Notícias



Outubro Rosa é abordado na Tribuna Popular



427


A mastologista e ginecologista Renata Silva de Oliveira Viviane utilizou a Tribuna Popular da Câmara Municipal na Sessão Ordinária desta terça (18) para abordar do diagnóstico precoce do câncer de mama.

A médica falou da falsa ideia de que somente as mulheres enfrentam essa doença. “1% dos homens também é vítima dela”, afirmou.

O câncer de mama é o segundo tipo de tumor mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, excluindo-se o câncer de pele.

Estudos realizados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) comprovaram que são registrados anualmente mais de 57 mil casos de câncer de mama no Brasil.

Os números são alarmantes e a Dra. Renata alerta que é preciso conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce através da mamografia.

Com sua experiência na área, a médica, de forma didática, explicou que a mamografia não dói e com as tecnologias digitais o exame é fácil de ser executado e o diagnóstico é muito tranquilo. “Com o diagnóstico precoce a cura chega a 90%”, confirmou.

“O SUS preconiza que os exames devem ser feitos por pessoas com 50 anos e nós, mastologistas, preconizamos 40 anos. Quanto mais cedo fizermos o diagnóstico, mais chances de sucesso o tratamento terá”, cravou.

Lembrou que, como em 2002 um monumento em São Paulo ganhou uma iluminação rosa, a partir de hoje a Câmara Municipal de Araraquara também ficará iluminada dessa cor até o final do mês.

E o trabalho de conscientização vai continuar. Como programado para todas as unidades de saúde pública, no próximo sábado acontecerá uma ação no Posto de Saúde do Melhado para conscientizar os moradores daquela região da cidade.


Publicado em: 18 de outubro de 2016

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Críticas a encerramento do ensino integral de escolas e mobilização por reversão marcam Audiência Pública

19 de novembro de 2025

  A Audiência Pública a respeito do possível fechamento do ensino integral da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Gilda Rocha de Mello e Souza” e do Centro de Educação e Recreação (CER)...



Programa ‘Mulheres Guardiãs: Lideranças na Prevenção de Riscos’ é aprovado na Câmara

19 de novembro de 2025

Durante a Sessão Ordinária da última terça-feira (18), foi aprovado o projeto que institui em Araraquara o programa municipal “Mulheres Guardiãs: Lideranças na Prevenção de Riscos”, para fomentar a...



Agenda Cultural – 19/11

19 de novembro de 2025

Consciência Negra Na quinta-feira (20), Dia da Consciência Negra e dos Orixás, acontece a Marcha da Consciência Negra 2025, com o tema “Reparação e Justiça Social pelo Bem Viver do Povo Negro”. A...



Agenda Esportiva – 19/11

19 de novembro de 2025

Futebol feminino Pela final da Copa do Brasil Feminina, as Guerreiras Grenás enfrentam o Palmeiras na quinta-feira (20), às 15h30, na Fonte Luminosa, com transmissão da TV Globo, da NSports e do s...



USF do Parque das Laranjeiras necessita de reforma emergencial

19 de novembro de 2025

Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, os 18 vereadores da Câmara Municipal de Araraquara pedem reforma emergencial da Unidade de Saúde da Família “Dr. Wilson Antunes Pereira” – Parque...



Vereadores sugerem campanha municipal de conscientização sobre a ludopatia

19 de novembro de 2025

A ludopatia, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um transtorno mental e classificada no Código Internacional de Doenças (CID), apresenta mecanismos neurológicos semelhantes aos...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!