Notícias



Plebiscito por reforma política é defendido na Câmara

Representante de comitê municipal utiliza Tribuna Popular e recebe apoio de vereadores

812


Credenciada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas do Ramo Financeiro de Araraquara, Raiza Araújo de Paula utilizou a Tribuna Popular da Câmara Municipal, na sessão ordinária de terça-feira, 19 de agosto, para defender a realização de um plebiscito popular por uma Constituinte exclusiva soberana do sistema político.

Aluna do 4º ano de Economia da Unesp, Raiza é integrante do Comitê Plebiscito Constituinte e falou em nome de outras entidades integrantes do grupo. Ela anunciou a realização de um ato público em defesa do plebiscito no dia 22 ato de agosto. A votação ocorrerá entre os dias 1º e 7 de setembro com urnas colocadas em escolas, praças, igrejas, terminais de ônibus, sindicatos, no comércio e na Câmara Municipal.

Raiza relatou que os cerca de mil comitês municipais espalhados pelo Brasil querem o fim do financiamento privado para campanhas políticas, aprofundamento dos mecanismos de controle e maior participação popular, voto proporcional e em lista, e fim do Senado, entre outras reivindicações.

 

Propostas

De acordo com ela, o objetivo é frear a influência do poder econômico nas administrações. “Quem recebeu dinheiro fica comprometido com o financiador”, afirmou. O voto proporcional e em lista serviria para melhorar a representação dos Estados e equilibrar as bancadas.

Para Raiza, o fim do Senado poderia diminuir a burocracia e a demora na apreciação de projetos no Congresso. “Hoje, temos duas Câmaras, mas a representação é desproporcional e nos sentimos poucos representados”, frisou. “(O Congresso) É pouco democrático”.

A estudante salientou que a reforma política, a ser definida por uma Constituinte eleita exclusivamente para isso, “é uma necessidade, esse é o momento certo para um plebiscito”. Ela contou que mais de 300 movimentos sociais assinam a proposta. “É uma forma de pressão para que as instituições serem mais transparentes e democráticas”, observou.

 

Representação

Segundo Raiza, “atualmente, as pessoas não se sentem representadas, a política é feita de forma não democrática e não popular”. Ela defendeu mais representatividade para mulheres, negros, índios e jovens. “Hoje, a maioria dos congressistas é formada por homens brancos mais velhos; é importante que haja cotas e lista paritária alternada”, disse.

Raiza explicou que os comitês surgiram a partir das manifestações ocorridas em meados do ano passado. “O plebiscito é uma reivindicação da sociedade civil e de diversas entidades; é uma forma de consulta popular para decidir questões importantes. Depois das manifestações, a presidente Dilma se comprometeu com a reforma política, mas os congressistas não gostaram porque são beneficiados pela forma como o sistema funciona hoje”, criticou.

Por fim, Raiza convidou os vereadores e a população para participar de reuniões todas as quartas-feiras, às 19 horas, no Sindicato dos Bancários. “É muito importante que todos participem e votem para pressionarmos por uma reforma política abrangente e democrática. A vontade de mudanças não acabou”, concluiu.

A realização do plebiscito em favor da reforma política recebeu apoio dos vereadores Gabriela Palombo (PT), Elias Chediek (PMDB) e Edna Martins (PV) que falaram em nome das bancadas que lideram na Câmara Municipal.


Publicado em: 20 de agosto de 2014

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova regras para votação de créditos da Prefeitura

23 de junho de 2026

    Na 68ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (23), o Plenário aprovou cinco projetos e seis Requerimentos. Os parlamentares também debateram temas apresentados em duas participações p...



Leitura Dramática

23 de junho de 2026

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundart promovem, dentro da programação da 38ª Semana Luís Antônio Martinez Corrêa, a leitura dramática “Banquete”, de Jezz (Jéssica Ferreira), na sexta-feira,...



Cinema Italiano (23/06)

23 de junho de 2026

O Teatro do Sesi Araraquara recebe, na quarta-feira (24), às 19h, a exibição gratuita do filme “Meu Verão na Sicília”, dentro da programação da Mostra de Cinema Italiano Contemporâneo, promovida pe...



Documento pede informações sobre contratação de empresa para construção de sepulturas no Cemitério dos Britos

23 de junho de 2026

A construção de sepulturas no Cemitério dos Britos é o tema do Requerimento nº 1357/2026, encaminhado à Prefeitura de Araraquara pelos vereadores Fabi Virgílio (PT), Alcindo Sabino (PT), Filipa Bru...



Documento sugere mais prazo para cobrança administrativa antes de execução fiscal

23 de junho de 2026

Uma Indicação apresentada pelo vereador Aluisio Boi (MDB) propõe mudanças no Projeto de Lei nº 219/2026 para evitar que dívidas de pequeno valor sejam encaminhadas imediatamente à Justiça. De acord...



Projeto de Lei aprovado homenageia personalidades negras com nomes de ruas em Araraquara

23 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Araraquara aprovou, durante a 67ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 197/2026, que denomina seis vias públicas do Residencial Alamedas III com nomes de personalidades negra...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!