Notícias



Nota da Frente Parlamentar Antirracista da Câmara Municipal de Araraquara



Publicado por: Foto: ACidadeON

2277


A Frente Parlamentar Antirracista da Câmara Municipal de Araraquara, que tem como objetivo tornar permanentes as discussões sobre o combate ao racismo na cidade de Araraquara, vem por meio da presente repudiar o ato racista direcionado às proprietárias do estabelecimento comercial de natureza salão de beleza localizado na Rua Humaitá, região central de Araraquara, no dia 31 de dezembro de 2021.

 

Na data citada, o portão de acesso ao salão de beleza foi pichado com ofensas de cunho racista. Em meados de 2021, o salão já havia sido alvo de outras ofensas de mesma natureza, qual seja, racista.

 

Os ataques racistas vêm ocorrendo desde que as proprietárias do salão de beleza instalaram um outdoor em frente ao estabelecimento, no qual quatro mulheres são retratadas. A ideia era contemplar toda a diversidade e beleza feminina e, assim, uma das mulheres retratadas no mural era negra.

 

A Frente Parlamentar Antirracista vem a público manifestar todo o seu apoio às proprietárias do salão de beleza alvo dos ataques e ofensas racistas, bem como, e com ênfase, à mulher negra especificamente alvo dos insultos.

 

O princípio da dignidade da pessoa humana, comum de toda a Constituição Federal de 1988, norteia todo o arcabouço normativo brasileiro. Nesse ínterim, o artigo 3º da Carta Magna traz, em sua essência, como objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, “construir uma sociedade livre, justa e solidária” e promover o bem de todos, sem preconceito de raça.

 

Desse modo, qualquer ato de cunho racista, seja por qualquer meio, não pode ser admitido, e precisa ser noticiado à autoridade policial, a priori numa Delegacia de Polícia Civil. Também o Município de Araraquara possui uma rede de proteção e apoio a pessoas vítimas de ataques racistas.

 

Consciência e ação devem pautar os trabalhos desta Frente Parlamentar, que demarcará na Câmara de Araraquara um trabalho combativo, sem admitir nenhum retrocesso contra os direitos da população negra, com o objetivo de eliminar o racismo estrutural e institucional historicamente presente na sociedade.

 

A Frente Parlamentar Antirracista é composta pela vereadora Thainara Faria (PT) e os vereadores João Clemente (PSDB) e Guilherme Bianco (PCdoB). O documento é assinado também pela vereadora Fabi Virgílio (PT).


Publicado em: 07 de janeiro de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agora é Lei: projeto que cria oficialmente a Patrulha Maria da Penha tem aprovação na Câmara

12 de dezembro de 2025

O Projeto de Lei que cria oficialmente a Patrulha Maria da Penha em Araraquara foi aprovado pelos vereadores na Sessão Ordinária realizada na última terça-feira (09). A proposta é de autoria do Exe...



Comunicador Alceu Patrício é homenageado com Título de Cidadão Araraquarense

11 de dezembro de 2025

  Em Sessão Solene realizada na noite de quarta-feira (10), a Câmara Municipal entregou o Título de Cidadão Araraquarense ao comunicador Alceu Patrício de Almeida Santos.   A homenagem foi propo...



Concurso Daae

11 de dezembro de 2025

O prazo de inscrições para o concurso público do Departamento Autônomo de Água e Esgotos de Araraquara (Daae) começa na segunda-feira (15) e segue até 16 de janeiro de 2026. Ao todo, são 11 cargos,...



Santo Onofrezinho (21/12)

11 de dezembro de 2025

A tradicional Corrida de Santo Onofrezinho será realizada no domingo (21), às 9 horas, no Ginásio da Pista “Armando Garlippe”. O evento é destinado a crianças e jovens de 4 a 17 anos e contará com...



Vacinação gestantes (11/12)

11 de dezembro de 2025

A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...



Mulher Segura (11/12)

11 de dezembro de 2025

O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!