Notícias



Prefeitura reconhece possibilidade de parceria com empresários para pavimentação de via

Vereador Rafael de Angeli (Republicanos) havia consultado legalidade do procedimento

74


Em visita de fiscalização à Avenida Salvador Sedenho, no bairro Vila Sedenho, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), verificou que a falta de pavimentação adequada compromete a mobilidade e a segurança dos motoristas e pedestres que circulam pela região, além de impactar diretamente as empresas instaladas na via. Por isso, o parlamentar enviou o Requerimento nº 814/2025 à Prefeitura, solicitando informações sobre a possibilidade de parceria entre as empresas locais e o Município para a pavimentação da avenida, por sugestão dos próprios empresários, os quais estão dispostos a contribuir financeiramente para a realização do serviço.

 

Em resposta, foi informado que, apesar de o serviço ser obrigação do Município, é possível a colaboração de particulares com o Executivo para a realização de tais obras, pois não há proibição legal. “É importante salientar, contudo, que a eventual execução de uma obra pública por um particular, mesmo que por ele custeada, não exime o Poder Público de suas responsabilidades inerentes”, frisa o prefeito Dr. Lapena (PL).

 

Entre as obrigações da Prefeitura, o gestor afirma que estão inclusas a análise e aprovação prévia dos projetos, a verificação da conformidade com as normas técnicas aplicáveis, bem como a fiscalização efetiva de todas as etapas da execução da obra, atestando a qualidade dos materiais empregados e dos serviços realizados.

 

O prefeito destaca também que, para garantir a necessária segurança jurídica tanto para a Administração Pública quanto para os particulares colaboradores, “é imprescindível que, caso o Município deseje implementar programas de parceria com a iniciativa privada para a realização de obras viárias, haja uma regulamentação específica por meio de Lei Municipal ou Decreto”. No documento, Lapena pontua ainda, como exemplo, algumas legislações de outras cidades, como de Blumenau (SC), São Paulo (SP) e Caxias do Sul (RS).

 

Previsão de asfalto na Avenida Salvador Sedenho

Em relação à previsão de pavimentação da Avenida Salvador Sedenho por parte do Poder Público, foi informado que o Executivo reconhece a importância da pavimentação da referida via. “Contudo, não é possível, neste momento, realizar o asfaltamento de forma imediata, uma vez que não há dotação orçamentária específica destinada para tal intervenção”.

 

Entretanto, o prefeito afirma que a Avenida Salvador Sedenho será incluída no cronograma de serviços de manutenção, com ações de nivelamento e limpeza, com o objetivo de minimizar os transtornos enfrentados pelos motoristas, moradores e empresas da região enquanto não é possível realizar a obra definitiva.       

 

“Ademais, a partir do parecer da Procuradoria Geral do Município, a Administração realizará os devidos estudos técnicos e administrativos para buscar alternativas que possibilitem a execução da pavimentação, inclusive por meio da captação de recursos externos, como emendas parlamentares”, conclui Lapena.

 

Para o vereador, parcerias com o setor privado, quando feitas com transparência e respaldo legal, são válidas para destravar demandas urgentes como essa. “A situação da Avenida Salvador Sedenho impacta diretamente o desenvolvimento da região e não pode continuar sendo ignorada. Vamos seguir acompanhando, cobrando e buscando soluções, inclusive por meio de emendas parlamentares e da regulamentação de instrumentos legais que permitam a colaboração de empresários dispostos a ajudar nossa cidade a avançar.”


Publicado em: 28 de julho de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Novo formato de consulta popular é apresentado em audiência prévia do Plano Plurianual

28 de julho de 2025

A elaboração da próxima edição do Plano Plurianual (PPA), que estará em vigor no período de 2026 a 2029, foi tema de Audiência Pública realizada na Câmara na sexta-feira (25). O evento marcou o lan...



Documento pede informações sobre novo empreendimento próximo à ponte da Avenida Bandeirantes

28 de julho de 2025

Em Requerimento enviado recentemente à Prefeitura, a vereadora Fabi Virgílio (PT) pede informações sobre a ponte de acesso que liga a Avenida Bandeirantes, no Santana, ao Jardim Universal e Parque...



Cursinho Popular (28/07)

28 de julho de 2025

O Cursinho Popular Caburé, parceria da subsecretaria de Políticas Étnico-Raciais, Quilombo Rosa e subsecretaria do Trabalho e da Economia Criativa, está com inscrições abertas para uma nova turma p...



Circuito Cultural (01/08)

28 de julho de 2025

O Circuito Cultural de Férias - programa com oficinas artísticas realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundart - segue com atividades gratuitas até o dia 1º de agosto. As oficinas oferec...



Represa interditada

28 de julho de 2025

A Prefeitura informa que a represa do Parque Municipal do Pinheirinho foi interditada nesta segunda-feira (28). Após análises, foi constatado que a água está imprópria para recreação de contato pri...



Manutenção de paralelepípedos é solicitada para diversas vias do município

28 de julho de 2025

Em Indicação enviada à Prefeitura, o vereador Paulo Landim (PT) solicita a manutenção de paralelepípedos da cidade.   No documento, o parlamentar lista os locais que precisam de mais atenção: rua...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!