Notícias



‘Não vai ter nada que ficará sem resposta’, diz secretário sobre denúncias envolvendo a GCM

Secretário municipal de Assuntos de Segurança e Mobilidade Urbana de Araraquara, coronel Robson Douglas de Souza, participou de Sessão Extraordinária nesta sexta-feira (29) após convocação de vereadores

636


Nesta sexta-feira (29), os vereadores se reuniram para a 21ª Sessão Extraordinária, com o objetivo de ouvir as explicações do secretário municipal de Assuntos de Segurança e Mobilidade Urbana de Araraquara, coronel Robson Douglas de Souza, a respeito do suposto uso indevido de carros oficiais da Guarda Civil Municipal (GCM) e possível pagamento de adicional noturno a servidores em cargos de gestão.

 

A convocação foi feita após a vereadora Fabi Virgílio (PT) e os vereadores Alcindo Sabino (PT), Guilherme Bianco (PCdoB) e João Clemente (Progressistas) entenderem que a resposta do Requerimento nº 823/2026, enviado à Prefeitura em abril, necessitava de esclarecimentos complementares.

 

Mesmo afirmando que não se manifestaria publicamente sobre alguns pontos que estão sendo apurados, pois isso poderia causar problemas quando chegar o momento de ser oficialmente ouvido na investigação, o coronel confirmou que as irregularidades apontadas serão devidamente esclarecidas. “De tudo o que está escrito na denúncia, não vai ter nada que ficará sem resposta, ou para dizer que estava certo ou para dizer que estava errado”, pontuou.

 

Investigações

Inicialmente, o secretário afirmou que, após o recebimento das denúncias, encaminhou os fatos à Corregedoria da Guarda Civil Municipal em 24 de janeiro, conforme determina a legislação local. No entanto, ao conversar com o responsável dias depois, foi informado de que o órgão não poderia investigar uma denúncia anônima, mesmo diante das evidências apresentadas.

 

Outras conversas aconteceram depois, mas o titular da pasta disse que percebeu a relutância do corregedor em apurar as queixas que chegaram até a Ouvidoria e decidiu tomar algumas medidas paralelamente, para que os elementos já reunidos até aquele momento não se perdessem e pudessem ser usados oportunamente.

 

Nesse intervalo, foi recebida uma terceira denúncia, agora envolvendo o trabalho do corregedor, a qual apontava cometimento de infrações no dever funcional do servidor da GCM, e também houve a confirmação do arquivamento dos casos pela Ouvidoria.

 

Entre as ações tomadas pelo secretário, estão uma consulta à Procuradoria Municipal para entender qual procedimento deveria ser seguido nesse caso, já que a competência para apurar desvios de conduta dos guardas seria da Corregedoria. Em seguida, propôs que a procuradora abrisse uma sindicância, mas foi informado de que a secretaria deveria abrir o procedimento.

 

Por não ter conhecimento sobre como isso deveria acontecer, uma vez que estava no cargo fazia pouco tempo, o secretário enviou a publicação de uma portaria para a abertura da sindicância, que não surtiu efeito. Na sequência, foi orientado a procurar a Controladoria Municipal, quando enviou ao setor os três relatos encaminhados à Ouvidoria, mas o levantamento de informações pelos controladores ainda não foi concluído.

 

Adicional noturno

Sobre a questão do adicional noturno, Souza disse que levou o assunto à Procuradoria, para receber algum parecer sobre a legalidade dos pagamentos, que, de fato, aconteceram. Porém, o secretário ressaltou que ainda não encontrou nenhum posicionamento definitivo sobre o assunto, mas espera que as informações obtidas pela Controladoria confirmem se os valores são indevidos ou não.

 

Questionamentos

Encerrada a fala inicial do secretário, os vereadores presentes no Plenário pediram esclarecimentos sobre a aplicação de sanções aos servidores envolvidos nas denúncias, demora na resposta do requerimento dos parlamentares sobre as supostas irregularidades, motivos da exoneração do ex-comandante da GCM, lentidão nas ações tomadas após confirmação dos fatos, ausência de plotagem (identificação) do veículo denunciado, uso da viatura fora do horário de serviço, entre outras.

 

Alguns vereadores ainda sugeriram propostas para alterações nas leis municipais, especialmente aquelas que tratam da duração dos procedimentos administrativos, além da implantação de um Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) para a GCM.

 

Para ver e rever

A Sessão Extraordinária foi transmitida ao vivo pelo canal 17 da Claro e pode ser assistida na íntegra pelo YouTube ou  Facebook da Câmara.


Publicado em: 29 de maio de 2026

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Minicurso ‘Entendendo a sigla LGBTQIAPN+’ destaca importância política dos termos

10 de junho de 2026

    Entender a sigla LGBTQIAPN+ é muito mais que saber o significado de cada letra, é entender a importância política e social de dar visibilidade e voz às pessoas que são representadas por ela....



Audiência Pública apresenta Programa de Estímulo às Startups

10 de junho de 2026

Na tarde de segunda-feira (8), o Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebeu a Audiência Pública “Apresentação do Programa de Estímulo às Startups”, abrindo a programação da Semana de Inovaç...



Igualdade de oportunidades: Câmara amplia direitos a candidatos com diabetes tipo 1  

10 de junho de 2026

A Câmara Municipal aprovou, durante a 66ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 154/2026, de autoria da vereadora Fabi Virgílio (PT), que assegura condições adequadas de participação para candidato...



Suspensão Vacinação Dengue

10 de junho de 2026

A Prefeitura de Araraquara suspendeu temporariamente a vacinação contra a dengue para adultos com o imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan, em atendimento à orientação preventiva do Minist...



Desabastecimento (11/06)

10 de junho de 2026

A região do Jardim do Selmi Dei poderá registrar baixa pressão ou desabastecimento de água nesta quinta-feira (11), a partir das 8h, devido à realização de um serviço de separação de redes para set...



Indicações propõem central de monitoramento ambiental e projeto para prevenção de incêndios

10 de junho de 2026

A vereadora Fabi Virgílio (PT) enviou duas Indicações à Prefeitura com propostas relacionadas à gestão do meio ambiente em Araraquara. As ideias foram apresentadas durante a Audiência Pública “Como...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!