Notícias



Prefeitura afirma que 'Operação Saturação' não envolveu uso de força ou ações coercitivas

Abordagem foi tema de Requerimento de autoria da vereadora Filipa Brunelli (PT)

Publicado por: Foto: Reprodução EP FM

659


A “Operação Saturação”, realizada na Praça Santa Cruz, no dia 28 de maio, motivou o Requerimento nº 902/2025, enviado à Prefeitura pela vereadora Filipa Brunelli (PT). Segundo resposta da Secretaria Municipal dos Assuntos de Segurança e Mobilidade Urbana, o objetivo da operação foi “prevenir delitos, orientar moradores em situação de rua e promover a proteção e a sensação de segurança a todos”.

 

“Este requerimento busca justamente esclarecer os critérios, os custos e os responsáveis por uma operação que causou preocupação pública”, explicou a parlamentar.

 

Comandada pelo subsecretário de segurança, Sargento Gilson Bessegato, e supervisionada pelo secretário da pasta, Adalberto José Ferreira, a ação foi realizada pela Guarda Civil Municipal (GCM), com apoio de dois policiais militares e um cão policial.

 

De acordo com a Secretaria, o planejamento do procedimento foi feito a partir de reuniões entre diferentes setores da Prefeitura, solicitações de pessoas da comunidade e ocorrências envolvendo tráfico de drogas, furtos, agressões e tentativas de homicídio.

 

Saturação

O nome da operação “refere-se a ações com emprego de forças de segurança, com o objetivo de intensificar o policiamento em uma determinada área”, explica o documento. “A ‘saturação’ implica exatamente ‘saturar’ a área com agentes, promovendo um policiamento mais ostensivo e preventivo, visando coibir ocorrências de crimes”, complementa a Secretaria.

 

Segundo a resposta ao Requerimento, a operação seguiu o protocolo da GCM. Os guardas entrevistaram e revistaram 14 pessoas, na busca por armas ou entorpecentes, além de terem consultado documentos e possíveis mandados de prisão em aberto.

 

A Prefeitura afirma que “não houve necessidade do emprego de força ou condução coercitiva”. Também “não foram realizados encaminhamentos por não ter sido detectado nenhum mandado de prisão em aberto”. “As pessoas abordadas não aceitaram acionamento social ou da saúde e seguiram com seus pertences”, complementa o documento.

 

“A atuação do poder público junto à população em situação de rua precisa ser pautada por políticas intersetoriais de acolhimento, saúde e cidadania, e não por ações que reforcem o estigma e a criminalização da pobreza”, pontua Filipa.

 

“Seguiremos fiscalizando para garantir que os direitos dessa população vulnerável sejam respeitados e que as ações do Executivo estejam em consonância com os princípios constitucionais e com as diretrizes da política de assistência social, complementa.


Publicado em: 12 de agosto de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documento propõe a ampliação do uso de painéis publicitários em vias públicas

14 de novembro de 2025

Com o objetivo de aumentar arrecadação sem elevar impostos no município, o vereador Coronel Prado (Novo) solicita à Prefeitura, por meio da Indicação nº 5170/2025, a ampliação do uso de painéis pub...



Documento pede regularização de abastecimento de medicamento na rede municipal de saúde

14 de novembro de 2025

Em Indicação encaminhada à Prefeitura, o vereador Marcelinho (Progressistas) pede providências urgentes para a regularização do abastecimento do medicamento Flavonid 450/50 mg (diosmina 450 mg + he...



Falta de iluminação impede uso de área de lazer no Selmi Dei

14 de novembro de 2025

Problemas na iluminação e na manutenção dos postes instalados na Área de Lazer “Olivério Bazzani Filho” motivaram o vereador Paulo Landim (PT) a enviar ao Executivo uma Indicação sugerindo reparos...



Documento pede informações sobre taxas aplicadas pela Vigilância Sanitária

14 de novembro de 2025

Em Requerimento enviado recentemente à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações sobre as taxas de poder de polícia sanitária aplicadas pela Vigilância Sanitária.   No docum...



Agenda Cultural – 14/11/2025

14 de novembro de 2025

Música A banda araraquarense “Blues da Lata” apresenta um repertório que vai desde os grandes nomes do blues, como B.B. King, às releituras de clássicos da música popular brasileira. Nesta sexta-f...



Agenda Esportiva – 14/11/2025

14 de novembro de 2025

Futebol de base Pelo segundo jogo das semifinais do Campeonato Paulista Sub-15, a Ferroviária enfrenta o Palmeiras na Arena Barueri no sábado (15), às 10 horas. Na primeira partida, na Fonte Lumin...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!