499
Na tarde de segunda-feira (26), a vereadora Thainara Faria (PT) reuniu-se com a deputada estadual Márcia Lia (PT) e um grupo de estudantes de várias unidades da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) de Araraquara. O objetivo da reunião foi estabelecer uma pauta a ser discutida com o reitor da universidade, Sandro Roberto Valentini, em reunião marcada para o dia 11 de setembro em São Paulo (SP). “Estamos acompanhando há bastante tempo a situação da Unesp, principalmente no tocante ao Restaurante Universitário (RU) e à permanência estudantil. É uma questão de fundamental importância para garantir o ensino público de qualidade aos alunos de baixa renda que acessam a universidade”, entende Thainara.
A reabertura do RU, fechado há cinco anos, é uma das questões que mais preocupam os estudantes. “Temos notícias de jovens passando o dia comendo bolachas ou dividindo sanduíches com colegas. A localização do campus complica a situação, porque é isolado, não há restaurantes nas proximidades”, explica Márcia. “E os preços da cantina são absurdamente altos”, completa o estudante de Economia Hugo Márcio Andrade. De acordo com ele, a Faculdade de Ciências e Letras (FCL) destinou um recurso de R$ 1 milhão para a compra de equipamentos para o restaurante. “Porém, não é o suficiente para concluir a compra de todo o necessário, e as outras unidades não estão dispostas a aportar recursos para a complementação”, ressalva. Márcia acenou a possibilidade de buscar uma emenda parlamentar para resolver a questão.
Outro tópico que será levado ao reitor é a reforma da moradia estudantil. “É uma promessa antiga da Reitoria que vamos cobrar”, afirma Márcia, em referência a um encontro anterior, ocorrido há quase dois anos, depois que uma estudante moradora do alojamento foi agredida durante um roubo na casa. “O reitor ficou muito sensibilizado com a situação e comprometeu-se a reformar e aumentar o nível de segurança no alojamento”, recorda a deputada. Porém, de acordo com os estudantes, ainda não houve nenhum reparo na moradia, que, além de problemas de segurança, apresenta questões estruturais, como goteiras.
E a ciência, como fica?
A questão dos recentes cortes de financiamentos para ciências, pesquisas e bolsas de estudo para extensão universitária aflige intensamente os estudantes, que relataram já estarem sentindo seus efeitos no cotidiano de estudos. De acordo com eles, há laboratórios sem monitores, classes superlotadas, falta de materiais e professores, entre outros problemas.
Nesse sentido, outro ponto que será discutido com o reitor da Unesp são as eventuais mobilizações e ações que a universidade planeja adotar, em conjunto com as outras universidades públicas, a fim de pressionar os governos estadual e federal para sanarem as carências e voltarem a investir no ensino superior.
Ao final da reunião, formou-se a comissão que participará da reunião em São Paulo. Ela será composta por Thainara Faria, Márcia Lia, Luciane Lima (representando a Congregação da Universidade), Hugo Márcio Andrade (pela FCL), Fernanda Zani (Faculdade de Farmácia), Leandro Roberto Estevan (Instituto de Química) e um representante da moradia, a confirmar.
Para Thainara, “essa reunião com a reitoria da Unesp será muito importante para resolvermos o que está sendo reivindicado pelos estudantes há anos. O nosso mandato permanecerá junto com os universitários na cobrança de compromisso com as pautas apresentadas”.
Confira as fotos aqui.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
De autoria do vereador Marcelinho (Progressistas), as Indicações nº 5642 e 5644/2025 solicitam que a Prefeitura realize a capinação e melhorias na iluminação pública do Parque do Botânico. De a...
No início deste mês, o vereador Alcindo Sabino (PT) requisitou à Prefeitura, por meio do Requerimento nº 2160/2025, informações detalhadas sobre o funcionamento da Casa de Acolhida, equipamento vin...
Em Indicação, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), sugere à Prefeitura a elaboração de um projeto de lei que possibilite converter o pagamento de multas de tr...
A realização de ações para preservação da mata localizada no entorno da Escola Municipal de Educação Fundamental (Emef) “Professor Waldemar Saffioti”, no Jardim Cruzeiro do Sul, foi solicitada à Pr...
Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, o vereador Marcelinho (Progressistas) pede melhorias nas áreas externa e interna do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) localizado...
A gestão e utilização dos recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente em 2025 é tema do Requerimento nº 2244/2025, enviado pelo vereador Alcindo Sabino (PT) à Prefeitura. No documento, o parla...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.