Notícias



Moradores do Jatobá continuarão sendo atendidos em unidades de origem

ESF Altos do Pinheiros conta com mais de 5.037 pessoas cadastradas; informações foram fornecidas pela Saúde após requerimento da vereadora Luna Meyer (PDT)

944


Em dezembro do ano passado, a vereadora Luna Meyer (PDT) apresentou o Requerimento nº 1.189/2021 pedindo informações sobre a estrutura e funcionamento da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Altos do Pinheiros “Prof. Dr. Ray de Paula e Silva”, localizada na Avenida Carlos Bersanetti Filho, nº 86.

 

A parlamentar havia recebido no gabinete várias reclamações de moradores do Parque Residencial Jatobá sobre falta de atendimento. “Os munícipes relatam que ao chegarem na unidade são surpreendidos com a informação de que não podem ser atendidos lá, por orientação da Secretaria da Saúde, pois não estão autorizados a utilizar a unidade, e são transferidos para as unidades dos bairros em que moravam anteriormente”, argumentava Luna, lembrando que a ESF Altos do Pinheiros é a unidade mais próxima do bairro, cujo loteamento foi aprovado em 2017.

 

“Na maioria das vezes, esses moradores dependem de transporte público e precisam percorrer longas distâncias até chegarem ao antigo bairro, com mal-estar ou com problemas ainda mais graves, demorando horas até conseguirem atendimento médico. Essa situação afronta a dignidade da pessoa humana”, enfatizava a vereadora no documento, no qual fazia diversos questionamentos.

 

Em resposta, a coordenadora executiva de Atenção Básica, Talitha Martins, explicou que a unidade de saúde que atende a população do Altos do Pinheiros se encontra em um território de importante extensão territorial, oriunda do loteamento dos bairros Jatobá e Alamedas l e II. “Atualmente, a unidade absorve a demanda de atendimento dos bairros Altos do Pinheiros ll, Altos do Pinheiros III, Alamedas I e Alamedas II.”

 

Sobre a situação cadastral da referida unidade, ela informa que a mesma atende hoje 1.204 famílias, totalizando 5.037 indivíduos: “A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), Portaria nº 2.436/2017, determina que ‘como forma de garantir a coordenação do cuidado, ampliando o acesso e resolutividade das equipes que atuam na Atenção Básica, recomenda-se população adstrita por equipe de Atenção Básica (eAB) e de Saúde da Família (ESF) de 2.000 a 3.500 pessoas, localizada dentro do seu território, garantindo os princípios e diretrizes da Atenção Básica’”.

 

Talitha informa que a unidade do Altos do Pinheiros atua com uma equipe mínima, tornando-se inviável a absorção dos moradores do Jatobá, devido ao grande número de pessoas que atualmente estão sendo atendidas pela referida unidade, superando significativamente o número determinado pela PNAB. “Sendo assim, a orientação é que os munícipes que se mudarem para o bairro Jatobá continuem sendo atendidos em sua unidade de origem até que se construa ou amplie a unidade na referida região de expansão territorial, considerando que a construção de novas unidades de saúde implica recursos financeiros e a captação de recursos, ocorrendo através do Sistema de Monitoramento de Obras – Sismob (Portaria nº 381/2017), e depende do Ministério da Saúde disponibilizar aos municípios um cronograma para construção, ampliação e reforma, para inserir novos projetos para aprovação e obtenção de recursos para execução.”

 

A coordenadora completa dizendo que os moradores provenientes de outros municípios que se mudam para o bairro do Jatobá são cadastrados na unidade, já que não possuem cadastro em Araraquara. “Esta Coordenadoria entende a importância da demanda dos referidos moradores e não medirá esforços para contemplar os moradores da região no atendimento de seu bairro em tempo oportuno”, finaliza.

 

Para a vereadora Luna Meyer, a situação dos moradores do Residencial Parque Jatobá é bastante complicada, pois a saúde é um direito do cidadão, e ter que se deslocar até bairros, muitas vezes distantes, em más condições de saúde, para receber um atendimento de saúde é disfuncional e desumano com o cidadão. “Vou dialogar com a Secretaria da Saúde para buscar uma solução mais assertiva, como, por exemplo, ampliar a unidade, visto que a forma como é feito o atendimento desses munícipes hoje se mostra ineficaz, mas acima de tudo, injusta com os cidadãos do bairro que nada fizeram de errado além de mudar-se para um novo local.”


Publicado em: 17 de fevereiro de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documentos pedem melhoria em sinalização de trânsito na região da ponte do Botânico

17 de dezembro de 2025

Mesmo após recentes mudanças viárias e na sinalização de trânsito, acidentes continuam sendo registrados no cruzamento da Rua Dr. Gennaro Granata com o Rodoanel Norte-Oeste Dr. Otávio Arruda Camarg...



Interdição (até 19/12)

17 de dezembro de 2025

Até essa sexta-feira (19) ficará interditado o trecho da Rua Vereador Mário Ananias, entre as ruas Fortunato Anselmo Plagiarini e Luiz Lavitola, na Chácara Flora, para a execução de obras de infrae...



Aqa Criativa (21/12)

17 de dezembro de 2025

A feira de empreendedores Aqa Criativa será atração neste domingo (21), na Praça das Bandeiras João Colturato “Zinho”, na região central de Araraquara, das 17h às 22h. Realizado pelo coletivo Aqa C...



Tô em Casa (20/12)

17 de dezembro de 2025

Neste sábado (20), acontecerá a Feira “Tô em Casa”, no Parque Infantil, das 10h às 19h, com programação gratuita. O evento convida o público ao passeio e ao contato com a criatividade local, reunin...



CDHU Móvel

17 de dezembro de 2025

Nesta quarta-feira (17) e quinta-feira (18), a unidade móvel da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) estará em Araraquara, das 9 às 18 horas, oferecendo plantão de atendimentos...



Fechado à visitação

17 de dezembro de 2025

O Museu do Futebol e Esportes de Araraquara “Vicente Henrique Baroffaldi” estará fechado para visitação nos dias 22 e 23 de dezembro, em razão da realização de serviços de dedetização, descupinizaç...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!