dos investimentos aplicados, relatório de entrega da reforma e conformidade dos serviços, além do planejamento de manutenção contínua da infraestrutura da unidade após as intervenções realizadas em 2024.

 

CMS 'Enfermeira Kimiko Yuta' (Jardim Iguatemi)

Na sequência, o parlamentar seguiu até o Jardim Iguatemi e visitou o CMS “Enfermeira Kimiko Yuta”, que também passou por obras de reforma e ampliação, concluídas em novembro do ano passado. De acordo com uma faixa colocada na parte externa, foram investidos na renovação da unidade R$ 379,5 mil.

 

Logo na chegada, Angeli foi recepcionado por algumas servidoras, que relataram problemas semelhantes aos encontrados na unidade de saúde do Cecap, como falta de computadores e necessidade de instalação de aparelhos de ar condicionado.

 

Segundo as trabalhadoras do CMS do Jardim Iguatemi, a quantidade de equipamentos disponíveis é insuficiente e, muitas vezes, elas precisam compartilhar as máquinas de outros setores durante os atendimentos ao público, que acontecem em um espaço quente e mal arejado, principalmente nos dias de calor intenso, devido à ausência de climatização e ventiladores quebrados.

 

Após a reforma, o balcão de atendimento permaneceu totalmente aberto e sem qualquer tipo de proteção que limite o contato físico entre os agentes públicos e a população. A fixação de uma divisória transparente promoveria um ambiente mais seguro a todos e, por isso, também foi sugerida ao parlamentar.

 

Outro ponto abordado durante a conversa foi a localização dos armários destinados a guardar os pertences dos funcionários do posto de saúde, que hoje ficam na sala de espera e expostos à comunidade. Tal situação vem causando transtornos e insegurança, tendo em vista ocorrências de furtos, que podem ser verificadas em foto anexa ao documento, que indica arrombamento das portas fechadas com cadeados.

 

“Unidades recém-reformadas não podem continuar com problemas estruturais. A falta de climatização, mobiliário deteriorado e equipamentos insuficientes afetam servidores e pacientes. Seguiremos fiscalizando e cobrando providências para que as melhorias sejam feitas com urgência. Saúde de qualidade precisa ser realidade, não promessa”, completou o vereador.


Publicado em: 06 de fevereiro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova regras para votação de créditos da Prefeitura

23 de junho de 2026

    Na 68ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (23), o Plenário aprovou cinco projetos e seis Requerimentos. Os parlamentares também debateram temas apresentados em duas participações p...



Leitura Dramática

23 de junho de 2026

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundart promovem, dentro da programação da 38ª Semana Luís Antônio Martinez Corrêa, a leitura dramática “Banquete”, de Jezz (Jéssica Ferreira), na sexta-feira,...



Cinema Italiano (23/06)

23 de junho de 2026

O Teatro do Sesi Araraquara recebe, na quarta-feira (24), às 19h, a exibição gratuita do filme “Meu Verão na Sicília”, dentro da programação da Mostra de Cinema Italiano Contemporâneo, promovida pe...



Documento pede informações sobre contratação de empresa para construção de sepulturas no Cemitério dos Britos

23 de junho de 2026

A construção de sepulturas no Cemitério dos Britos é o tema do Requerimento nº 1357/2026, encaminhado à Prefeitura de Araraquara pelos vereadores Fabi Virgílio (PT), Alcindo Sabino (PT), Filipa Bru...



Documento sugere mais prazo para cobrança administrativa antes de execução fiscal

23 de junho de 2026

Uma Indicação apresentada pelo vereador Aluisio Boi (MDB) propõe mudanças no Projeto de Lei nº 219/2026 para evitar que dívidas de pequeno valor sejam encaminhadas imediatamente à Justiça. De acord...



Projeto de Lei aprovado homenageia personalidades negras com nomes de ruas em Araraquara

23 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 67ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 197/2026, que denomina seis vias públicas do Residencial Alamedas III com nomes de personalidades negra...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!