Notícias



Prefeitura responde a requerimento sobre gestão de recursos hídricos

Vereadora Fabi Virgílio (PT) havia solicitado informações sobre córregos, rios e mananciais de Araraquara

Publicado por: Foto: Prefeitura de Araraquara

690


A Prefeitura de Araraquara respondeu ao Requerimento nº 1309/2025, de autoria da vereadora Fabi Virgílio (PT), que questionava a existência de estudos e relatórios sobre os recursos hídricos do município, as medidas adotadas para conter a degradação e o mapeamento das áreas degradadas.

 

Segundo o Executivo, a principal referência cartográfica e ambiental atual é o “Atlas das Bacias Hidrográficas do Município de Araraquara”, versão de 2022, elaborado em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e outras instituições. O documento, que pode ser consultado aqui, reúne mapas de bacias hidrográficas, corpos d’água, nascentes e informações ambientais.

 

Outros quatro documentos também foram destacados: 

  • Plano Diretor de Água do Município de Araraquara (julho/2022);
  • Plano de Segurança da Água do Município de Araraquara (julho/2022);
  • Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) (dezembro/2023);
  • Estudos e Diagnóstico de Disponibilidade Hídrica Quantitativa e Qualitativa da Bacia do Ribeirão das Cruzes (dezembro/2018).

 

De acordo com a resposta, as principais fontes de degradação identificadas são o lançamento inadequado de águas pluviais e residuais, o assoreamento por áreas de solo exposto, a ocupação urbana, a impermeabilização do solo, o descarte irregular de resíduos e as queimadas criminosas.

 

Para enfrentamento da situação, prossegue a Prefeitura, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) realizam ações como monitoramento da qualidade da água, cercamento e recomposição da vegetação, fiscalização ambiental, aplicação de multas, exigência de compensações ambientais, recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e incentivo a práticas de manejo sustentável.

 

A Prefeitura também informa que há mapeamento constante das áreas degradadas, disponível no “Atlas das Bacias Hidrográficas” e nos documentos oficiais. Essas ações são complementadas por programas de coleta de resíduos, combate a queimadas, drenagem e combate à erosão, em consonância com a Lei Municipal nº 10.380/2021, que institui o Plano Municipal de Controle da Erosão Hídrica.

 

O Executivo destaca ainda que as diretrizes de uso e ocupação do solo podem ser revistas nas próximas atualizações do Plano Diretor, de forma a reforçar a proteção dos recursos hídricos e das áreas de recarga de aquíferos.


Publicado em: 10 de setembro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Comunicador Alceu Patrício é homenageado com Título de Cidadão Araraquarense

11 de dezembro de 2025

  Em Sessão Solene realizada na noite de quarta-feira (10), a Câmara Municipal entregou o Título de Cidadão Araraquarense ao comunicador Alceu Patrício de Almeida Santos.   A homenagem foi propo...



Concurso Daae

11 de dezembro de 2025

O prazo de inscrições para o concurso público do Departamento Autônomo de Água e Esgotos de Araraquara (Daae) começa na segunda-feira (15) e segue até 16 de janeiro de 2026. Ao todo, são 11 cargos,...



Santo Onofrezinho (21/12)

11 de dezembro de 2025

A tradicional Corrida de Santo Onofrezinho será realizada no domingo (21), às 9 horas, no Ginásio da Pista “Armando Garlippe”. O evento é destinado a crianças e jovens de 4 a 17 anos e contará com...



Vacinação gestantes (11/12)

11 de dezembro de 2025

A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...



Mulher Segura (11/12)

11 de dezembro de 2025

O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...



Araraquara implantou 1,2 mil rampas de acessibilidade nos últimos 7 anos

10 de dezembro de 2025

No final de novembro, o vereador João Clemente (Progressistas) encaminhou um Requerimento à Prefeitura, pedindo informações sobre construção e manutenção de rampas de acessibilidade nas calçadas da...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!